Cabelo ressecado: Como cuidar deles?

Compartilhe

É galera, cuidar bem dos nossos cabelos não é uma tarefa das mais fáceis. Ao longo da rotina, o excesso de poluição, raios de sol, vento, umidade, química (principalmente o cloro) e o uso excessivo de aparelhos que alteram a temperatura dos fios como chapinha, secador, babyliss etc. podem deixar os nosso cabelo ressecado, mesmo aqueles que são oleosos por natureza.

Ao longo do texto, vamos falar sobre assuntos ligados a cabelos ressecados: por que eles ficam desse jeito? Quais são as diferenças entre cabelos ressecado e cabelos secos? Quais são as formas de hidratação, nutrição e outros cuidados que podem ajudar a obter fios mais bonitos e saudáveis? Vamos descobrir agora!

O que significa ter cabelo ressecado?

Existem alguns fatores que podem deixar os cabelos ressecados, como a alteração de pH, a dilatação das cutículas capilares ou a perda do revestimento natural de gordura. Todas essas situações podem resultar em fios mais secos e com menos brilho, principalmente se tiverem mais de 10cm de comprimento, já que tal tamanho ou maior dificulta a absorção dos nutrientes derivados do couro cabeludo.

Qual a diferença entre cabelo seco e cabelo ressecado?

Essa relação causa dúvida em muitas pessoas. Mesmo tendo significados parecidos e estarem ligados um ao outro, são situações diferentes uma da outra.

cabelo-ressecado-2

Cabelos Secos.

O cabelo seco tem relação ao tipo de couro cabeludo que o indivíduo possui e os cuidados que são tomados, relacionados a fatores como o uso excessivo de chapinha e secador (recomenda-se o uso de protetor térmico antes de usá-los), além da falta de hidratação.

Os cabelos secos cabelo costuma ficar armados com facilidade e apresentarem frizz. Segundo a dermatologista Tatiana Gabbi, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, cabelos secos tem pouca produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, resultando assim em fios com aspecto menos brilhantes em relação aos cabelos normais e oleoso.

Cabelo Ressecado.

Essa situação é uma condição parecida com os cabelos secos, é provocado pelos mesmos fatores, só que em um estágio mais avançado. Além de faltar hidratação em cabelos ressecados, também faltam lipídios e proteínas essenciais para a saúde das madeixas.

Tal tipo de cabelo tende a ter um aspecto bem seco, com frizz, armado, quebradiço e sem movimento, ou seja, um pesadelo para quem sonha com um cabelo bonito e sedoso.

Imagine que os fios têm duas necessidades básicas: sede, ligado a hidratação, e fome, ligado a nutrição. Logo, para ter um cabelo com uma boa aparência de forma saudável, tanto a hidratação quanto a nutrição devem estar em dia.

Como recuperar um cabelo ressecado ou seco.

Os cuidados que devem ser tomados são bem parecidos. A diferença é que cabelos secos não são tão difíceis de recuperar assim, já os ressecados demandam mais esforço e uma rotina de cuidados. Vamos saber mais sobre eles:

Use os shampoos e condicionadores adequados.

A alteração do pH, causada pelos tratamentos químicos como tintura, progressiva, relaxamento etc, fazem com que os fios sofram mais com os efeitos do sol, da poluição e outros danos no dia a dia. Por isso dê preferência para shampoos de pH ácido (tal informação consta na embalagem do produto). No caso do condicionador, madeixas secas e ressecados precisam de mais condicionador do que o normal, dê preferência para aqueles que contêm proteínas e peptídeos, já que esses componentes ajudam na reconstrução dos fios.

Lavagem.

Mantenha a temperatura da água morna para fria, assim você impede que a água quente remova a gordura do seu cabelo, responsável por deixar o seu cabelo sedoso e fator fundamental para pessoas que tem cabelos ressecados.

cabelo-ressecado-3

Hidratação e Nutrição.

Hidratações matam a sede dos seus cabelos, devolvendo a gordura do cabelo, essencial para ter fios sedosos e brilhantes. Use máscaras hidratantes e adicione ampolas de vitaminas na mistura.

No caso da nutrição, que mata a fome dos cabelos e reconstrói as proteínas dos fios, pode ser feita de duas formas: uso de máscaras específicas e óleos vegetais (processo parecido com a hidratação) ou por meio de umectação, feita a base de manteigas vegetais naturais, como a manteiga de Karité.

Visite o salão de beleza.

Cada caso é um caso, inclusive quando estamos falando de cabelo. O diagnóstico de um profissional pode ajudar a identificar qual é a necessidade específica do fio. Além disso, salões de beleza tem acesso a produtos exclusivos no mercado, possibilitando hidratações mais intensas e assim, melhores resultados. Realize visitas rotineiras no salão, em torno de 15 a 30 dias, seguindo de preferência um cronograma capilar.

Você também pode optar por hidratações caseiras, mas é importante tomar bastante cuidado com os componentes escolhidos, use produtos frescos e faça com maior frequência do que as realizadas no salão.

Leave-in.

Esse complemento do seu tratamento ajuda a proteger o couro cabelo dos raios solares, do cloro e outros fatores que deixam os cabelos ressecados. Tal produto pode ser encontrado em forma de cremes para pentear ou cremes sem enxágue que não deixam resíduos na cabeça, além de agirem por mais tempo.

Cuide dos seus cabelos com paciência e carinho e os resultados irão aparecer.

Ao longo do texto, falamos mais sobre cabelos ressecados e apresentamos dicas e truques de como mudar essa situação. O próximo passo é colocar esses cuidados em prática e compartilhar conosco os seus resultados, abraços!

Deixe um comentário
Print Friendly

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite deixe te perguntar uma coisa nesse caso o cabelo seco perdeu só água e os ressecados perderam nutrientes diferentes? Nesse caso o cabelo seco e um cabelo virgem?

    • Não, cabelo seco é um cabelo que precisa de cuidados especiais. Já o cabelo virgem é aquele que não contém química nenhuma, que não fez tintura, progressiva. Um abraço, Saudável e Feliz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui