É muito recorrente escutarmos que necessitamos consumir alimentos com vitaminas do complexo B, entretanto, pouco é explanado sobre o que esse conjunto de nutrientes pode fazer em prol do nosso organismo, bem como, o que pode acontecer quando ficamos carentes desses elementos.
É preciso sinalizar que essas vitaminas são fundamentais para as funções básicas e primordiais para a vida. Elas estão intrínsecas em processos que garantem a vitalidade, força, equilíbrio e energia para o corpo.
“Cada vitamina do complexo tem uma determinada função no organismo, mas no geral agem como fator de reações enzimáticas diversas. Atualmente neste grupo encontram-se as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7 (biotona), B9 (ácido fólico) e B12. Existiam outras vitaminas que compunham grupo a B4, B8, B10 e B11, no entanto estas moléculas foram descobertas como não-essenciais ou que podem ser sintetizadas pelo corpo e então deixaram de ser consideradas vitaminas e não fazem mais parte do complexo vitamínico.”
-Aline Pacheco de Oliveira Lima, bióloga.
Você sabia: Os pesquisadores achavam que se tratava apenas de uma única vitamina, todavia, após algumas analises e pesquisas foram descobertas características particulares entre elas, que as diferenciavam e que, portanto, não as enquadravam como sendo o mesmo vitâmero.
Um grupo vitamínico hidrossolúvel
As vitaminas do complexo B ao contrário de muito outros nutrientes são hidrossolúveis, ou seja, são solúveis na água, por isso, se faz necessário garantir que elas estejam em quantidades consideráveis em nossos organismos.
Pois, o corpo humano consegue eliminá-las sem muitos esforços através da urina e das fezes, portanto, é de suma importância inserir na dieta, os alimentos que garantam o reabastecimento delas diariamente.
As funções de cada vitamina do complexo B
Cada vitamina do complexo B, conforme foi mencionado, está envolvida em uma atividade que garantirá a manutenção da saúde corporal. Veja a seguir a função de cada uma das 8 vitaminas:
B1 (tiamina)
A vitamina B1 garante o bom funcionamento do sistema nervoso e ajuda no sistema circulatório, mas ela ainda pode colaborar com o:
- Antienvelhecimento;
- Combate à depressão.
“A falta da vitamina B1 pode desencadear um problema conhecido como beribéri, uma doença que pode até mesmo causar a morte. Os sintomas do beribéri são dormência e formigamento dos membros, dificuldade respiratória e problemas cardíacos.”
-Vanessa Sardinha da Silva, Bioquímica.
B2 (riboflavina)
A riboflavina já foi chamada pelos cientistas de vitamina G, hoje em dia é reconhecida como a B2. Veja a seguir qual é a sua contribuição para a saúde do corpo:
- Tratamento da catarata;
- Antienvelhecimento;
- Respiração celular;
- Alívio da fadiga ocular;
- Formação de hemácias;
- Produção de anticorpos;
- Integridade cutânea.
B3 (Niacina)
Assim como a B2, a B3 colabora para o bem-estar cutâneo, todavia, ela ainda está atrelada na produção de ácido clorídrico para o sistema digestivo. Os outros benefícios são:
- Redução do colesterol;
- Melhora da circulação;
- Funcionamento do sistema nervoso.
B5 (Ácido pantotênico)
O ácido pantotênico está intrínseco na produção de hormônios básicos para a nossa saúde mental e sexual, entretanto, os benefícios não se limitam apenas para com essas funções, veja a seguir outras qualidades da quinta vitamina do complexo B:
- Produção de hormônios suprarrenais;
- Formação de anticorpos;
- Desintoxicação química;
- Conservação dos lipídeos.
B6 (Piridoxina)
A vitamina B6 está envolvida em quase todos os processos metabólicos; é sem sombra de dúvidas, o nutriente que mais participa das funções no organismo. A seguir, destacamos algumas qualidades da piridoxina:
- Prevenção de doenças cardíacas;
- Equilíbrio hormonal;
- Síntese de neurotransmissores;
- Conservação do sistema nervoso;
- Formação de anticorpos.
B7 (biotina)
A sétima vitamina do complexo B, já foi chamada de vitamina H, mas, após inúmeras pesquisas passou a se chamar biotina, ou simplesmente B7.
- Crescimento celular;
- Produção de ácidos graxos;
- Regulação da expressão gênica;
- Reduz o açúcar no sangue.
B9 (ácido fólico)
A B9 é associada à saúde o bem-estar do cérebro, mas também pode ajudar o corpo a se precaver das enfermidades do coração, assim como, ajuda a prevenir o aparecimento de células cancerígenas. Veja a seguir outros benefícios:
B12 (Cobalamina)
A cobalamina é fundamental para as células e está sob a sua tutela a formação, manutenção celular e a estruturação do DNA. Mas, além de todo esse suporte, a B12 ainda colabora com a (o):
- Prevenção e combate da anemia;
- Auxílio do processo digestivo;
- Prevenção de danos nos nervos;
- Bom funcionamento da medula óssea.
Fontes de alimentos do complexo B
A seguir segue uma lista com todos os alimentos que ofertam vitaminas do complexo B. Vale destacar que dentre as carnes vermelhas, o fígado é o maior ofertante desse conjunto vitamínico.
- Cereais integrais;
- Ovos;
- Leite;
- Carne vermelha;
- Laranja;
- Banana;
- Germe de trigo;
- Peixes;
- Milho;
- Amendoim;
- Legumes;
- Vegetais folhosos;
- Síntese por bactérias intestinais.
Você conhece outras fontes que ofertam as vitaminas do complexo B? Deixe o seu comentário. Participe!