Drenagem linfática e a TPM: inchaço no corpo tem solução!

Compartilhe
drenagem-linfatica-e-a-tpm
A Drenagem Linfática ajuda a eliminar substâncias que atrapalham o bom funcionamento de determinada região do corpo, reduzindo sintomas incômodos.

Drenagem linfática e a TPM – veja o que a técnica de massagem pode fazer na tensão pré-menstrual a seu favor! Todas as mulheres que convivem com os sintomas da TPM sabem como eles são incômodos, podendo causar inchaços, cansaço, dores de cabeça, sensibilidade e outros sintomas. Todavia, o inchaço no corpo pode ser reduzido com a drenagem linfática.

Essa técnica é um tipo de massagem terapêutica que serve para diversos casos, ela previne celulite, ajuda na limpeza de toxinas que formam nódulos de gordura no organismo, acaba com o inchaço corporal e aumenta a oxigenação da pele em pouco tempo.

“Muitos dos sintomas da TPM são relacionados ao desequilíbrio entre o estrógeno e progesterona, ao excesso do hormônio prolactina, à deficiência de vitaminas B6 e E, à atividade inapropriada de prostaglandinas ou ainda às alterações na ação de endorfinas e serotoninas no organismo.” 

-Juliana de Jesus Ferreira, Fisioterapeuta. 

Porque ocorre o inchaço do corpo na TPM?

O que leva o corpo feminino na TPM a ficar inchado? Esse sintoma ocorre, pois na tensão pré-menstrual ocorre uma disfunção das hormonas da mulher. Em particular ocorre a elação da progesterona responsável pela aspecto flácido corpóreo.

reposicao-hormonal

“O inchaço pré-menstrual é super frequente entre as mulheres, atingido 92% delas. Isso acontece porque, na segunda fase do ciclo menstrual, o principal hormônio agindo é a progesterona. Esse hormônio causa flacidez na parede venosa e, logo, prejudica o processo de drenagem e retenção hídrica. As alterações no metabolismo hídrico também são responsáveis por ganho de peso, dores abdominais e nos seios.”  

-Aline Fernanda Perez Machado, Fisioterapia.

Como funciona o sistema linfático?

O sistema linfático tem funcionamento semelhante ao sistema circulatório. Com uma grande rede de vasos que estão espalhados por todo o corpo e coletando líquidos dispersos, que por sua vez, são infiltrados e lançados na corrente sanguínea. Aí é que entra a drenagem linfática, fazendo com que esses líquidos sejam coletados pelas estruturas responsáveis por essa função.

Drenagem linfática e a TPM

A drenagem consiste em uma massagem feita por meio de leves pressões e que só deve ser feita por profissionais com qualificação como fisioterapeuta, esteticista ou um terapeuta com aptidão para essas funções. As massagens precisam ser feitas com toques suaves para que se alcance os líquidos perdidos, se for feita muita pressão, acontece a obstrução dos vasos e não há resultados.

Além disso, a drenagem linfática faz a pele ter uma aparência mais saudável, permite a melhor circulação do sangue. Para mulheres que sofrem com os sintomas da TPM ela possibilita a normalização dos hormônios, gerando uma sensação de bem-estar e diminuição dos sintomas. Você sabia da relação entre a drenagem linfática e a TPM?

“A técnica de drenagem linfática manual drena o excesso de líquido acumulado, atuando sobre o inchaço e aliviando esse e outros sintomas. Esse tipo de massagem pode apresentar efeito analgésico e relaxante muscular, reduzindo a enxaqueca e as dores dos seios, da região pélvica e dos membros inferiores, típicas do período pré-menstrual.” 

-Juliana de Jesus Ferreira, Fisioterapeuta. 

drenagem-linfatica-e-a-tpm

Hábitos que podem ajudar na TPM

Existem outros procedimentos e hábitos que podem colaborar com a drenagem linfática e a TPM. Pois, apenas o procedimento estético não surtirá o efeito. Portanto, é de suma importância realizar a prática de atividades físicas regularmente, bem como, evite o consumo de alimentos ricos em sódio.

É evidente que no período pré-menstrual o desconforto pode ser tão intenso a ponto de afastar as mulheres das atividades físicas.  Entretanto, é possível realizar atividades relaxantes, o importante é não deixar de movimentar o corpo, mesmo que seja em uma intensidade mínima, bem como, não se esqueça de repousar.

Seu corpo suas regras!

No período da TPM algumas mulheres acabam sofrendo com a sensibilidade emocional, esse sintoma é muito recorrente, todavia, pode alterar a percepção corporal feminina. Essa alteração perceptiva do corpo pode resultar em muito sofrimento, pois, é muito comum a mulher se achar “feia” e “flácida” e acabar se submetendo a tratamentos radicas ou até mesmo dietas mirabolantes.

Você tem todo o direito de não estar feliz com o seu corpo, todavia, evite realizar procedimentos duvidosos, a sua saúde deve vir em primeiro lugar. A drenagem linfática ao contrários de muitas outras técnicas, não é invasiva e os seus benefícios para o corpo são inúmeros.

É interessante o quanto a drenagem linfática e a TPM possuem relação, não é mesmo? Você gostou da matéria? Então deixe o seu comentário relatando o que você faz para amenizar o inchaço no seu corpo. Participe!

 

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email