Benefícios do mel no inverno para o sistema imunológico

Compartilhe
beneficios-do-mel-no-inverno

As baixas temperaturas do outono e principalmente do inverno estressam o sistema imunológico. É nessa época que o apetite por frutas e verduras diminui, já que para ter energia e manter a temperatura, o corpo pede por alimentos calóricos e pesados, mas, quais são os benefícios do mel no inverno e sua influência no corpo?

Nessa época costumamos ficar em locais mais fechados e com pouca ventilação, nos deixando mais suscetíveis a pegar gripes, viroses e infecções. Porém, com algumas prevenções naturais provenientes das abelhas, como o mel, pólen, própolis e geleia real, é possível aproveitar o frio sem medo e com saúde. Já que a geleia real, por exemplo, é rica em proteínas, vitaminas e tem ação anti-inflamatória.

Benefícios do mel no inverno

Mel: um doce medicamento

Ele fornece energia ao corpo devido à sua alta taxa de açúcar. É também um excelente antisséptico e antibiótico. O ideal é não ferver, pois pode perder suas propriedades, consuma-o puro, em sucos frutas e vitaminas.

Pólen das flores direto para sua mesa

Esse pequeno grão é rico em proteínas colhidas das flores pelas abelhas e tem grande valor nutricional. O pólen é um ótimo complemento alimentar principalmente para atletas e idosos com perda muscular. Ele regula o intestino, combate o envelhecimento, aumenta os anticorpos e protege contra asma e alergia. Pode ser consumido puro, usado no preparo de pães e bolos, em sucos, frutas e saladas. Apenas uma colher por dia é o suficiente.

Própolis como antibiótico

Feito a partir de resina das árvores o própolis é rico em flavonoides, substância que eleva a produção de anticorpos e atua como cicatrizante. O própolis também pode ajudar no tratamento da incontinência urinária e no combate da placa bacteriana nos dentes.

Geleia real pode ser um ótimo complemento alimentar

beneficios-do-mel

As abelhas transformam o pólen desse alimento dentro dos seus organismos. Ele contém vitaminas, sais minerais, aminoácidos e costuma ser usado como complemento alimentar. Aumenta a energia, controla o colesterol, protege a memória, combate o cansaço, a anemia, prisão de ventre, infecções, gripes, resfriados e sintomas da menopausa.

Além das soluções na saúde, a geleia real também pode ser uma grande aliada para pele e cabelos. Este elemento tem o poder de repor a massa capilar perdida devido à agentes externos, ainda firma a pele, pois contém vários nutrientes e sendo eles:

  • Vitamina A — permite um crescimento saudável e evita que os cabelos fiquem danificados e quebrados;
  • Ácido Pantotênico (Vitamina B5) — promove a manutenção da cor natural dos fios e previne a queda capilar;
  • Piridoxina (Vitamina B6)— auxilia na manutenção da cor capilar e previne a perda dos cabelos;
  • Ácido ascórbico (Vitamina C) — é primordial para os vasos sanguíneos e a produção de colágeno;
  • Vitamina E — melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo e pode auxiliar na prevenção de cabelos brancos e queda;
  • Ácido fólico — por auxiliar na formação celular dos glóbulos vermelhos e na manutenção do sistema nervoso central, ele incentiva o crescimento de muitos tecidos e estruturas corporais, inclusive os fios.

Gostou de saber mais sobre os benefícios do mel no inverno? Costuma utilizar seus derivados ou usa outros elementos, como chás, por exemplo? Conte-nos sobre suas receitas!

Deixe um comentário
Print Friendly

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui