Acne depois dos 40: porque ela aparece na vida adulta?

Compartilhe
acne-depois-dos-40

Acha que a acne depois dos 40 é algo incomum? Que nada! As espinhas afetam até 40% das mulheres após os 25 anos, de acordo com a dermatologista francesa Vivien Yamada.

Por que a acne aparece após os 40?

Muitas podem ser as causas da acne, mas após os 40, o principal motivo são as disfunções hormonais, como por exemplo, o aumento da ação de hormônios masculinos (testosterona) na mulher. Quando são causadas por este motivo, as espinhas costumam aparecer a princípio no queixo e na mandíbula, surgindo na maioria das vezes no período menstrual ou na menopausa.

Além disso, a maquiagem, poros entupidos, aumento da produção de sebo, estresse, atividade bacteriana, anticoncepcionais de progesterona, excesso de carboidratos, leite animal, medicamentos ou a Síndrome do Ovário Policístico podem causar estas pequenas inflamações na pele.

Muitas vezes o dermatologista pede um tratamento em conjunto com o ginecologista, para analisar e tratar o problema por dentro e por fora.

O que a acne depois dos 40 pode revelar sobre nossa saúde?

  • Na testa: a acne nesta região da face pode estar refletindo problemas no sistema digestório e na bexiga;
  • abaixo da testa: pode mostrar problemas do coração. O coração é um órgão que bombeia o sangue para todo o organismo. Se você estiver muito estressado devido à má alimentação, vida sedentária, estresse físico e mental, então não só estará propenso a ter espinhas abaixo da testa,mas seu corpo todo também poderá ser atingido;
  • nas orelhas: pode apontar problemas nos renais. Quando os rins não são cuidados corretamente, podemos notar espinhas grandes e doloridas na orelha;
  • acne nas pálpebras e entre as sobrancelhas: pode apontar problemas do fígado. Oleosidade, vermelhidão, descamação e espinhas nesta região podem indicar que seu fígado está trabalhando em excesso e necessita de uma limpeza;
  • acne nas bochechas: pode revelar problemas nos pulmões e do sistema respiratório. As erupções de espinhas nas bochechas podem estar relacionadas ao estresse, tabagismo, asma, alergias e infecções pulmonares.

 Tratamentos naturais com máscaras

Açafrão da terra (cúrcuma)

acne depois dos 40
Acne depois dos 40

A cúrcuma ou açafrão da terra tem um grande efeito cicatrizante, por isso, pode ajudar muito contra espinhas e rosáceas.

Ingredientes

  • 1 colher de sobremesa de cúrcuma em pó;
  • 1 colher de sobremesa de mel;
  • 1 colher de sopa de leite.

Modo de preparo

  1. Coloque o açafrão numa pequena vasilha de vidro;
  2. acrescente o mel e o leite;
  3. misture bem os três ingredientes e, até obter consistência;
  4. espalhe no rosto com uma colher;
  5. quando notar que ela já secou na pele, lave normalmente.

Pesquisadores analisaram uma substância encontrada no açafrão da terra, chamada de curcumina. Descobriu-se então que este ingrediente pode auxiliar no tratamento de câncer de pele.

“Nossos testes demonstraram que ela matou 90% de células de melanoma. A curcumina pode agir de duas maneiras: impedindo o crescimento das células cancerosas e provocando a morte celular, aniquilando o tumor.”

— Marcella Carneiro, pesquisadora da UFG.

Argila preta

Também chamada de lama vulcânica, a argila preta é muito utilizada para desintoxicar a pele, principalmente as mais oleosas. Ela ainda possui dentre seus benefícios: ação anti-inflamatória, antiartrósica, absorvente, previne o estresse e renova o couro cabeludo.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de argila preta;
  • 1 colher de sopa de água (mineral ou filtrada).

Modo de preparo

  1. Misture a argila e a água até que se obtenha uma consistência cremosa;
  2. limpe a pele;
  3. aplique a máscara sobre o rosto e deixe agir por 40 min.

O poder do zinco

Estudos realizados apontam que pessoas com acne possuem baixo nível de zinco, em relação à quem tem a pele limpa. A ingestão de zinco é capaz de reduzir em 50% a acne, pois possui os seguintes benefícios:

  • Bactericida: estudos de proveta apontam que o zinco é um importante bactericida quando se trata das bactérias causadoras da acne, e é ótimo pois o organismo não irá criar resistência, como no caso de antibióticos;
  • anti-inflamatório: diminui a resposta inflamatória de bactérias. Quando estas bactérias dominam o poro entupido, elas podem causar uma forte irritação na região: este é um motivo pelo qual as espinhas ficam avermelhadas e doloridas. Análises apontam que a pele com acne possui uma reação muito mais forte do que a pele normal. O zinco pode é capaz de equilibrar a inflamação e bloquear o efeito de bactérias sobre a pele;
  • protetor: reduz a ativação de queratinócitos, que produzem a queratina, proteína que une células da pele.

“O excesso de queratina impede que as células se separem e leva ao bloqueio dos poros, como é o caso na acne. Ao reduzir queratina, o zinco ajuda a manter os poros da pele abertos.” — Zero Acne;

  • bloqueador de DHT: diminui o efeito que os hormônios têm sobre a cútis.

Sofre com a acne depois dos 40 anos? Como trata? Conte-nos aqui no Saudável e Feliz!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui