Acne depois dos 40: por que ela aparece na vida adulta?

Compartilhe
acne-depois-dos-40

Acha que a acne depois dos 40 é algo incomum? Que nada! As espinhas afetam até 40% das mulheres após os 25 anos, de acordo com a dermatologista francesa Vivien Yamada.

Por que a acne aparece após os 40?

Muitas podem ser as causas da acne, mas após os 40, o principal motivo são as disfunções hormonais, como por exemplo, o aumento da ação de hormônios masculinos (testosterona) na mulher. Quando são causadas por este motivo, as espinhas costumam aparecer a princípio no queixo e na mandíbula, surgindo na maioria das vezes no período menstrual ou na menopausa.

Além disso, a maquiagem, poros entupidos, aumento da produção de sebo, estresse, atividade bacteriana, anticoncepcionais de progesterona, excesso de carboidratos, leite animal, medicamentos ou a Síndrome do Ovário Policístico podem causar estas pequenas inflamações na pele.

Muitas vezes o dermatologista pede um tratamento em conjunto com o ginecologista, para analisar e tratar o problema por dentro e por fora.

awplus-up

O que a acne depois dos 40 pode revelar sobre nossa saúde?

  • Na testa: a acne nesta região da face pode estar refletindo problemas no sistema digestório e na bexiga;
  • abaixo da testa: pode mostrar problemas do coração. O coração é um órgão que bombeia o sangue para todo o organismo. Se você estiver muito estressado devido à má alimentação, vida sedentária, estresse físico e mental, então não só estará propenso a ter espinhas abaixo da testa,mas seu corpo todo também poderá ser atingido;
  • nas orelhas: pode apontar problemas nos renais. Quando os rins não são cuidados corretamente, podemos notar espinhas grandes e doloridas na orelha;
  • acne nas pálpebras e entre as sobrancelhas: pode apontar problemas do fígado. Oleosidade, vermelhidão, descamação e espinhas nesta região podem indicar que seu fígado está trabalhando em excesso e necessita de uma limpeza;
  • acne nas bochechas: pode revelar problemas nos pulmões e do sistema respiratório. As erupções de espinhas nas bochechas podem estar relacionadas ao estresse, tabagismo, asma, alergias e infecções pulmonares.

 Tratamentos naturais com máscaras

Açafrão da terra (cúrcuma)

acne depois dos 40
Acne depois dos 40

A cúrcuma ou açafrão da terra tem um grande efeito cicatrizante, por isso, pode ajudar muito contra espinhas e rosáceas.

Ingredientes

  • 1 colher de sobremesa de cúrcuma em pó;
  • 1 colher de sobremesa de mel;
  • 1 colher de sopa de leite.

Modo de preparo

  1. Coloque o açafrão numa pequena vasilha de vidro;
  2. acrescente o mel e o leite;
  3. misture bem os três ingredientes e, até obter consistência;
  4. espalhe no rosto com uma colher;
  5. quando notar que ela já secou na pele, lave normalmente.

Pesquisadores analisaram uma substância encontrada no açafrão da terra, chamada de curcumina. Descobriu-se então que este ingrediente pode auxiliar no tratamento de câncer de pele.

“Nossos testes demonstraram que ela matou 90% de células de melanoma. A curcumina pode agir de duas maneiras: impedindo o crescimento das células cancerosas e provocando a morte celular, aniquilando o tumor.”

Marcella Carneiro, pesquisadora da UFG.

Argila preta

Também chamada de lama vulcânica, a argila preta é muito utilizada para desintoxicar a pele, principalmente as mais oleosas. Ela ainda possui dentre seus benefícios: ação anti-inflamatória, antiartrósica, absorvente, previne o estresse e renova o couro cabeludo.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de argila preta;
  • 1 colher de sopa de água (mineral ou filtrada).

Modo de preparo

  1. Misture a argila e a água até que se obtenha uma consistência cremosa;
  2. limpe a pele;
  3. aplique a máscara sobre o rosto e deixe agir por 40 min.

reposicao-hormonal

O poder do zinco

Estudos realizados apontam que pessoas com acne possuem baixo nível de zinco, em relação à quem tem a pele limpa. A ingestão de zinco é capaz de reduzir em 50% a acne, pois possui os seguintes benefícios:

  • Bactericida: estudos de proveta apontam que o zinco é um importante bactericida quando se trata das bactérias causadoras da acne, e é ótimo pois o organismo não irá criar resistência, como no caso de antibióticos;
  • anti-inflamatório: diminui a resposta inflamatória de bactérias. Quando estas bactérias dominam o poro entupido, elas podem causar uma forte irritação na região: este é um motivo pelo qual as espinhas ficam avermelhadas e doloridas. Análises apontam que a pele com acne possui uma reação muito mais forte do que a pele normal. O zinco pode é capaz de equilibrar a inflamação e bloquear o efeito de bactérias sobre a pele;
  • protetor: reduz a ativação de queratinócitos, que produzem a queratina, proteína que une células da pele.

“O excesso de queratina impede que as células se separem e leva ao bloqueio dos poros, como é o caso na acne. Ao reduzir queratina, o zinco ajuda a manter os poros da pele abertos.” Zero Acne;

  • bloqueador de DHT: diminui o efeito que os hormônios têm sobre a cútis.

Sofre com a acne depois dos 40 anos? Como trata? Conte-nos aqui no Saudável e Feliz!

Deixe um comentário

3 COMENTÁRIOS

  1. Mulher só sofre, depois dos 40 era ser ser tudo tranquilo, mas tudo piora, excesso de mestruacao, acnes, queda de cabelo, excesso de gorduras, cabelos brancos, hormônios. Alguma dica de remédios ?

  2. Olá, tenho 41 anos e posso te dizer, o que realmente ajudam a lidar com esse período sao os exercícios físicos, principalmente a musculação e mudança na alimentação.
    Diminuir ou retirar farinha de trigo, leite e derivados, faça a experiência, fique pelo menos umas 8 semanas sem consumir esses alimentos e comece a fazer atividades e notará com certeza uma grande mudança.
    Remédios são para “remediar”, não resolvem, só devem ser usados em último caso, mas sem mudança de mal hábitos por um estilo de vida mais saudável, é praticamente impossível viver bem e com saúde.

    • Sarita Salv! Você está certíssima! Realmente cuidar da alimentação e praticar atividades físicas com frequência é muito importante 😊

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui