Café faz mal? Descubra seus benefícios, malefícios e curiosidades!

Compartilhe
cafe-faz-mal

Ele é um grão muito popular e consumido entre os brasileiros, de dia, de tarde e até de noite, pra dar aquele ânimo no cotidiano, mas fica o pensamento: será que o café faz mal?

Benefícios do café

Memória

Análises feitas na Universidade Johns Hopkins concluíram que duas xícaras diárias de café podem trazer benefícios incríveis para a memória. Neste estudo, a memória de 160 voluntários foi testada, por um período de 24h. Destas pessoas algumas bebiam café com frequência e outras não.

Durante o teste, especialistas observaram que os voluntários que tomaram cápsulas de cafeína tiveram um melhor desempenho nos experimentos de memória, do que os que tomaram placebo. O chefe do estudo, Michael Yassa, concluiu que a cafeína melhora o processo de memória de longo prazo (obs.: não ajuda na recuperação da mesma).

Direção

Uma pesquisa exibida no British Medical Journal apontou que os motoristas consumidores de café possuem menos 63% de chance de se envolver em acidentes de trânsito, pois espanta o sono temporariamente e melhora a atenção.

Menos suicídio e depressão

Um projeto feito pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard mostrou que o café diminuiu em 50% o risco suicida entre mulher e homens, tomando 4 xícaras diariamente.

Isso ocorreu devido ao estímulo que o café traz para o sistema nervoso central, agindo como um antidepressivo natural, capaz de aumentar as neurotransmissões cerebrais, produzindo noradrenalina, dopamina e serotonina (hormônios responsáveis pelo bem-estar). Além disso, a cafeína também aumenta o poder de anestésicos como aspirina e paracetamol.

reposicao-hormonal

Previne o câncer de fígado

De acordo com pesquisas feitas na Universidade Sul da Califórnia, consumir café todos os dias pode ser uma forma incrível de prevenção do câncer de fígado.

Dos voluntários, quem bebeu de 1 a 3 xícaras por dia reduziu em 29% a chance de ter o câncer, comparando com pessoas que bebiam menos de 6 xícaras semanais. As pessoas que bebiam mais de 4 xícaras diariamente, apresentaram um risco 42% menor.

Hora do Café

Você é fã de um cafezinho? Sim? Separamos algumas curiosidades sobre essa bebida incrível!

  1. O café é a 2ª bebida mais tomada no mundo, perdendo somente para a água;
  2. o cultivo do grão é feito em países mais quentes localizados na África, na Ásia e na América;
  3. existem duas possíveis teorias para a origem da palavra café, certos historiadores acreditam que vem de qhawa, uma palavra árabe que significa vinho e outros creem que vem de Kaffa, suposto local de origem do grão;
  4. o petróleo é o primeiro elemento mais comercializado do mundo e o segundo é o café;
  5. o nome científico do grão é Coffea Arabica;
  6. aproximadamente 25% do café consumido no mundo é proveniente do Brasil;
  7. baristas são profissionais especializados no preparo de café;
  8. a palavra “cappucino” surgiu no século XVI, pois estava associada à Ordem dos Capuchinhos, na Itália, famosos pelo uso de capuzes;
  9. o nome da previsão de futuro por meio da leitura de borra de café Cafemancia;
  10. desde sua descoberta, no Oriente, sempre existiram casas especializadas em servi-lo;
  11. Acredite, existem mais de 25 tipos de café! Sendo os mais populares a Robusta (com alto teor de cafeína) e a Arábica, (sabor mais suave e menos cafeína);
  12. a cafeína pode ser encontrada em outros produtos além do café, por exemplo, 240 ml de café= 104 a 102 mg de cafeína, 240 ml de energético= 70 a 85 mg, 240 ml de chá gelado= 9 a 50mg de cafeína e 200 ml de Coca Cola= 19 mg de cafeína.

Café pelo mundo

cafe-faz-mal

Existem várias formas de se preparar café! Veja como as pessoas tomam pelo mundo:

  • Japão: é consumido gelado;
  • França: normalmente tomam misturado com chicóri;
  • Oriente Médio e África: coloca-se gengibre, alho ou pitadas de canela;
  • Itália: adiciona-se até 3 tiras de limão;
  • Grécia: é servido junto com um copo de água gelada;
  • Alemanha: é adoçado com chantilly ou leite condensado;
  • Suíça: é misturado com Kirsch (tipo de licor).

Afinal, o café faz mal também?

Muitos estudos foram feitos sobre a reação da cafeína no organismo. Concluiu-se então que o café pode ser um grande aliado do corpo, porém, se consumido de forma correta.

Como tudo o que é exagerado faz mal, o excesso de café pode ter efeitos negativos no corpo, como: taquicardia, lesões no aparelho digestivo, interferência na absorção de cálcio, escurecimento dos dentes, nervosismo, irritação da pele, insônia, azia, gastrite ou úlcera (devido ao aumento da secreção de ácido clorídrico).

Gostou de saber se o café faz mal? Costuma tomar aquela xícara diariamente? Conte mais sobre seu cotidiano, deixe seu comentário!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui