Tratamento para asma: como prevenir a falta de ar repentina?

Compartilhe
tratamento-para-asma
tratamento para asma

A asma é um problema de longo prazo nos tubos que transportam ar para os pulmões, que pode dificultar a respiração. Essas vias aéreas ficam tão estreitas que o ar não pode se mover livremente. Pode causar sibilos (chiados no peito) graves e falta de ar, conhecidos como ataques de asma. Descubra o melhor tratamento para asma!

Além dos sintomas mais comuns, as crises também podem desencadear tosse seca ou com catarro, ansiedade, aperto no peito, irritabilidade e um acelerado ritmo cardíaco.

Sistema Imunológico

O número de pessoas com asma vem aumentando constantemente há décadas. Alguns pesquisadores sugerem que é por causa de uma melhor higiene: a teoria é que menos infecções na infância levam a sistemas imunológicos subdesenvolvidos, o que significa um risco maior de asma.

Também pode ser pela utilização de mais sprays de limpeza doméstica, que pode causar uma alergia à produtos químicos, que levam às crises asmáticas.

Em qual idade se desenvolve?

Normalmente, se desenvolve durante a infância, mas pode afetar pessoas de qualquer idade. Quem possui alergias, pais ou familiares próximos com asma, tem uma maior propensão a ter essa condição.

Asma Ocupacional

Alguns tipos de trabalho podem aumentar a chance de ter asma quando adulto, como trabalhar em uma fábrica ou em outro lugar onde se esteja regularmente em contato e respirando produtos químicos ou poeira.

Fumar

Vários estudos sugerem que adolescentes e adultos que fumam são mais propensos a ter asma. Há também fortes evidências de que o fumo passivo pode causar a doença, crianças que ficam ao redor de pessoas que fumam por exemplo, têm uma chance maior de ter asma cedo.

Sobrepeso

Nos Estados Unidos, 4 em 10 adultos com asma são obesos. Ainda não se sabe ao certo qual o nível de interferência da obesidade na asma, porém, o que pode-se observar é que excesso de tecido adiposo (gordura) propicia qualquer tipo de inflamação e infecções quando a imunidade está baixa. Como a asma é uma inflamação crônica das vias aéreas, é possível que o sobrepeso tenha sim uma ação muito forte sobre isto.

reposicao-hormonal

O que causa ataques de asma?

Certos gatilhos podem piorar a inflamação nas vias aéreas. O inchaço torna o espaço interior menor. Ao mesmo tempo, seu corpo pode produzir muco extra que entope essas vias aéreas. Veja abaixo alguns elementos que podem desencadear uma crise asmática:

Tratamento para asma

tratamento-para-asma
tratamento para asma

“A asma geralmente pode ser controlada com inaladores de resgate, que tratam os sintomas, e inaladores de controle (esteroides), que os previnem. Os casos graves podem exigir inaladores de ação prolongada que mantêm as vias aéreas abertas, bem como esteroides orais.”

— Hospital Israelita Albert Einstein

Além do tratamento através de nebulização, inalação ou medicamentos broncodilatadores ou corticoides, algumas atitudes simples também pode facilitar a vida do asmático, e tudo isso começa dentro de casa!

  1. Procure manter a casa limpa, para que os pelos dos animaizinhos ou o pó não estejam sempre em contato com as vias aéreas;
  2. dê preferência a edredons, fronhas e capas antialérgicas e tapetes de plástico, tudo isso ajuda na prevenção das crises e na redução do acúmulo de ácaros nos ambientes;
  3. aquecedores ou ares condicionados ressecam o ar, por isso, é importante usá-los somente em extrema necessidade;
  4. procure deixar os pets nas áreas externas ou de serviço, para que dificulte o acúmulo de microrganismos alérgenos e pelos pela casa;
  5. a ingestão de muito líquido ajuda no alívio dos sintomas da asma;
  6. No caso das crianças, evite que elas tenham contato com bichos de pelúcia muito peludos, pois eles acumulam pó, pelo e ácaros com muita facilidade.

Em alguns casos, a asma também pode ser causada por fortes crises emocionais, como ansiedade ou depressão. Se a doença for desencadeada por estes problemas, é importante consultar um profissional especializado, como um psicólogo. Não se prive! A terapia é algo muito importante, a saúde mental também precisa de cuidados.

Qual tratamento para asma você utiliza? Sua asma é controlada ou ainda tem fortes crises? Deixe seu depoimento aqui no Saudável e Feliz!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui