5 dicas para melhorar a concentração durante a menopausa

Compartilhe
melhorar-a-concentracao

Um problema que é mais associado à idade do que a menopausa é a perda de concentração com o avanço da idade. Fato é que este problema é uma combinação destes dois fatores e pode acabar prejudicando tanto a sua vida profissional quanto pessoal. Afinal, é bastante desconfortável não conseguir realizar suas atividades diárias como antes – como terminar uma tarefa do trabalho rapidamente – não esquecer uma comida no fogão e se pegar completamente distraída no meio de uma conversa, não é mesmo?

Se você não quer sofrer essas consequências naturais dessa fase da sua vida, confira então cinco dicas para melhorar a concentração e amenizar este problema!

Faça atividades físicas

como-melhorar-a-concentracao
As atividades físicas podem colaborar com a qualidade da concentração.

Pode parecer que é papo de médico ou nutricionista, mas realizar atividades físicas é essencial para manter não só o equilíbrio do corpo, mas da mente também. Além de determinadas atividades físicas exigirem controle mental (como musculação, jump, spinning, pilates e yoga), fazer exercícios traz sensações de satisfação e prazer para o organismo, já que uma pessoa estressada tende a se desconcentrar mais.

Além disso, as atividades físicas te ajudam a dormir melhor – outro fator importante para melhorar a concentração. Os efeitos de uma caminhada no cérebro são equivalentes a de fármacos especializados para manutenção da concentração – e isso sem agredir seu organismo com substâncias pesadas. Abolir o sedentarismo irá melhorar a sua concentração! Pratique atividades físicas regularmente!

Diminua o uso de substâncias que afetam a atividade do cérebro

Cigarro, álcool, cafeína e açúcares em excesso são substâncias que trazem alterações cerebrais a curto e longo prazo que podem afetar a sua concentração. Aqui também entram na lista os remédios controlados, os ansiolíticos e outros que podem afetar a sua memória e concentração.

Experimente diminuir ou cortar essas substâncias da sua rotina e veja como você vai aumentar significativamente a concentração durante a menopausa.

Exercite seu cérebro

Tal como o corpo, o cérebro precisa ser estimulado constantemente para manter-se afiado. Quanto mais você o mantiver ativo, mais ele continuará assim sem maior esforço. Atividades como leitura, palavras-cruzadas, jogos de lógica, sudoku, escrever um diário, entre diversas outras irão contribuir para que seu cérebro continue na ativa e se mantenha sempre concentrado. Lembre-se de dedicar um tempo para isso sem interferências externas. Você verá como irá melhorar a sua concentração.

Hobbies também são bem interessantes para exercitar o cérebro, como fotografar, pintar, fazer jardinagem, bordar, massagens, correr, pedalar, viajar. Além de ajudarem a manter seu cérebro ativo, eles aumentam a sensação de prazer e felicidade no corpo – o que ajuda a diminuir o estresse e, portanto, auxiliam a aumentar a concentração. veja a seguir três exercícios para diminuir a atividade mental.

Exercício do céu

“Com os olhos fechados devemos imaginar um céu azul. Nada, além disso, deve fazer parte desta imagem mental. A seguir, devemos “ver” uma nuvem surgindo no canto esquerdo deste céu azul. Inicialmente uma pequena porção da mesma, posteriormente completa. Observar a lenta passagem desta nuvem através da extensão de sua imagem mental. Finalmente, ela deverá desaparecer gradativamente no canto direito.”

– TAALEM, Treinamentos em aprendizagem avançada, leitura, expressão e memória. 

Exercício da tina com água

“Com os olhos fechados, concentre-se na sua respiração. Sinta o ar saindo e entrando a cada inspiração e expiração respectivamente. Após algum tempo, imagine-se com os pés dentro de uma tina cheia de água fria. A cada inspiração, a água deverá penetrar dentro de você. Ela deverá subir gradativamente até encher seu cérebro. A seguir a cada expiração o nível de água deverá baixar. À medida que a água sai de seu cérebro, procure imaginar que a mesma está levando embora os seus pensamentos.”

– TAALEM, Treinamentos em aprendizagem avançada, leitura, expressão e memória. 

Execício do crescimento

“Com os olhos fechados, concentre-se na sua respiração, da mesma forma que no exercício anterior. Após algum tempo, imagine-se crescendo a cada inspiração de ar, qual uma bexiga. Suponha que, no ambiente em que você se encontra, não existe nada e ninguém. Você deverá crescer gradativamente até ocupar todo o espaço do seu ambiente. A seguir, realize o processo inverso, isto é, a cada expiração vá diminuindo seu tamanho até atingir a altura de uma formiga. A seguir, volte ao seu tamanho original.” 

– TAALEM, Treinamentos em aprendizagem avançada, leitura, expressão e memória. 

Como melhorar a concentração dormindo?

como-melhorar-a-concentracao
A qualidade do sono está vinculada com a concentração.

Esta é uma fase em que o sono costuma ficar bem irregular, principalmente devido as ondas de calor noturnas. Mas você também pode acabar prejudicando o sono dormindo tarde, mantendo maus hábitos na sua rotina (como realizar atividades físicas menos de três horas antes de dormir, tomar estimulantes, dormir com o celular próximo ao corpo,  deitar tarde e não ter uma rotina certa de descanso).

Por isso, para dormir bem, desligue-se de tudo e mantenha o hábito de dormir pelo menos oito horas diárias para que sua mente descanse. Afinal, se ela não estiver relaxada, ela poderá prejudicar a sua concentração a curto e a longo prazo.

Use medicamentos naturais para a menopausa

reposicao-hormonal

Uma maneira de melhorar a concentração naturalmente na menopausa é contar com o auxílio de tratamentos naturais, que não tem contraindicação, e que podem ajudar a melhorar esse aspecto da vida da mulher. Consulte seu médico para saber como você pode fazer uso desse artifício para melhorar sua concentração na menopausa!

Como você faz para driblar a falta de concentração durante a menopausa? Compartilhe suas experiências com a gente!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui