Seu cabelo diz muito sobre a sua saúde!

Compartilhe
efeitos-da-saude-nos-cabelos

Você conhece os efeitos da saúde nos cabelos? Pode até parecer que não, todavia, o seu cabelo diz muito sobre a sua saúde. As nossas madeixas são extensões de nossos corpos, e funcionam como sinalizadores do bem-estar e do equilíbrio do organismo.

Às vezes o corpo é acometido por alguma infecção, inflamação ou disfunção que desencadeia como sinais, a queda, o ressecamento, afinamento, e até mesmo a falha no couro cabeludo. E tudo isso, ocorre sem ao menos termos o discernimento que o sintoma (ex: queda de cabelo) possui uma correlação com uma causa orgânica e/ou mental.

Sabe quando surgem algumas falhas no couro cabeludo, sem nenhum cabelo na região? Pode ser uma alopecia difusa ou areata, resultante de um quadro de estresse, ou depressão ou ansiedade. São sintomas psicossomáticos, ou seja, são disfunções mentais, que reverberam no corpo (alopecia).

As disfunções orgânicas (inflamações e infecções), também podem transparecer através dos nossos cabelos, exemplo da falta de vitaminas que podem deixar os fios fracos e quebradiços, ou seja, os cabelos são os espelhos externos dos nossos órgãos, quando há alguma alteração, eles irão refletir. São os efeitos da saúde nos cabelos. Que tal nos aprofundarmos um pouco mais, para compreendermos a correlação entre saúde do corpo/mente e os cabelos?

Falta de vitaminas e sais minerais

A deficiência de algumas vitaminas, bem como, sais minerais podem desencadear alterações no aspecto do fio, ou até mesmo gerar a queda capilar. O ferro é um mineral importantíssimo para o nosso corpo, o mesmo é responsável por colaborar no transporte do oxigênio pela nossa corrente sanguínea e, um sinal que as pessoas notam quando estão com uma baixa desse nutriente é a queda do cabelo.

Sabe quando você passa a escova nos fios, e muitos acabam ficando no objeto? Pode ser a carência de ferro. A falta das vitaminas C e E também alteram a textura capilar, cabelos finos e ralos, podem indicar estoque baixo dessas vitaminas. Procure um dermatologista, bem como, um clínico geral.

efeitos-da-saude-nos-cabelos

Disfunções mentais e os efeitos da saúde nos cabelos

A nossa rotina corrida e exaustiva é um prato cheio, para desencadear algumas disfunções mentais, que nos deixam debilitados e desequilibrados psiquicamente. Essa debilidade pode aparecer através dos fios, são os efeitos da saúde nos cabelos. Algumas das disfunções psicomentais que podem impactar o cabelo são:

O Estresse e o cabelo

O estresse é o grande vilão da saúde mental, muito comum na nossa sociedade, volta e meia você se depara com alguém que recebeu o diagnóstico dessa disfunção. O fato é que, viver sob essa condição mental, tem afetado drasticamente a vida das pessoas, e agora, estudos alertam para o impacto no corpo, pois a doença colabora com o aparecimento da pressão alta e de outras mazelas.

Um dos sinais que o corpo dá, quando está condicionado nas estruturas do estresse, é a queda de cabelo. É um alerta do organismo informando que está trabalhando com oscilações discrepantes de carga emotiva. A mulher sofre muito nestas condições, pois o seu cabelo fica com um aspecto danificado, e as falhas no couro cabeludo acabam impactando na imagem dela.

Essa falha no couro cabeludo, não é permanente, após o período de 6 meses os cabelos renascem, todavia, é importante identificar o que está desencadeando o estresse, para combater esse gatilho, ao contrário, a pessoa não estará escape de sofrer um novo episodio alopécico.

A depressão e a queda capilar

A queda capilar, não é um sintoma de primeira ordem da depressão, ela é resultada dos comportamentos depressivos. A falta de apetite é um bom exemplo do sintoma de primeira ordem, que deixa o corpo com uma baixa reserva de nutrientes e ocasiona a queda dos cabelos.

O tratamento com antidepressivos em alguns casos desencadeia também a queda dos fios. A reação adversa dos fármacos ocasiona alguma alteração fisiológica que reflete nos fios.

A ansiedade e a tricotilomania

A tricotilomania é o comportamento discrepante de arrancar os próprios cabelos, que desencadeia uma alopecia traumática, e essa atitude auto-agressiva é muitas vezes ocasionada por um quadro de ansiedade. A sinalização de que algo anormal está ocorrendo são as falhas visíveis no couro cabeludo.

O comportamento de arrancar os cabelos está tão condicionado, que a pessoa realiza a agressão automaticamente. São os efeitos da saúde nos cabelos, de uma maneira não orgânica (bio-química), mas sim mecânica.

Quando a queda do cabelo sinaliza uma infecção ou uma inflamação

Quando o nosso corpo é invadido por fungos, bactérias e vírus, bem como, quando uma doença está acometendo o organismo, o cabelo também por ser o alerta de que alguma coisa não está muito bem.

As infecções causadas por micro-organismos, além de deixarem o corpo debilitado, podem ocasionar a queda dos cabelos. Algumas das doenças que possuem como sintoma a alopecia infecciosa são:

  • Sífilis;
  • Hanseníase;
  • Herpes;
  • Sarampo;
  • Leishmaniose;
  • Acne necrótica.

Algumas doenças sistêmicas também atacam os nossos cabelos, principalmente o cabelo da mulher, são elas:

Enfim, inúmeros são os efeitos da saúde nos cabelos, portanto, quando notar que os seus cabelos estão diferentes, fique atenta, pois talvez seja um sinal que a sua saúde não está muito bem. Cuide-se! Gostou? Então deixe o seu comentário, participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui