Celular prejudica a visão?

Compartilhe
o-celular-prejudica-a-visao
Você também acredita que é impossível viver sem o celular? Mas será que o uso excessivo não pode fazer mal para a a visão?

Na última década nós mexemos tanto em nossos celulares, basicamente um terço das horas de um dia são destinadas aos nossos aparelhos. Através deles interagimos com os nossos familiares, amigos, trabalho, lemos notícias, fazemos quase tudo por intermédio da telinha na palma das nossas mãos. Mas será que o uso excessivo do celular prejudica a visão?

É sabido que existem aqueles que não se desgrudam de seus aparelhos – dormindo e acordando com ele do lado. Como se o celular fosse uma extensão de seus braços. Será que os nossos olhos estão preparados para lidar com todo esse excesso de luz? Todas as mudanças ocorridas em nosso ambiente gera habitabilidade em nosso organismo, entretanto, será que não seremos impactados negativamente com toda essa comoção desenfreada?

em-qual-fase-da-menopausa-você-esta

O uso excessivo do celular é vício ou necessidade?

O uso dos smartphones, tablets e computadores já fazem parte do nosso cotidiano e é impossível imaginar uma vida sem eles (isso para quem mora em cidades e sociedades que utilizam esses aparelhos).

“O alerta é de oftalmologistas, apontando os danos que o vício nestes aparelhos pode causar. E é vício mesmo- pessoas com menos de 25 anos têm o costume de olhar pelo menos 32 vezes por dia se tem alguma coisa acontecendo na tela do seu smartphone, segundo estudo recentemente publicado. […] Outra coisa que o estudo com 2.000 voluntários revelou é que, além de checar 32 vezes por dia o smartphone, as pessoas costumam olhar para ele bem mais de perto do que para outros objetos, e acumular pelo menos 7 horas diárias de estresse nos olhos.”

-Sérgio Grossmann, Jornalista.

Por que o celular prejudica a visão?

Segundo os oftalmologistas, a luz azul-violeta prejudica uma região da retina chamada mácula causando a sua degeneração, uma das principais causas de cegueira, geralmente associada ao envelhecimento. Mesmo a “Luz azul do bem” (azul turquesa), usada para regular o relógio circadiano (o ciclo de sono-vigília do nosso organismo), pode desregular este relógio.

-Sérgio Grossmann, Jornalista.

Essa degeneração na retina é chamada de falsa miopia pelos os especialistas, pois gera os sintomas característicos da miopia que é: o embaçamento da visão quando se pretende olhar objetos que estão longe do alcance dos olhos. Algumas pessoas também se queixam da visualização de imagens turvas, cansaço visual, ressecamento e irritamento.

Além da luz azul-violeta, o músculo ocular também sofre com o novo costume. Isso porque, os nossos olhos estão ficando mal-acostumados, pois estão ficando viciados em olhar apenas na mesma posição e direção.

O músculo precisa se contrair para focar objetos que estão próximos (imagina ficar mais de uma hora na mesma posição?), e para ver em outras posições, de longe, por exemplo, o olho tem que relaxar para acomodar-se na posição solicitada, todavia, por ficar tanto tempo fixado em apenas uma direção, essa mudança leva muito mais tempo, gerando o desconforto da falsa miopia. Entretanto, os especialistas informam que não seria o caso de usar óculos, lentes de contato e muito menos ter que recorrer à cirurgia. Inúmeras mulheres usam seus celulares deitadas em suas camas com a luz do quarto apagada, e esse comportamento também gera danos para a visão.

o-celular-prejudica-a-visao
Como usar o aparelho visando a diminuição dos danos ou a prevenção? Garantindo com isso, a saúde dos nossos olhos?

Hábitos que podem colaborar para evitar os danos na visão

Sim, o celular prejudica a visão! Entretanto, é possível minimizar ou evitar os danos. Por mais que saibamos que a nossa rotina é extremamente agitada e que o celular é o nosso grande aliado em ajudar a dar contar de toda essa demanda, o seu uso deve ser comedido!

Que tal determinar, na medida do possível, os momentos em que você irá visualizá-lo? Para as mulheres é um pouco mais complicada essa regra, pois tem os filhos para acompanhar, dar atenção para a família, amigos, colegas e o chefe tudo via WhatsApp. É quase impossível não conseguir consultar o celular. Mas tente diminuir um pouquinho às vezes em que você fica olhando para a telinha.

Programe momentos de descanso para os olhos! Esse alerta também cabe para quem usa computadores em geral e tablets. Após 50 minutos utilizando esses aparelhos eletrônicos faça uma pausa. É uma boa oportunidade de ir ao banheiro ou tomar aquele cafezinho.

Quando você sentir que a musculatura está relaxada retorne para as suas obrigações. Mantenha o celular uma certa distância dos seus olhos, não precisa ser tão longe, todavia, também não precisa ser grudado na sua cara. Aproveite que os celulares possuem em suas configurações a definição de contraste, brilho e tamanho e faça ajustes que proporcionem maior confortabilidade aos seus olhos.

2 Exercícios para combater o cansaço na visão

Como evitar que o celular prejudica a visão piscando!

Um dos móvitos que fazem as nossas vistas ficarem cansadas e com o aspecto ressecado, é que os celulares fazem com que os nossos olhos fiquem mais tempo abertos e que pisquem poucas vezes. Sabe o que fazer para evitar esse desconforto? Pique os olhos! Sim, isso mesmo, durante a leitura do conteúdo que está no celular, não dispense o comportamento de piscar os olhos.

Quando você pisca os olhos, você proporciona a hidratação de todo o glóbulo ocular através da lágrima. Algumas pessoas recorrem ao colírio para hidratar os olhos, todavia, o colírio é um medicamento e o seu uso só pode ser recomendado pelo oftalmologista.

Como evitar que o celular prejudica a visão deixando os olhos quentinhos?

Esse exercício irá proporcionar o relaxamento do músculo ocular. É bem simples, basta você esfregar uma palma da mão na outra até sentir que elas estão aquecidas, em seguida leve em direção aos olhos e deixe por vinte segundos, ou até sentir que as mãos já não estão mais quentes.

Não precisa apertar os olhos, pouse delicadamente a mão em cima do olho, garantindo que ele fique totalmente coberto sem a presença a luminosidade. Você pode fazer esse exercício de duas em duas horas, ou quando sentir que a sua visão está cansada.

Você gostou da matéria? Você também é viciada no celular? Conte-nos se o uso excessivo desse aparelho impactou na sua vida.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui