Catarata e menopausa: existe relação entre elas?

Compartilhe
catarata-e-menopausa

Imaginar uma relação entre a menopausa e catarata nos olhos pode parecer estranho de início, mas, infelizmente, existe sim um elo entre elas. Este artigo vai explicar qual é essa relação, por que ela ocorre e ainda falar um pouquinho mais sobre a catarata e por qual motivo ela acontece em pessoas mais velhas. Confira!

O que é catarata?

catarata

A catarata é uma alteração nas células do cristalino — uma lente natural dos olhos. Tal mudança faz a visão ficar embaçada, prejudicando a realização de tarefas comuns do dia a dia, principalmente quando a alteração fica mais grave.

Por que a catarata acontece em pessoas mais velhas?

A catarata é uma doença que atinge quase metade da população mundial com mais de 65 anos. Mas a “catarata senil”, pode começar a aparecer já por volta dos 55 anos e o nome se dá justamente por surgir em pessoas que estão quase chegando aos 60.

Qual a relação entre catarata e menopausa?

Quando chegamos na menopausa, a produção dos hormônios femininos diminui drasticamente, o que resulta em várias outras condições. Uma delas pode ser justamente a catarata nos olhos.

As camadas do cristalino têm receptores — regiões das membranas celulares que ligam a célula a várias substâncias — para o estrogênio. Ao se ligarem ao hormônio, as células dos olhos não acumulam a proteína causadora da catarata. Mas quando a menopausa chega, não haverá estrogênio para se ligar aos receptores, então não há como impedir a produção da proteína envolvida na catarata, favorecendo o aparecimento da doença.

Dá para evitar a catarata na menopausa?

Quando acontece nessa fase, a catarata atinge principalmente as mulheres que tiveram menopausa precoce, ou seja, antes dos 45 anos. Então, se os sintomas da menopausa começarem a aparecer por volta dos 40 anos, é bom prestar atenção nos sinais da catarata para poder tratar a tempo e impedir sua evolução.

Quando está no começo, a catarata afeta a qualidade da sua visão. As cores parecem desbotadas e pode ocorrer também o embaralhamento da visão provocado por luz forte, como os faróis dos carros, por exemplo.

Claro que é preciso ressaltar que nem toda mulher na menopausa terá catarata, mas é bom ter o conhecimento sobre um possível problema para que, logo nos primeiros sinais, você possa procurar um médico oftalmologista.

Mudança de hábitos

Algumas mudanças na rotina podem evitar a catarata, tais como: proteger os olhos do sol com óculos escuros, evitar fumar e beber, consumir mais vegetais (incluindo os alimentos que imitam o estrogênio), manter um peso saudável e ir ao oftalmologista regularmente.

Reposição hormonal artificial x natural, qual a melhor?

Em um primeiro momento, pode-se imaginar que fazer a reposição hormonal com medicamentos resolve o problema e pronto. No entanto, medicamentos à base de hormônios produzidos em laboratório podem trazer mais prejuízos do que benefícios! O tratamento com terapia hormonal aumenta o risco de câncer de mama, de doenças do coração e da circulação. Além disso, repôr hormônios não é indicado para mulheres que tiveram câncer de mama ou de endométrio, problemas de coagulação sanguínea, trombose, infarto e sangramento vaginal de origem desconhecida.

reposicao-hormonal

Uma dica inteligente e eficiente é usar os hormônios que a natureza nos deu, e que são conseguidos através da alimentação. Eles são os fitormônios, presentes em vários alimentos, sendo a soja o exemplo mais importante e conhecido, e imitam a ação do estrógeno. Ao consumir esses alimentos, conseguimos aliviar os sintomas da menopausa e ainda podemos nos prevenir ou retardar o aparecimento da catarata.

Além do hormônio natural presente na alimentação, existe a possibilidade de reposição com suplementos naturais, uma alternativa ainda mais prática. Aliás, esses dois hábitos são complementares e potencializam bastante os efeitos um do outro.

Agora que você já sabe a relação entre a menopausa e catarata nos olhos, continue com a gente curtindo nossa página no Facebook e fique sempre atenta às novidades para melhorar sua saúde!

Baixe o nosso material exclusivo sobre Saúde e Bem-Estar na Menopausa! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email