Por que tomar leite?

Compartilhe
Por que tomar leite
Por que tomar leite? Você já se questionou? Descubra os motivos aqui no blog Saudável e Feliz.

Você já se fez a pergunta: por que tomar leite? É sabido que, do nascimento até o término da primeira infância essa bebida embranquecida, provida das fêmeas é fundamental. Que ele é de suma importância para garantir a vida da cria a gente concorda, todavia, será que ele é realmente importante após esse período?

Nós somos a única espécie, que continua tomando leite na fase adulta, mesmo quando poderíamos obter os nutrientes ofertados por ele, por intermédio de outros alimentos. Com isso, seria mesmo necessário continuarmos com esse hábito? São muitas perguntas, não é mesmo?! Para entendermos o motivo pelo qual ingerimos o leite, precisamos compreender o que ele é!

O que é o leite?

A bióloga Giorgia consegue ser bem direta facilitando a nossa compreensão e respondendo o nosso questionamento, veja:

“O leite é uma bebida secretada pelos mamíferos, é de cor esbranquiçada e possui a função de nutrir descentes desses animais. É produzido por células secretoras das glândulas mamárias e tem também ação imunológica para a prole, protegendo-os de micro-organismos, inflamações e toxinas.”

 -Giorgia Lay-Ang, Bióloga.

Elucidativo, não é?! Agora que sabemos o que é esse líquido branco, assim como, a importância dele para a prole, seguimos com as nossas dúvidas.

As vitaminas e minerais encontrados no leite dos animais

por-que-tomar-leite
As vitaminas e minerais do leite dos animais que mais consumimos no nosso cotidiano.

O que faz o leite ser tão importante?

Para você ter uma pequena noção do quão rico é essa bebida, separamos alguns dos seus principais benefícios para a saúde. E deixamos a sugestão de continuar a sua pesquisa aqui no blog Saudável e Feliz para conhecer tantas outras benfeitorias que o leite pode propagar internamente, bem como, para a pele, unha e cabelo.

Força para os ossos

O leite oferta em grande quantidade o cálcio, fundamental na primeira infância para estruturar os ossos e os dentes dos pequenos. Na segunda infância, na adolescência, chegando até na fase jovem-adulta, as pessoas devem continuar a sua ingestão. Isso porque, os ossos crescem acompanhando o desenvolvimento corporal, e, com isso, é de suma importância manter a reserva do mineral.

Após a etapa jovem-adulta, inicia-se um declínio, uma perda natural de cálcio, portanto, necessitamos repor essa reserva. Quando ficamos carentes desse material os nossos organismos podem sofrer de algumas doenças, por exemplo, a osteoporose. Portanto, já temos um bom motivo para responder a pergunta: por que tomar leite?

Você sabia?

É recomendável que uma pessoa na fase adulta consuma diariamente, em torno de mil miligramas de cálcio, e pasme! Um copo de leite já consegue suprir 25% dessa meta. Mas não se alegre! Um estudo constatou que nós brasileiros ingerimos em média apenas 400 miligramas do mineral. Portanto, se faz necessário obter por intermédio de outros alimentos ou através de suplementos.

vita-calcio

Ajuda a amenizar as cólicas

Algumas mulheres são acometidas pelas fortes cólicas menstruais, e o leite pode colaborar com o relaxamento dos músculos da região abdominal, com isso, a dor é amenizada.

Rico em vitaminas D, B1, B2, e A

O leite pode ser um ótimo aliado seu, ajudando você a repor a dispensa das vitaminas D, B1, B2, e A do seu organismo.

“A ingestão do leite é muito importante para a saúde, pois contém proteína de alta qualidade que auxilia na construção dos tecidos, auxiliando na preservação dos músculos, cabelos, unhas e etc. Possui vitaminas com A, B e D, que protegem os olhos, fornecem energia e otimizam a concentração, além de combater a anemia e fortalecer os ossos. Seus minerais favorecem o processo de cicatrização e melhoram o sistema imunológico. Outros benefícios também são verificados, como prevenir doenças neurológicas.”

-Giorgia Lay-Ang, Bióloga.

Faz bem para o coração!

O “néctar de breu branco” colabora com a regulação dos batimentos cardíacos e impede a coagulação do sangue proporcionando aos músculos e as artérias do coração proteção. Portanto, ele é ótimo para quem tem pressão alta, acidente vascular cerebral e doenças cardíacas de um modo geral. É ou não é, um ponto positivo para tomarmos a bebida e colocarmos um ponto final na pergunta que gerou a matéria: por que tomar leite?

Você sabia?

Se você é fã da dupla café com leite, e está a fim de adquirir cálcio através dessa mistura, saiba que você está agindo completamente errado! Isso porque, a cafeina tem ferro que dificulta a absorção do cálcio, portanto, apenas pare!

Auxilia no controle do diabetes

O leite é um eficiente estabilizador da taxa de açúcar no sangue sendo um ótimo reforço na prevenção do diabetes, bem como, ajudar no tratamento.

Ajuda quem não consegue dormir

Tomar um copo de leite morno a noite é como um bálsamo para o corpo, quem nunca recorreu ao auxílio da bebida para apagar as luzes do organismo? Isso ocorre, pois ele é rico em triptofano. Não esqueça de incluir o leite na lista dos alimentos para quem dorme pouco ou tem insônia.

Por que tomar leite?

Acreditamos que os argumentos apresentados acima foram suficientes para responder a indagação. Entretanto, existem aquelas pessoas que são intolerantes ao leite.Sim, elas existem! Você sabe o motivo? Algumas pessoas não conseguem absorver a lactose (açúcar do leite), com isso, o intestino começa a resmungar as suas queixas através de: náuseas, gases, diarreia e cólicas, sinalizando que é melhor parar o consumo. Mas, não fique triste! Existem leites sem lactose para você.

Partiu tomar um copo de leite? Gostou da matéria? Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui