Janeiro Branco – Cuidando da saúde mental!

Compartilhe

Você sabe o que é o janeiro branco? Não? Então o blog do Saudável e Feliz te convida para compreender a campanha e inclui-la nas suas pautas anuais. Quando inicia-se mais um ano é muito recorrente fazer o balanço de como foram as coisas, bem como, idealizar e planejar as novas metas e conquistas. É pensado nos bens matérias que se quer, nos ganhos financeiros, nas profissões e em tudo que contempla as necessidades humanas.

Mas, será que esta idealização e planejamento estão sendo projetados corretamente? Será que no caderninho com as metas e conquistas, tem algum ponto voltado para a sua saúde? Para ser mais específico há alguma meta voltada para a saúde mental?

Não? É desse descuido que surgiu a ideia de implantar a campanha do janeiro branco. Pois, faz se necessário se preocupar também, com a saúde mental e, sabe o por quê? Porque quando estamos com a cabeça adoentada, não conseguimos concluir com êxito nenhuma das outras metas. Não adianta planejar inúmeras conquistas, quando a mente não está saudável o bastante para lidar com as demandas.

janeiro-branco
Infográfico da Depressão – Janeiro branco.

O que é o janeiro branco?

O janeiro branco é uma campanha de conscientização, assim como, de prevenção à saúde mental. É um alerta para que tenhamos mais cuidado com essa parte do nosso EU que é tão esquecida, mas, que é de fundamental, pois ninguém consegue desconectar o emocional do físico. Nós somos uma unidade.

“[…] a campanha janeiro branco – uma campanha totalmente dedicada à conscientização e à prevenção em relação à Saúde Mental, uma campanha concebida por psicólogos (as) e realizada por psicólogos (as) e estudantes em parceria com todos os demais profissionais do universo da Saúde.”

-Site janeiro branco.

O mês de janeiro por si só, já é um mês de reflexão e introspecção, portanto, ideal para que se tenha uma campanha que reforce a necessidade de termos mais cuidado e atenção.

“A ideia era aproveitar a posição estratégica, assim como o perfil introspectivo do mês de janeiro, e chamar a atenção das pessoas (e autoridades públicas) para essas questões de ordem psicológica-existencial, incentivando-as a tomarem o início do ano como um ponto de partida privilegiado para pensarem sobre as suas condições psicológicas e investirem em mais saúde mental em suas vidas ao longo de todo o tempo.”

-Site janeiro branco.

Por que devemos pensar na saúde mental?

Você está preste a viajar, sua bagagem está pronta, os documentos do seu carro estão em ordem, o destino foi escolhido e estudado nos mínimos detalhes. Entretanto, você entra no seu carro e dá a partida, uma, duas, três vezes. Ele não funciona! Você consulta o medidor no painel e percebe que o seu tanque está vazio. E agora? Você planejou tudo, mas se esqueceu da gasolina?!

É um exemplo bem simplório, entretanto, ajuda a dimensionar a importância da saúde mental, ela é o combustível de nossas vidas, nenhum objetivo será alcançado quando não estamos bem mentalmente.

É um equivoco planejarmos novos rumos quando nos faltam condições mentais para lutar e aguentar a lida. É como querer atravessar o oceano sem um meio de locomoção adequado. Portanto, não se esqueça de propor em suas metas e desejos elementos que contemplem a sua saúde mental.

Pontos pertinentes

Veja a seguir alguns pontos pertinentes em prol do janeiro branco e a sua luta pela discussão e o pensar da saúde mental:

  • Quando cuidamos da nossa saúde mental estamos buscamos mais discernimento em nossas relações;
  • Cuidar do seu estado mental reverberá na sua interação com o ambiente e para com o outros;
  • Quando temos ciência de nossas condições psico-mentais as coisas se tornam mais claras;
  • Conhecer a sua mente é reconhecer as suas habilidades e dificuldades.
janeiro-branco
Dados da saúde mental no Brasil e no Mundo – Janeiro branco.

Cuidando da saúde mental

Quando cuidamos e garantimos o nosso bem-estar mental obtemos o entendimento de como está o nosso EU e isso é importante para vivermos bem e com ética em uma sociedade em que um ser depende de outro ser.

Estamos em uma teia de relações, não conseguimos tear nada só, e para conseguir manter uma interação saudável é de suma importância compreender a nossa atmosfera interna e externa, e a melhor maneira é através do autoconhecimento. Perceber como o seu corpo/mente está inserido no ambiente, como ocorre esse mecanismo interativo é fundamental. Por isso a necessidade de se ter o janeiro branco. É uma campanha em prol do autoconhecimento mental.

De maneira alguma o janeiro branco promove a idealização da felicidade suprema! Muito pelo contrário, ele busca a reflexão e a discussão entre a comunidade, pois é do ser humano as mudanças, todavia, como lidar com elas pode ser bem menos conflitante, bem como, gerar menos sofrimento. Pois, quando nos conhecemos e estamos cientes do quão a nossa saúde mental se encontra, as adversidades se tornam mais claras e ficamos mais preparados, pois quem cuida da mente, cuida da vida!

como-identificar-os-sinais-de-um-suicida

O Saudável e Feliz é um blog que promove a saúde e o bem-estar das mulheres, portanto é nossa obrigação também abrirmos espaço para articularmos e refletirmos sobre a saúde mental.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui