Dormir com o cabelo molhado pode danificar os fios?

Compartilhe
dormir-com-o-cabelo-molhado

As vezes bate aquela preguiça de secar as lindas madeixas, o tempo está curto, ou você simplesmente “apaga”. Descubra o que acontece com seus fios ao dormir com o cabelo molhado.

Perigos causados por dormir com o cabelo molhado

1. Resfriado

Sabe quando a vovó dizia “não durma com o cabelo molhado porque vai pegar um resfriado”, pois é, ela tinha razão! O fato de simplesmente estar com os fios molhados não vai automaticamente causar o resfriado, mas vai propiciar o desenvolvimento dele. Isso acontece devido à alteração brusca de temperatura, pois a parte da cabeça fica mais fria que outras regiões do corpo, enfraquecendo o sistema imunológico.

“Além disso, o pescoço também fica mais frio e isto diminui a defesa da garganta, dando oportunidade para que vírus ou bactérias se multipliquem e causem os sintomas da gripe.”

— Dra. Ana Escobar

2. Fungos

O atrito entre os fios molhados e o travesseiro desenvolvem um ecossistema bacteriano, pelo contato do quente com o frio. Esse ambiente é ideal para alguns tipos de fungo, sendo os mesmos que deixam odores desagradáveis em toalhas molhadas que ficam guardadas em local sem arejamento, por exemplo.

3. Calvície

Os microrganismos não se contentam em ficar apenas no travesseiro. Normalmente, eles passam para a cabeça, desenvolvendo o fungo Tinea capitis, que destrói algumas áreas dos cabelos, desencadeando falhas em várias regiões capilares. Além dos “buracos na cabeça” da calvície, esse tipo específico de fungo é contagioso, logo, quem dorme com você ou tem contato frequente também pode pegar.

4. Fios fragilizados

O contato do fio molhado com o travesseiro também pode causar a quebra, queda e fraqueza dos fios, principalmente para quem tem cabelos longos. Isso acontece pois os fios não conseguem “respirar”, causando ressecamento. Devido a isso, o corpo entende que precisa produzir mais óleo para auxiliar na hidratação da raiz, logo, a raiz fica oleosa e as pontas “arrepiadas” e duplas.

5. Caspa

dormir-com-o-cabelo-molhado
dormir com o cabelo molhado

Colocar o cabelão molhado no travesseiro também propicia o desenvolvimento da dermatite seborreica, causada pelo fungo Melasezzia furfur. Os sintoma mais comum é a caspa, mas em casos graves, pode até mesmo apresentar feridas.

A dermatite seborreica atinge por volta de 20% da população do mundo, entretanto, somente 3% das lesões cutâneas são clinicamente relevantes. No caso desta doença, os homens são mais atingidos do que as mulheres, e ela costuma aparecer ou nos primeiros anos de vida ou logo após o fim da puberdade.

Se as lesões já tiverem aparecido alguma vez, acaba se tornando uma doença crônica, que costuma reaparecer depois de algum tempo, com picos de agravamento das feridas, precedidos de melhora dos sintomas e desaparecimento, sendo um ciclo. Por isso é tão importante prevenir a doença.

6. Dificuldade para dormir

Devido à coceira e à caspa, o ciclo de sono pode ser interrompido pois os comichões e bactérias fazem com que o couro cabeludo coce muito. Deste modo, a pessoa acaba acordando várias vezes para coçar a cabeça e as vezes nem consegue dormir.

tinos-mulher

Não tenho tempo para secar o cabelo, e agora?

Ficar um dia ou outro sem secar o cabelo antes de dormir não é tão prejudicial, o problema é a frequência com que isso acontece, então é importante não tornar um hábito.

Se num dia em especial, estiver sem tempo para secar o cabelo, você pode tomar algumas atitudes para que o aspecto do seu cabelo fique bonito (não se esqueça de tirar ao menos o excesso de umidade com a toalha).

Fronha de cetim

Utilizar este tipo de fronha diminui o atrito dos fios com o travesseiro, pois permite uma maior movimentação, assim, o cabelo não fica com ar de danificado ao acordar.

Trançar os cabelos

Aplicar um mousse e fazer trança fazem com que o cabelo esteja cheio de ondas definidas pela manhã.

Cabelos enrolados

Para quem já possui o cabelo encaracolado, a dica consiste em colocar a cabeça para baixo, prender os cabelos com um elástico e deixar as pontar soltinhas.

Penteados

Prender os cabelos com um coque no topo da cabeça traz um ar sofisticado e clássico, sendo uma ótima maneira de disfarçar os fios amassados sem exigir muito tempo.

Costuma dormir com o cabelo molhado? Seu couro cabeludo apresenta algum dos problemas citados acima? Conte-nos aqui nos comentários.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui