Idade da menopausa

Compartilhe
idade-da-menopausa
Com quantos anos você entrou na menopausa?

Qual é a idade da menopausa? Existem muitos questionamentos em torno do momento em que ocorrerá a nossa última menstruação, pois se trata da abertura do portal para nós mulheres, de uma nova perspectiva de vida. Precisamos lidar com a maturação corporal, o fim do ciclo reprodutivo, e para muitas, ainda há o infortúnio dos sintomas do climatério.

Haja questões para lidar! Não é mesmo? Cada uma de nós possui um reloginho, que de tempos em tempos desperta para uma nova fase corpórea, que irá reverberar em todos os âmbitos de nossas vidas. A menopausa mesmo é uma fase, que quando o relógio insiste em sinalizar, junto com o barulho do despertador, (que para algumas pode soar como um canto de um rouxinol, e para outras como um piado de um cuco afoito) vem a mudança. Independentemente de como soa a música para você, ela será sinônimo de alteração. Mas a pergunta que não quer calar é: qual é a idade da menopausa?

reposicao-hormonal

Cada corpo uma regra!

Somos plurais! Portanto, cada mulher terá o tilintar do seu relógio no momento certo, que não necessariamente será no mesmo período que uma outra conhecida. Existem probabilidades, mas quando se diz respeito a saúde, nem sempre os números serão capazes de mensurar esses fatos com exatidão.

A medicina e os estudiosos que debruçam sobre a saúde da mulher, relatam que a idade da menopausa está entre 45 a 55 anos. Nós temos aí uma década de variável, o que se tratando de uma vida é muito tempo. Em dez anos muitas coisas acontecem.

Portanto, não pegue como referência o relógio de sua amiga, assim como cada menina recebe individualmente a carta de entrada na vida reprodutiva, a mulher receberá o seu comunicado alertando sobre o final dela.

“A mulher nasce com o número de células pré-estabelecidas. A menopausa é cientificamente quando os ovários não têm mais óvulos para liberar e acaba a produção do estrogênio estradiol, que é o hormônio mais atuante na fase reprodutiva da vida feminina. Então, se ela já nasce com um número pré-determinado de células, é isso que determina a idade em que ela entrará na menopausa.”

-Susiane Brichta, Ginecologista.

Casos a parte da idade da menopausa

Não podemos deixar de mencionar, os casos em que a idade da menopausa pode se dar prematuramente. Inúmeras são as disfunções, doenças ou situações que podem antecipar esse processo. Veja a seguir alguns fatores que interferem no seu relógio biológico:

Há estudos que encontraram uma correlação entre menopausa precoce e o tratamento para alguns tipos de câncer, acredita-se que os medicamentos possam alterar a idade da mulher menopausar.

O relógio despertou para mim um ano antes

É comum o relato de mulheres que começaram a sentir os sinais das mudanças endócrinas, um ano antes do que normalmente é esperado. Elas informam que com 44 anos foi a idade da menopausa.

Os sintomas apresentados são bem parecidos com os mencionados por pessoas que iniciaram após os 50 anos. Entretanto, podem ocorrer de maneira um pouco mais atenuada, e é onde mora o problema, pois aquela leve irritação, aquela insônia que acomete de vez e quando, podem sinalizar a chegada de uma nova fase, todavia, não estamos atentas aos sinais. Se você está com 44 anos e apresenta alguns dos sintomas abaixo, não deixe de consultar o seu ginecologista:

fases-da-menopausa
Infográfico das fases da menopausa – Saudável e Feliz.

O que o futuro nos reserva?

Independente do dia em que o relógio tocar para você, na medida do possível encare essa nova jornada como uma nova possibilidade de enxergar o mundo por um novo viés. A menopausa não é, e não pode ser uma sinalização do declínio do vigor feminino. Encare como uma nova fase para se reinventar e se redescobrir, pois não é apenas um comunicado alertando sobre o final de nossas vidas reprodutivas, e sim, um ingresso para um novo mundo de possibilidades. Nunca é tarde para ser feliz!

Concluímos o nosso texto com um pequeno trecho do poema de Cora Colarina, que é o pseudônimo da ilustre Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, que foi um poetisa e contista brasileira, que publicou o seu primeiro livro quando já tinha 76 anos de idade. Pois, nunca é tarde para nós mulheres sonharmos! Leia a seguir:

Ofertas de Aninha – (aos moços)

Eu sou aquela mulher

a quem o tempo

muito ensinou.

Ensinou a amar a vida.

Não desistir da luta.

Recomeçar na derrota.

Renunciar as palavras e pensamentos negativos.

Acreditar nos valores humanos.

Ser otimista.

Cora Coralina, 1984.

hormonios-femininos

Qual é a idade da sua menopausa? Nós queremos saber! Conte-nos a sua história, ela com certeza tem muito a nos ensinar. Compartilhe. Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui