Dores nas costas e stress: o ciclo vicioso do sofrimento!

Compartilhe
dores-nas-costas-e-stress
Anda estressada com a correria do dia a dia? Sente aquela dorzinha incômoda nas costas? Uma coisa pode estar associada à outra.

Depois de um dia estressante de trabalho, muitas pessoas costumam sentir dores nas costas. O que a maioria não sabe é que essas dores podem estar relacionadas ao estresse do dia a dia. O estresse é muito nocivo e pode afetar a saúde do nosso corpo. Principalmente dos músculos das costas. Entenda a relação entre dores nas costas e stress.

Os nossos músculos são como molas, quando contraímos os músculos (as molas estendem), e quando relaxamos os músculos (as molas ficam mais descontraídas). Pesquisas revelaram que 65% da população brasileira sentiram dores nas costas nos últimos dose meses. E que 40% dessa amostra havia correlação entre dores nas costas e stress.

O problema é que quando estamos estressados, o músculo das costas apenas contrai e não relaxa! Ocasionando muita dor. E para piorar ainda mais, a dor acarreta em mais estresse, e quanto mais estresse mais dor! Pois, os músculos estarão contraídos! É um ciclo vicioso, entre dor e estresse. As dores ficam alocadas quase sempre nos músculos que revestem a coluna dorsal e a região lombar.

“-Há uma forte ligação entre esses fatores, o estresse causa a liberação de hormônios que aumentam a percepção da dor. Por sua vez, os hormônios do estresse geram tensão muscular, fazendo com que os músculos sejam tencionados ao ponto de levar a um espasmo muscular. No geral, os músculos das costas e do pescoço são os mais afetados.”

-Doutor Cristiano Menezes.

reposicao-hormonal

Relaxamento das dores nas costas com anti-inflamatórios

Cuidado com o uso demasiado dos anti-inflamatórios para aliviar as dores nas costas! Pois, a medicação tira a dor do músculo, mas não é capaz de combater o estresse, e se tem estresse os músculos serão contraídos gerando dor, com isso, a pessoa tomará cada vez mais remédios.

Caso você queira recorrer aos medicamentos procure tomar relaxantes musculares prescritos por um especialista. Todavia, Vale ressaltar que os relaxantes possuem efeitos colaterais, portanto, o mais indicado é identificar os gatilhos que te levam ao estresse e combatê-los!

A acupuntura pode ser de grande valia para combater as dores na região das costas, causando o relaxamento dos músculos e da mente.

3 exercícios para a aliviar dores nas costas

Apoio de parede

dores-nas-costas-e-stress

Encoste a suas costas em uma parede, e em seguida, de um passo para frente. Contraia os músculos de toda a região abdominal, bem com, os músculos dos glúteos e deixe os quadríceps bem apertados. Abra os braços e coloque as mãos contra a parede.

Os braços precisam estar em uma altura que não gere desconforto para você. Empurre a parede com uma força mediana durante o período de três segundos e em seguida relaxe.

Esse exercício fortalecerá toda a musculatura da cadeia posterior, bem como, o relaxamento dos músculos e aliviamento da tensão. Você pode cadenciar a sua respiração durante esses três segundos, respirando (inspirar) profundamente o ar enquanto força a parede, e soltando o ar (expirar) quando terminar a contagem.

Faça no máximo dez repetições desse exercício. Você verá que as suas dores nas costas e stress irão desaparecer ao longo do exercício.

Apoio de parede lateral

dores-nas-costas-e-stress

Próximo da parede ainda, vira-se para o lado direito (não se esqueça de repetir para o lado esquerdo também). Mantenha os músculos do abdômen, glúteo e quadríceps contraídos. Estique os braços na altura da região peitoral e interlace as mãos. Leve os braços em direção à parede como se você quisesse empurrá-la.

O corpo precisa estar ereto, bem como, a respiração deverá estar normalizada e regulada (inspire pelo nariz e expire pela boca).  Faça cinco vezes para cada lado, contando três segundos para cada série.

Flexão nas pontas dos pés

dores-nas-costas-e-stress

De frente para a parede de um passo para traz, apoie as duas mãos sobre a parede, na altura dos ombros. Eleve os calcanhares do chão, contraia os músculos do abdômen, glúteo e quadríceps. Faça uma flexão em direção a parede, mantendo por três segundos nessa posição, em seguida retorna para a posição de partida.

Você pode retornar os calcanhares para o chão, relaxar e repetir o movimento por mais cinco vezes. Não se esqueça de trabalhar a respiração, pois colaborá com o alívio do estresse.

Compreendendo os gatilhos das dores nas costas e stress!

Obter a compreensão dos agentes causadores do stress é fundamental, pois, com isso, você consegue reverter o mecanismo que desencadeia o stress que resulta nas dores nas costas. Mude o seu estilo de vida, não se cobre demasiadamente, relaxe, separe alguns minutos de pausa quando estiver trabalhando.

queda-da-cabelo-stress

Leia livros, visite parques e museus, bem como, saia com seus amigos e/ou familiares. Não leve a vida tão a sério! Tente rir das aversidades e se xingarem você no transito caótico, simplesmente respire fundo, mentalize bons fluídos e siga em frente na sua trajetória!

Gostou da matéria? Comente como você lida com as dores nas costas ocasionadas pelo stress.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui