Será que existem benefícios do ovo para o cabelo? Uma coisa é certa, se há um alimento que está presente em quase todas as refeições, seja diretamente ou indiretamente, esse alimento é o ovo. Ele é utilizado em muitas receitas, e é até mesmo muitas vezes o prato principal.
Saboroso, prático e versátil, ele foi nomeado pela ONU (Organizações das Nações Unidas), como o segundo alimento mais completo do mundo! Isso não é pouca coisa. Mas será que ele pode colaborar com a saúde dos nossos cabelos? A resposta é sim! O ovo oferta uma gama gigantesca de inúmeros nutrientes fundamentais para o nosso cabelo, veja a lista:
- Vitamina A;
- Vitamina D;
- Vitamina E;
- Vitamina H;
- Vitamina B2;
- Vitamina B5
- Vitamina B6;
- Vitamina B9;
- Vitamina B12;
- Ferro;
- Cálcio;
- Fósforo;
- Enxofre;
- Magnésio;
- Manganês;
- Potássio;
- Sódio;
- Cistina;
- Cisteina;
- Colina;
- Selênio;
- Fósforo;
- Zinco.
Você notou que são nutrientes de A a Z?! É muita coisa boa em apenas um alimento. Veja a seguir o que alguns dos nutrientes apresentados acima, pode fazer pelas suas madeixas.
Vitamina A
A vitamina A proporciona o crescimento dos fios, bem como, evita que o cabelo fique seco e quebradiço, regula a multiplicação celular e melhora a elasticidade do fio. Ela ainda impede a degeneração das células capilares vítimas da oxidação. A vitamina da primeira letra do alfabeto ainda reduz a oleosidade do couro cabeludo, pois controla a produção sebácea.
Vitamina D
A maior parcela da vitamina D que o nosso corpo necessita é absorvida através dos raios solares, todavia, o ovo também oferta esse nutriente. Ela colabora impedindo a queda capilar e fortalecendo o cabelo. Você quer ter cabelos brilhosos? Esse é um dos benefícios do ovo para o cabelo, graças à vitamina D e de outros nutrientes que serão apresentados nessa matéria.
Vitamina E
Essa vitamina é sinônimo de juventude! Em seus cabelos ela irá protegê-los das gorduras oxidáveis, bem como, vai melhorar a microcirculação do couro cabeludo.
Vitamina H
Conhecida como biotina, a vitamina hidrossolúvel é ligada com o crescimentos das células. Quando o organismo está com o estoque dela abaixo do esperado, pode ocorrer a alteração do ciclo capilar, levando com isso, a extensão do período da queda.
Vitaminas do complexo B
A riboflavina (vitamina B2) está atrelada ao crescimento e a reprodução capilar. O ácido pantotênico está vinculado ao impedimento da queda dos cabelos, bem como, colaborando com a manutenção da cor do cabelo.
Já que estamos falando da cor dos fios, precisamos relatar da vitamina B6 que também colabora com a coloração das madeixas. O ácido fólico (B9) é responsável pelas transformações e sínteses das proteínas responsáveis contra a queda.
A vitamina B12 é tudo aquilo que os cabelos clamam! E o ovo oferta essa vitamina abundantemente. Ela combate o envelhecimento precoce dos fios, ajuda no fortalecimento e crescimento, melhora o fluxo sanguíneo no couro cabeludo e cria folículos resistentes e saudáveis.
Cistina
10% do nosso cabelo é cistina. Essa proteína é uma das bases da queratina, ela está atrelada na promoção do funcionamento natural da raiz do cabelo, bem como, é um agente antioxidante que depura os radicais livres.
Cisteína
A cisteína é responsável pela melhora da textura do cabelo, ela também ajuda no fortalecimento, além de ter ação de proteção contra os raios solares.
Colina
É uma auxiliar da vitamina B12, realizando as trocas metabólicas. Ela inda fornece os radicais metila.
Minerais presentes no ovo
O cálcio é um mineral presente no ovo e está atrelado na contribuição do bom funcionamento do metabolismo das vitaminas e do ferro responsáveis pela vitalidade do cabelo. O sódio é o mineral que colabora no controle da água no interior do fio do cabelo.
O magnésio ajuda a fortalecer a madeixa, já o zinco contribui com a produção de sebo fundamental para a hidratação capilar. O ferro é responsável pela absorção dos nutrientes, sem ele os cabelos ficam frágeis. O selênio é um antioxidante que deixa a madeixa livre de radicais.
Esse foi apenas um resumo dos benefícios do ovo para o cabelo, cada nutriente colabora ofertando o que tem de mais valioso para a saúde capilar.
Máscara de ovo para cabelos ressecados
Agora que você aprendeu os benefícios do ovo para o cabelo, que tal aprender a fazer uma máscara de ovo para acabar com o efeito ressecado do seu cabelo? Veja o passo a passo abaixo:
Ingredientes
- 1 ovo;
- 1 colher de chá de azeite de oliva;
- 2 colheres de maionese.
Modo de preparo
Bata o ovo até perceber que a clara e a gema se misturaram. Em seguida adicione o azeite de oliva e a maionese e volte a bater no liquidificador até todos os ingredientes formarem um creme homogêneo, despeja em uma vasilha e reserve em temperatura ambiente.
Modo de aplicação
Com os cabelos úmidos aplique a máscara e deixe-a agir por 30 minutos, em seguida retire a mistura com água morna, e depois lave o cabelo como de costume.
Vale ressaltar que, adicionar o ovo em suas refeições é de suma importância também para a saúde dos fios, se possível opte pela versão cozida.
Você já sabia que o ovo era tão bom assim? Deixe o seu comentário. Participe!