10 alimentos que ajudam a manter uma boa memória

Compartilhe
boa memória
morango avermelhado, grande e saboroso

Cerca de 60% das mulheres na fase de transição para a menopausa apresentam falhas na memória. Um estudo realizado por pesquisadores norte-americanos revelou que mulheres nessa fase apresentam menor velocidade de processamento cognitivo e menor desempenho da memória verbal. A razão para as queixas se dá devido à redução dos níveis do hormônio estrogênio, que pode dificultar o bom funcionamento cerebral.

“A principal causa para a perda de memória durante a menopausa é o desequilíbrio hormonal causado pela redução dos níveis de estrogênio, um hormônio responsável por diversas atividades cerebrais. Foram feitos uma série de testes cognitivos com mulheres que disseram sofrer desse sintoma para ver quais habilidades de atenção e memorização combinavam com suas queixas.”  

-Saudável e Feliz.

menopausa-teste

A autora do estudo, Pauline Maki, diretora de pesquise em Saúde Mental Feminina do departamento da Universidade de Illionis, em Chicago (EUA), diz que as mulheres são boas em monitorar e coordenar tarefas e se dizem estar com algum problema de memória, na maioria dos casos elas realmente estão sofrendo com isso. Cerca de dois terços das mulheres na menopausa relataram o problema.

Conheça 10 alimentos ótimos para a memória

Morango

Essa fruta contém a fisetina, um nutriente que segundo alguns estudos, tem uma substância que induz a diferenciação das células nervosas.

Quinoa

Esse alimento tem em seus nutrientes a proteína, o cálcio, o ferro, ômega 3 e vitaminas do complexo B que compõe a membrana externa das células cerebrais, sendo essencial para uma troca rápida de mensagens no cérebro.

Linhaça

É uma grande aliada ao emagrecimento devido ao seu poder de saciedade, além de ser rica em ômega 3. Portanto, ótima para a memória.

Chia

Essa semente tem o dobro de ômega 3 contido na linhaça, sendo assim é muito mais potente. A chia também é rica em fibras, cálcio e ferro, serve como anti-inflamatória do corpo e melhora a concentração.

Salmãosalmão

Fonte de ômega 3, ele reduz os níveis de colesterol, melhora o funcionamento do coração e proporciona a sensação de bem-estar.

Tomate

Como o morango, o tomate é rico em fisetina, possui licopeno que serve como antioxidante e reduz os danos causados às células pelos radicais livres.

Uva

As vermelhas e roxas são ricas em flavonoides que evita a morte dos neurônios e auxilia na regeneração das células.

Chás

O verde, branco e vermelho são ricos em flavonoides. O chá tem ainda mais uma vantagem, ele é um aliado para quem quer perder peso, pois acelera o metabolismo e facilita a queima de gorduras.

Carne de fígado

A vitamina b12 é indispensável para a formação do sangue, o bom funcionamento do sistema nervoso e a prevenção de doenças do coração e do cérebro.

Ovo

Esse alimento simples é um aliado para a saúde mental, melhora o aprendizado e memória. O ovo também protege as células do cérebro enquanto o corpo se altera no processo de envelhecimento. Além disso, ajuda na saúde dos olhos e atua no combate à anemia e doenças cardiovasculares.

reposicao-hormonal

Gostou de conhecer os 10 alimentos que ajudam na perda da memória? Você já consome algum? Então deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email