Os 7 maiores benefícios da chia na menopausa

Compartilhe
beneficios-da-chia

Sabemos como a menopausa pode ser uma fase conturbada para todas as mulheres. Seus sintomas podem incomodar muito — tanto que, para se verem livres deles, muitas mulheres recorrem à reposição hormonal sintética, que pode trazer efeitos colaterais perigosos. Contudo, existem alternativas naturais e seguras para passar por essa fase com mais saúde. Um exemplo disso são os benefícios da chia, uma sementinha pequenininha, mas que pode ajudar muito.

Interessada no assunto? Então continue lendo este post e descubra quais são os benefícios da chia!

As variações hormonais durante a vida da mulher

Durante toda a vida, as mulheres passam naturalmente por mudanças em organismo. Na puberdade, por exemplo, inicia-se a produção de hormônios sexuais e, daí em diante, todos os meses precisamos conviver com os altos e baixos desses hormônios, não é?

Com a chegada da menopausa, então, tudo fica um pouco mais complicado, porque o organismo reduz a produção hormonal. Assim, acontece o fim da menstruação, a redução da libido e todos os outros sintomas incômodos dessa fase.

Então, para conseguirmos manter o equilíbrio orgânico, e também a rotina e a saúde, é preciso ter um cuidado especial durante a menopausa. E, por meio da adoção de uma alimentação saudável, com receitas especiais e um cardápio variado, é possível minimizar os sintomas dessa fase e reduzir os problemas que vêm com ela.

Entre muitos alimentos que podem (e devem) fazer parte do cardápio quando chega a menopausa, a chia é um dos que mais se destacam. Ela contém inúmeras propriedades que ajudam a controlar e combater os sintomas da menopausa, devolvendo o equilíbrio para o corpo e a mente. Por isso, confira a seguir os seus 7 principais benefícios!

7 benefícios da chia para mulheres na menopausa

1. Previne a osteoporose

Durante a menopausa, as taxas de cálcio no organismo tendem a reduzir, e é preciso repor esse nutriente para que se previna principalmente a osteoporose, doença que deixa os ossos porosos e fracos. Nesse sentido, o consumo de chia na menopausa oferece uma excelente fonte de cálcio para a mulher, deixando seus ossos mais resistentes e evitando as fraturas decorrentes dessa doença.

E vale lembrar, também, que a mulher que possui filhos tem maiores chances de desenvolver a osteoporose, portanto, para elas é ainda mais importante o consumo de chia durante a menopausa.

2. Reduz as ondas de calor

Um dos sintomas mais característicos da menopausa são as ondas de calor, que podem acontecer mesmo que o dia esteja fresco, causando a sensação de que o corpo está muito quente. Essas ondas de calor interferem no dia a dia, mas é principalmente durante a noite que podem causar mais desconforto, porque atrapalham o sono e podem vir seguidas de suores noturnos.

Quanto a isso, a chia é riquíssima em ômega 3, ácido graxo que é capaz de combater essas ondas de calor e ainda atua como antioxidante no organismo, tendo também o efeito anti-inflamatório. Na verdade, uma porção de chia de apenas 25 gramas já contém cerca de 400% do valor diário de ômega 3 recomendado para uma dieta balanceada.

reposicao-hormonal

3. Auxilia no equilíbrio hormonal

Como sabemos, a menopausa causa total desequilíbrio dos hormônios, sendo o responsável por causar problemas de saúde e diversos desconfortos nessa fase. Enquanto a reposição hormonal com fórmulas sintéticas pode trazer efeitos colaterais e prejudicar a saúde, o consumo de chia é uma alternativa saudável para repor esses hormônios de uma maneira segura e eficaz.

Isso porque o magnésio é mais um nutriente presente entre os benefícios da chia, com um teor elevado, e, durante a menopausa, a ingestão de magnésio é fundamental, porque ele atua no organismo regularizando diretamente o equilíbrio hormonal.

4. Combate a ansiedade, a depressão e a irritabilidade

Outro sintoma comum da chegada da menopausa são as mudanças de humor. De fato, mudanças desse tipo são frequentes durante a vida da mulher — as vivenciamos durante a TPM (Tensão Pré-menstrual).

Porém, durante a menopausa as variações hormonais são maiores, e, com isso, o sintoma é mais intenso. A mulher pode desenvolver quadros de depressão, ficar mais ansiosa e também se irritar facilmente, e tudo isso afeta diretamente a sua rotina e suas relações.

beneficios-da-chia

Nesse caso, a chia pode ajudar muito, pois é rica em niacina, uma vitamina do complexo B que ajuda a combater a depressão e o estresse. Além — como já dissemos — da presença do magnésio em sua composição, que também ajuda a combater a depressão.

5. Controla as taxas de colesterol e diabetes

As mudanças no metabolismo feminino causados pela menopausa também fazem com que o organismo da mulher não consiga sintetizar as gorduras e açúcares como antes. Com isso, as taxas de glicemia, triglicérides e colesterol podem ficar mais elevadas.

Quanto a isso, mais uma vez o ômega 3 presente na chia vem ajudar, porque estimula de forma geral as funções metabólicas, reduzindo o colesterol e os triglicérides e favorecendo a síntese dos açúcares. Assim, esses benefícios da chia e seus efeitos reduzem as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, e ajudam a controlar a pressão arterial.

6. Ajuda a controlar o peso corporal

Outro sintoma que a menopausa traz consigo é o temido aumento do peso corporal, afinal, com a redução das taxas hormonais e a dificuldade para sintetizar nutrientes, o ganho de peso é uma consequência natural dessa fase da mulher.

Na verdade, além de o corpo acumular gordura, nessa fase a mulher sente mais dificuldade para emagrecer, e o seu apetite aumenta. Com isso, os reservatórios naturais de gordura acabam sendo abastecidos, promovendo o ganho de peso.

Nesse caso, a chia é uma forte aliada da dieta porque ajuda a controlar o apetite. Ela é rica em fibras solúveis e, ao ser ingerida, se transforma em um complexo gelatinoso que causa maior sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer. Além disso, ela também ajuda a regularizar o intestino, o que favorece a perda natural de peso e a eliminação de toxinas.

7. Último benefício da chia: Auxilia a memória

Por fim, também é comum que aconteçam lapsos de memória em mulheres que entram na menopausa. Nesse caso, a mulher fica mais distraída e sem concentração, esquece detalhes pequenos, como onde guardou as chaves, por exemplo. E, é claro, esses esquecimentos causam irritação e ansiedade, além de afetarem diretamente a rotina em casa ou no trabalho.

Quanto a isso, a presença de fósforo é um dos principais benefícios da chia pode melhorar a atividade cerebral e favorece a concentração — assim como a presença de niacina na semente também ajuda a combater esse sintoma, pois atua no sistema nervoso aliviando o estresse.

beneficios-da-chia

Tratando os sintomas da menopausa de maneira natural

Para obter todos esses benefícios da chia, consuma todos os dias esse grão. Não se esqueça de que aliado a isso é preciso manter uma alimentação equilibrada, e praticar atividades físicas regularmente. Combinados, esses 3 hábitos podem ajudar todas nós a passarmos pela menopausa com mais qualidade de vida e bem-estar!

E então, gostou do post? Conhece algum outro alimento que pode ser aliado aos benefícios da chia para combater os sintomas da menopausa? Conte para a gente nos comentários e ajude outras mulheres também!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui