Acha que a acne depois dos 40 é algo incomum? Que nada! As espinhas afetam até 40% das mulheres após os 25 anos, de acordo com a dermatologista francesa Vivien Yamada.
Por que a acne aparece após os 40?
Muitas podem ser as causas da acne, mas após os 40, o principal motivo são as disfunções hormonais, como por exemplo, o aumento da ação de hormônios masculinos (testosterona) na mulher. Quando são causadas por este motivo, as espinhas costumam aparecer a princípio no queixo e na mandíbula, surgindo na maioria das vezes no período menstrual ou na menopausa.
Além disso, a maquiagem, poros entupidos, aumento da produção de sebo, estresse, atividade bacteriana, anticoncepcionais de progesterona, excesso de carboidratos, leite animal, medicamentos ou a Síndrome do Ovário Policístico podem causar estas pequenas inflamações na pele.
Muitas vezes o dermatologista pede um tratamento em conjunto com o ginecologista, para analisar e tratar o problema por dentro e por fora.
O que a acne depois dos 40 pode revelar sobre nossa saúde?
- Na testa: a acne nesta região da face pode estar refletindo problemas no sistema digestório e na bexiga;
- abaixo da testa: pode mostrar problemas do coração. O coração é um órgão que bombeia o sangue para todo o organismo. Se você estiver muito estressado devido à má alimentação, vida sedentária, estresse físico e mental, então não só estará propenso a ter espinhas abaixo da testa,mas seu corpo todo também poderá ser atingido;
- nas orelhas: pode apontar problemas nos renais. Quando os rins não são cuidados corretamente, podemos notar espinhas grandes e doloridas na orelha;
- acne nas pálpebras e entre as sobrancelhas: pode apontar problemas do fígado. Oleosidade, vermelhidão, descamação e espinhas nesta região podem indicar que seu fígado está trabalhando em excesso e necessita de uma limpeza;
- acne nas bochechas: pode revelar problemas nos pulmões e do sistema respiratório. As erupções de espinhas nas bochechas podem estar relacionadas ao estresse, tabagismo, asma, alergias e infecções pulmonares.
Tratamentos naturais com máscaras
Açafrão da terra (cúrcuma)
A cúrcuma ou açafrão da terra tem um grande efeito cicatrizante, por isso, pode ajudar muito contra espinhas e rosáceas.
Ingredientes
Modo de preparo
- Coloque o açafrão numa pequena vasilha de vidro;
- acrescente o mel e o leite;
- misture bem os três ingredientes e, até obter consistência;
- espalhe no rosto com uma colher;
- quando notar que ela já secou na pele, lave normalmente.
Pesquisadores analisaram uma substância encontrada no açafrão da terra, chamada de curcumina. Descobriu-se então que este ingrediente pode auxiliar no tratamento de câncer de pele.
“Nossos testes demonstraram que ela matou 90% de células de melanoma. A curcumina pode agir de duas maneiras: impedindo o crescimento das células cancerosas e provocando a morte celular, aniquilando o tumor.”
— Marcella Carneiro, pesquisadora da UFG.
Argila preta
Também chamada de lama vulcânica, a argila preta é muito utilizada para desintoxicar a pele, principalmente as mais oleosas. Ela ainda possui dentre seus benefícios: ação anti-inflamatória, antiartrósica, absorvente, previne o estresse e renova o couro cabeludo.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de argila preta;
- 1 colher de sopa de água (mineral ou filtrada).
Modo de preparo
- Misture a argila e a água até que se obtenha uma consistência cremosa;
- limpe a pele;
- aplique a máscara sobre o rosto e deixe agir por 40 min.
O poder do zinco
Estudos realizados apontam que pessoas com acne possuem baixo nível de zinco, em relação à quem tem a pele limpa. A ingestão de zinco é capaz de reduzir em 50% a acne, pois possui os seguintes benefícios:
- Bactericida: estudos de proveta apontam que o zinco é um importante bactericida quando se trata das bactérias causadoras da acne, e é ótimo pois o organismo não irá criar resistência, como no caso de antibióticos;
- anti-inflamatório: diminui a resposta inflamatória de bactérias. Quando estas bactérias dominam o poro entupido, elas podem causar uma forte irritação na região: este é um motivo pelo qual as espinhas ficam avermelhadas e doloridas. Análises apontam que a pele com acne possui uma reação muito mais forte do que a pele normal. O zinco pode é capaz de equilibrar a inflamação e bloquear o efeito de bactérias sobre a pele;
- protetor: reduz a ativação de queratinócitos, que produzem a queratina, proteína que une células da pele.
“O excesso de queratina impede que as células se separem e leva ao bloqueio dos poros, como é o caso na acne. Ao reduzir queratina, o zinco ajuda a manter os poros da pele abertos.” — Zero Acne;
- bloqueador de DHT: diminui o efeito que os hormônios têm sobre a cútis.
Sofre com a acne depois dos 40 anos? Como trata? Conte-nos aqui no Saudável e Feliz!