Como descobrir se estou na menopausa?

Compartilhe
mulher triste se pergunta: será que estou na menopausa?
Como saber se estou na menopausa?

Um dos maiores desafios enfrentados pela mulher que chega a faixa etária dos 40 anos é atravessar o período da menopausa. Ela pode ficar por anos em uma fase de transição, convivendo com diversos sintomas que comprometem a qualidade de vida. Com isso, muitas se perguntam: Será que eu estou na menopausa?

A boa notícia, é que existem tratamentos para minimizar esses desconfortos.

Mas como descobrir com certeza se estou na menopausa? Quando ela começa? Existe uma idade certa para o início dessas manifestações? É sobre isto que vamos falar nesse artigo. Confira logo abaixo!

Como saber se eu estou na menopausa?

A menopausa é o nome que se dá para a última menstruação feminina. No entanto, o diagnóstico só pode ser confirmado com 100%  de precisão, após se passar um ano da presença desse último sangramento, já que o ciclo menstrual da mulher no climatério pode apresentar irregularidade por diversos motivos – muito deles, inclusive, não tem nenhuma relação com a menopausa.

Faça o Teste aqui!

menopausa

Existem também quadros clínicos classificados como menopausa precoce. Apesar de serem mais raros, eles podem acontecer. A menopausa é diagnosticada como precoce quando a mulher tem sua última menstruação por volta dos 35 a 40 anos, quando é normal isso acontecer próximo aos 45 a 55 anos.

O climatério é uma fase de transição que tem duração desde o primeiro período menstrual irregular até após a determinação da menopausa. Dentro deste período, você pode vivenciar muitos sintomas e são eles os primeiros sinais de que você está se aproximando da última menstruação de sua vida.

Fique de olho nos sintomas

A interrupção do ciclo menstrual pode ser uma manifestação abrupta ou gradual, variando de acordo com o organismo de cada mulher. Enquanto algumas apresentam a última menstruação em um volume normal e, depois, nunca mais tem sangramentos, outras enfrentam uma fase de transição e ainda podem menstruar ocasionalmente.

Esta fase dura em média de três a quatro anos e é classificada por um ciclo menstrual totalmente irregular. A mulher pode apresentar fluxos intensos em um mês, como também uma longa pausa entre as menstruações. Estes são um dos primeiros sintomas de que você, mulher, está se aproximando da menopausa.

Outros sintomas recorrentes muito comuns em mulheres que estão se aproximando da menopausa são as ondas de calor, dores na menopausa e articulações e as mudanças de humor. A interrupção do ciclo reprodutivo da mulher tem relação direta com seus hormônios. Durante o climatério a mulher sofre uma baixa desta produção hormonal, o que influencia diretamente em seu estado psicológico, causando também as ondas de calor e outras consequências clínicas da falta de hormônio.

A lista de sintomas não para por aqui. A mulher na menopausa também pode apresentar incontinência urinária, baixa libido, dor durante a relação sexual, insônia, pele, cabelo e unhas mais fracas e alteração de distribuição de gordura pelo corpo.

reposicao-hormonal

Procure ajuda médica quando identificar alterações clínicas

O diagnóstico e confirmação da presença da menopausa no organismo da mulher é realizado com o acompanhamento desses sintomas e várias etapas que ela vai passar durante a fase do climatério.

Se você já apresentou algum dos sintomas citados nesse artigo, talvez seja a hora de iniciar um tratamento que controle os sintomas mais desconfortáveis e que estão reduzindo sua qualidade de vida.

Como afirmar se estou na menopausa ou não? O que sentiu quando se aproximou da data da sua última menstruação? Conte para a gente!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email