Pilates é igual Yoga? Conheça seus benefícios

Compartilhe
pilates e yoga
Pilates e Yoga trazem muitos benefícios para a saúde corporal e mental. Mas, fica a dúvida, ambos são a mesma coisa? Descubra aqui no Saudável e Feliz!

pilates e a yoga estão dentre os exercícios preferidos das mulheres que buscam saúde e bem-estar. Ambos são benéficos e, por vezes, chegam a ser confundidos. De fato eles possuem algumas similaridades, mas os treinos yoga e pilates são distintos, assim como as suas vantagens. Quer saber um pouco mais sobre o pilates e a yoga e descobrir qual deles traz mais benefícios? Então continue lendo nosso artigo e aproveite para descobrir qual das duas atividades físicas é a ideal para você.

E o pilates, o que é?

os-beneficios-do-pilates

pilates é um conjunto de técnicas idealizado por Joseph Pilates, com o intuito de transformar o corpo franzino em um corpo forte, definido e robusto. Esse método alia a flexibilidade, força e estabilidade muscular e, durante muito tempo, foi utilizado na terapia de recuperação de soldados.

Ele está na rotina de muitas celebridades e ajuda em diversas funções no corpo, o Pilates é um método de alongamento e exercício físico que se utiliza do peso do próprio corpo durante sua execução, oferecendo ao praticante maior flexibilidade de seu corpo.

O Pilates tem como função principal, acionar a força dos músculos abdominais, trabalhar o controle e respiração, a fluidez e a concentração. Além de prevenir fraturas nos ossos, ele estimula a coordenação motora, melhorar a flexibilidade, corrigi a postura, ameniza dores e combate ao estresse, esse exercício também auxilia no emagrecimento já que acelera o metabolismo. Para emagrecimento a atividade é trabalhada de modo aeróbico, ou por meio da tonificação dos músculos, sendo assim o pilates une as duas coisas, ele evita a flacidez e ajuda a reduzir medidas.

Quanto ao pilates, quais são os benefícios?

Assim como a yoga, o pilates é muito benéfico. As vantagens da prática desse tipo de exercício são:

  • Melhora da postura;
  • Torna a respiração mais eficiente;
  • Ajuda na conquista de uma silhueta enxuta;
  • Deixa os músculos tonificados;
  • Melhora a coordenação e o equilíbrio;
  • Otimiza as articulações;
  • Aumenta a força e flexibilidade.

Afinal de contas, o que é Yoga?

os-beneficios-da-yoga

yoga é uma prática milenar que tem como principal objetivo a integração de corpo e mente sadios. Dentro da yoga existem várias divisões com focos diferentes, seja na postura e nos exercícios ou mesmo da filosofia “Mens sana in corpore sano”, que significa mente sã em corpo são. Normalmente associada ao hinduísmo e ao budismo, a yoga conquistou inúmeros adeptos ao redor do mundo e é famosa por exercícios voltados para a mente, a exemplo da meditação. 

Quais são os benefícios da prática de yoga?

yoga traz múltiplos benefícios para sua saúde. Alguns desses benefícios são:

  • Energização;
  • Restauração do equilíbrio;
  • Promoção do bem-estar;
  • Fortalecimento do corpo e da mente;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Produção da sensação de felicidade;
  • Relaxamento;
  • Estabilização do sistema nervoso.

Qual a diferença do Pilates para o Yoga?

Muita gente confunde a Yoga com o Pilates, pois ambas as práticas trabalham a concentração, consciência corporal, autocontrole e respiração por meio de exercícios corporais, porém há diferenças.

O Yoga trabalha com o equilíbrio mental e espiritual, é ideal para quem busca o auto conhecimento, sua prática envolve correção da postura, exercícios respiratórios, meditação e até mudanças de vida como na alimentação. Já o Pilates, como citado, fortalece a musculatura através do realinhamento da postura, preparando o corpo para o desempenho de outras atividades físicas, além de proporcionar outros benefícios como melhora de lesões e dores.

Ou seja, o Yoga trabalha o corpo como um todo, mente e físico, já o Pilates exercita os músculos com o auxílio de aparelhos específicos, e tem como objetivo melhorar a saúde e manter a boa forma.

Quem deve praticar Yoga e Pilates?

yoga é recomendada para pessoas que buscam trabalhar a força, resistência, flexibilidade e equilíbrio. Também é perfeita para acalmar corpo e mente, já que mexe os músculos e ajuda aliviar as tensões. Quem tem problemas de coluna, osteoporose e osteoartrite deve evitar esse tipo de treino ou adequar a prática de yoga às limitações físicas.

reposicao-hormonal

Quanto ao pilates, essa modalidade de exercício é indicada para pessoas disciplinadas, que desejam trabalhar áreas específicas do corpo. Deve ser evitado por quem deseja resultados muito rápidos, pois os avanços no pilates são lentos e graduais. O imediatismo, nesse caso, pode gerar frustrações.

No mais, homens e mulheres podem praticar yoga ou pilates, não importando a idade. Ambas as modalidades, inclusive, são indicadas para pessoas maduras e sem nenhum histórico de prática de exercícios, basta que sejam bem orientadas e acompanhadas.

Como você bem viu, ambas as modalidades de exercícios são benéficas para a saúde. Não há melhor ou pior! Elas são apenas diferentes! A escolha certa depende mais dos objetivos que o praticante tem, do que do exercício em si.

E aí, o que achou do nosso artigo? Ficou mais fácil escolher entre Yoga e Pilates? Compartilhe as suas opiniões e experiências com a gente usando o espaço reservado para comentários!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui