Alergias mais comuns no mundo: você tem alguma dessas 11?

Compartilhe
alergias-mais-comuns
Imagem por: Freepik

Atchim! Esse é um dos barulhos mais ouvidos no nosso dia a dia, sendo um forte sinal das alergias mais comuns no mundo. Você sabe quais são elas?

11 alergias mais comuns no mundo

Alergias respiratórias

Espirros e nariz escorrendo são marcas registradas das alergias respiratórias, muitas vezes acompanhadas também de vermelhidão e até olhos lacrimejando.

1- Poeira

Esta é uma das alergias mais encontradas em todo o mundo, segundo a OMS, devido aos ácaros que vivem em locais empoeirados ou úmidos como: tapete, cortina, fronha, sofá carpetes, cama, sofás, tapetes, cortinas. Esses pequenos seres ainda se alimentam de pele morta, que descama diariamente e nem nos damos conta. Limpar diariamente os locais ajuda à controlar esta incômoda alergia.

O que não se tem muito controle é a poluição do ar, emitida por ônibus, carro e motocicletas, que ativam o “espirra espirra”. Busque o contato com a natureza, que pode amenizar este sintoma.

2- Pólen

O pólen das flores pode se propagar no ar, levado pelo vento ou até mesmo pelos pássaros, para disseminar as plantas, sendo um processo natural, principalmente na primavera.

Fechar as janelas de manhã e no final da tarde ajudam à manter o interior da casa livre desta substância alérgica.

3- Animais

Os pelos, a saliva e as partículas que são eliminadas pela pele dos animaizinhos podem causar fortes alergias, pois se propagam no ar e entram pelas vias respiratórias, desencadeando os sintomas. Se você pensa que só animais peludos dão alergia, fica a surpresa! Répteis e animais que não possuem pelos também ativam alergias.

Quando se tem alergia a algum animal em específico, não tem jeito a não ser evitá-lo, se não quiser ter uma crise alérgica.

4- Fungos

Ambientes internos comprometidos com bolores, especialmente em locais com muita umidade, acabam causando este tipo de incômodo. Limpeza dos ambientes, especialmente os mais úmidos como banheiros, cuidados com toalhas para que estejam sempre secas, retirada de lixos e limpeza de filtros e condicionadores de ar são muito importantes para evitar transtornos.

5- Perfume

Já espirrou ao sentir o cheiro de um perfume ou ficou cheio de bolinhas? Isso pode ser uma reação alérgica! Muitas pessoas ficam reativas aos produtos químicos utilizados nas fragrâncias. Isso pode acontecer também com shampoos, loções, óleos corporais ou outros objetos perfumados.

Alergia à alimentos

Essas alergias podem apresentar coceira ou outros problemas de pele, inchaço, problemas intestinais ou coisas mais graves, como o choque anafilático, que pode levar a óbito se não tratado com urgência.

6- Ovos

Essa alergia é muito mais frequente em crianças do que em adultos, mas é claro, pode aparecer em qualquer fase da vida. Se você percebe certo desconforto intestinal ao consumir, pode ser alergia!

7- Nozes e castanhas

Muitas pessoas desencadeiam reação alérgica a estes alimentos, não só quando consumidos mas também quando inalados, no caso de quando são processados.

8- Frutos do mar

É a alergia mais comum dos EUA, atingindo 2% dos americanos adultos. Ela é identificada pelas reações corporais, mas também pode ser detectada através de exame de sangue.

Alergias de pele

alergias-mais-comuns
Alergias mais comuns no mundo

Os sintomas apresentados são: coceira, inchaço, erupções avermelhadas, pele áspera e seca.

9- Dermatite atópica

Esse tipo de alergia acomete pessoas que geralmente já tem tendência genética. Quem sofre com a dermatite também pode apresentar em alguma altura da vida rinite e doenças respiratórias.

É importante tratar as regiões afetadas (geralmente joelho e cotovelo) através de hidratação.

10- Dermatite de contato

Como o próprio nome já diz, é causada pelo contato de algo alérgico com a pele, como bijuterias, metal, produto de limpeza, desodorante, tecidos ou perfumes.

É importante evitar o foco da alergia ou procurar um especialista para avaliar se é possível controlá-la através de remédios.

11- Urticária

Pode aparecer em qualquer tipo de alergia, e até mesmo a temperatura fria ou quente pode desencadear a urticária. Detectar o foco da coceira e diminuir o contato auxilia no equilíbrio e controle desse incômodo.

Alergias mais raras e inusitadas

  • Alergia ao próprio filho: existem casos de mães que desenvolvem bolhas e pequenas erupções na pele, podendo atingir seios, costas, pernas e braços. A isso se dá o nome de Penfigóide Gestacional, uma doença rara de pele, que atinge até 50 mil gestantes. Ela acontece por uma reação de anticorpos às proteínas do organismo;
  • Alergia à água: existem casos extremamente raros de urticária aquagênica, onde o contato com a água pode desencadear caroços dolorosos e vermelhos, além de coceira;
  • Alergia a sexo: esta alergia acontece quando o corpo cria uma reação ao sêmen do parceiro, detectando-o como um corpo estranho e o atacando. À esta alergia se dá o nome de Hipersensibilidade ao Plasma Seminal Humano, e muitas vezes pode ser confundida com uma DST;
  • Alergia a wi-fi: já pensou ter alergia à wi-fi no mundo conectado de hoje em dia? Pois é! As pessoas que sofrem com esta doença sentem uma terrível dor de cabeça ao entrarem em contato com os campos eletromagnéticos desta rede.

Possui alguma das alergias mais comuns ou sofre com as alergias mais inusitadas? Toma remédios ou evita ao máximo o contato com alérgenos? Conte sua história aqui no Saudável e Feliz.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui