Porque sentimos mais dores de cabeça durante o Verão?

Compartilhe
dores-de-cabeca
No verão, as dores de cabeça podem aparecer com mais frequência. Fique tranquila isso é normal e pode estar ligado a diversos fatores.

Já percebeu que no verão as dores de cabeça se intensificam? Fique tranquila isso é normal e pode estar ligado a diversos fatores, como exposição ao sol e sensação de calor em excesso, viagens prolongadas, alimentação inadequada ou exagero no consumo de bebida alcoólica.

Entretanto, além dos fatores citados a cima, essas tais dores de cabeça que tanto incomodam o dia a dia do brasileiro podem estar ligadas à umidade e poluição do ar das grandes cidades.

Outra explicação simples para o surgimento da dor pode ser a desidratação do corpo, o que desequilibra o sódio e o potássio das células causando distúrbio no metabolismo aumentando as famosas cefaleias.

Dados da SBC (Sociedade Brasileira de Cefaleia)

Dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC) mostram que as dores de cabeça atingem 93% dos homens e 99% das mulheres por mês. No caso das mulheres esse número tão expressivo pode ser devido a fase do ciclo menstrual.

A dor de cabeça na TPM ocorre, pois o estrógeno está com os níveis baixos ocasionando a enxaqueca catamenial. Veja a seguir o que a jornalista Thamires Tancredi fala sobre o correlação entre verão e TPM:

“O estrógeno  tem a finalidade de controlar os níveis cerebrais de serotonina, o hormônio do bem-estar. A partir do momento que o estrógeno cai, os níveis de serotonina diminuem. A redução desse hormônio causa o aumento de uma substância no organismo que provoca a vasodilatação, uma das responsáveis pelas causas da enxaqueca.”

-Thamires Tancredi, jornalista.

Vale ressaltar, que no verão as dores de cabeça na TPM podem ser mais intensas, devido a exposição ao sol e as altas temperaturas que resultam no aumento do desconforto corporal e na elação sintomática da tensão pré-menstrual. Portanto, evite o contato direto com os raios do sol nos dias em antecedem a menstruação, caso você seja sofra com as dores de cabeça.

A falta (ou excesso) de apetite no verão e as dores de cabeça

Comer demais ou passar muito tempo em jejum pode desencadear a dor, pois altera os níveis de açúcar no sangue. Modificação na rotina do sono também pode ser um motivo, por isso é comum que quando o horário mude para o horário de verão, as pessoas costumam se sentir mais indispostas e com cefaleia.

tpm-sem-limites

No verão, se possível consuma alimentos mais leves e ricos em fibras, pois colaboram na redução da fome, bem como, são mais fáceis de serem metabolizados. Aumente em seu prato a quantidade de salada, bem como, não se esqueça de comer abacaxi, melancia e banana, pois essas frutas ajudam a amenizar as dores de cabeça.

Outros cuidados básicos

Portanto é importante que se mantenha uma rotina de descanso com pelo menos 6 horas de sono diárias, sempre se hidratando, consumindo de 2 a 3 litros de água por dia. Use óculos escuros, bonés e chapéus e mantenha refeições regulares e saudáveis contendo alimentos leves.

Essas são ótimas dicas para evitar as dores principalmente durante a estação mais quente do ano. Os exercícios físicos também ajudam a controlar a tensão, pressão arterial ou problemas gástricos.

Estando na TPM ou não, jamais se esqueça de tomar as medidas necessárias para passar a estação mais quente e ensolarada do ano de bem com a vida, e, sem dores de cabeça. Gostou? Então deixe o seu comentário participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email