Descubra quais são os principais benefícios da batata doce!

Compartilhe
batata-doce
Descubra quais são os principais benefícios da batata doce!

Uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em 2007 aponta que são produzidos em torno de 78 mil hectares de terra de batata doce no Brasil. Além disso, ela é produzida em 111 países ao redor do mundo, sendo que a maior produção de batata doce vem da Ásia. Os principais benefícios da batata doce são auxiliar no ganho de massa magra vêm se popularizando cada vez mais ao longo dos anos, e ainda são ricos em fibras.

Benefícios da batata doce

Fonte de Nutrientes

A batata doce é composta por muitos nutrientes. Veja abaixo alguns deles e seus benefícios:

  • Potássio – o potássio auxilia na prevenção contra a fraqueza muscular e cãibras, regula a pressão arterial, e ajuda no equilíbrio dos músculos;
  • Vitamina A – serve como antioxidante para o organismo, combatendo a hipertensão, Alzheimer e Parkinson;
  • Vitamina C – esse nutriente serve para proteger e melhorar nosso sistema imunológico, e controla o nível de glicose no sangue;
  • Magnésio – ele ajuda a controlar o ácido do estômago, assim ajudando na digestão, e previne a hipertensão.

Além desses benefícios, a batata doce pode oferecer outros benefícios, como:

Auxilia no emagrecimento

Por ter carboidratos, muitas pessoas pensam que a batata doce pode ser uma vilã para quem deseja emagrecer. Mas isso não é verdade, os carboidratos são divididos em grupos e isso determina a velocidade que o seu organismo levará para absorver, e qual será sua utilização. A batata doce por exemplo, é um carboidrato utilizado na ajuda da perda de peso. O índice glicêmico no tubérculo é baixo, por isso os carboidratos são liberados lentamente na corrente sanguínea. Isso da a sensação que está saciado por mais tempo, dessa forma você come menos durante uma refeição e outra.

Ganho de massa muscular

Quando é consumida junto da prática regular de exercícios físicos, a batata doce pode auxiliar no ganho de massa muscular. Devido ao índice glicêmico baixo nesse tubérculo, a glicose é liberada mais lentamente no organismo, o que serve como fonte de energia durante o treino. Por isso é recomendado que seja consumida antes de cada treino.

Batata doce é anti-inflamatória?

Em algumas moléculas das folhas de batata doce, foram encontradas alguns elementos anti-inflamatórios. Mas, infelizmente, sua ação é baixa. As moléculas ainda estão em exames laboratoriais para usos fármacos.

Diminuição do colesterol

Pela batata doce ser um alimento rico em fibra solúvel, quando digerida, essas fibras se unem ás gorduras, e aos açúcares, o que faz que eles sejam eliminados através das fezes. Esse processo ajuda a melhorar as taxas de colesterol no organismo.

Como consumir a batata doce?

Para não perder os principais benefícios da batata doce, é recomendado que seja consumida cozida, pois seus índices glicêmicos são menores, do que quando ela é assada, mas mesmo assim, não pode deixar de ser consumida dessa forma. Evite fritá-la pois quando é ingerida dessa forma, ela tem mais gorduras e calorias, o que prejudica seu organismo. Por isso deixamos algumas receitas, confira abaixo:

Chips de batata doce

Ingredientes

  • 2 unidades de batata doce;
  • Sal;
  • Pimenta;
  • Azeite.

Modo de preparo

É importante que as batatas entejam cortadas em fatias finas com a ajuda de um cortador de legumes. Use um refratário para misturar as batatas com o sal, a pimenta e o azeite. Espalhe-as em uma forma, e leve ao forno á 180 °C, por cerca de 30 minutos, ou até dourar.

Doce de batata doce

Ingredientes

  • ½ kg de batata doce;
  • 4 colheres de adoçante em pó;
  • ½ xícara de coco ralado;
  • 2 colheres de azeite de oliva;
  • 1 xícara e ½ de leite desnatado.

Modo de preparo

Cozinhe as batatas em uma panela, o ideal que as batatas estejam descascadas até ficar em um ponto que estejam macias. Esprema as batatas e junte com o adoçante, o coco, o azeite e o leite. Cozinhe em fogo médio, mexendo algumas vezes para não grudar na panela, até ferver. Depois abaixe o fogo, e espere até ficar no ponto de enrolar. Retire do fogo e está pronto para enrolar. Caso prefira, pode ser servido com cravo-da-índia.

batata-doce-avermelhada
A batata doce pode aparecer em três tipos diferentes, roxa, avermelhada e branca!

Brigadeiro Light

Ingredientes

  • 1 xícara de leite de amêndoas;
  • 1 colher de farinha de arroz;
  • 1 xícara de batata doce cozida e amassada;
  • 4 colheres de chocolate 70% cacau (ou outro de sua preferência).

Modo de preparo

Preferivelmente o leite, a farinha e o chocolate devem ser misturados antes de irem ao fogo. Quando chegar em uma consistência homogênea, junte a batata doce e leve ao fogo. Mexa até desgrudar da panela, ou chegar em ponto de brigadeiro. Leve a geladeira por uma hora. Se preferir, enrole e passe granulado.

Além dessas receitas a batata doce pode ser consumida acompanhada de saladas verdes e proteínas, como frango, essas são as formas mais conhecidas.

reposicao-hormonal

O que achou dos benefícios da batata doce? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui