Conheça os benefícios do azeite de oliva extravirgem

Compartilhe
azeite de oliva

Aquela história que você provavelmente já ouviu de que toda gordura faz mal não é verdade, muito pelo contrário. O azeite de oliva extravirgem é a prova de que existe uma gordura boa, capaz de oferecer diversos benefícios à saúde, quando usada na medida certa.

Benefícios do azeite de oliva

O azeite de oliva extravirgem é rico em ácidos graxos monoinsaturados que melhoram o nível de gordura no sangue, baixando o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom.

Esse azeite é tão puro que seus benefícios podem ser comparados aos de um suco natural de frutas, pois ele é prensado a frio, desta forma são preservados os antioxidantes da azeitona como os polifenóis e a vitamina E.

Já os outros óleos vegetais passam por solventes químicos e outros processos, por isso perdem grande parte de seus benefícios.

idade-da-menopausa

Os antioxidantes presentes no azeite previnem as ações dos radicais livres, que provocam o aumento do colesterol e o acúmulo de placas de gorduras nos vasos, apontou um estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista em Botucatu, no interior de São Paulo.

Além disso, a cada dia surgem mais evidências à favor do azeite, cientistas europeus provaram que consumi-lo regularmente pode impedir que gorduras fiquem depositadas na barriga, onde fica o tipo gorduroso mais perigoso para o coração.

O azeite também ajuda a proteger a pele contra as ações dos raios ultravioletas, combater dores e inflamações, facilitar a digestão e estimular a absorção de cálcio nos ossos. São por esses e outros benefícios que o azeite de oliva é apelidado pelos mediterrâneos como “ouro líquido”.

Azeite de oliva – 30 g (uma porção)
Calorias 265kcal
Carboidratos
Proteínas
Gorduras totais 30 g
Gorduras saturadas 4,14 g
Gorduras monoinsaturadas 21,89 g
Gorduras poli-insaturadas 3,16 g
Cálcio
Potássio
Ferro 0,17 mg
Fósforo
Sódio 1mg
Vitamina E 4,30 mg
Vitamina K 18,10 mcg

tabela do Departamento de Agricultura dos EUA

Como o azeite de oliva é consumido?

azeite-de-oliva

O azeite pode ser usado naturalmente, para temperar saladas, pratos com peixe, massas, carnes, entre outros. Ao ingerir um pão, procure comê-lo com azeite, pois é uma alternativa saudável à margarina, que é fonte de gordura trans. Além disso, ele pode ser usado também para preparação de receitas de molhos e até pratos cozidos ou frituras.

Agora que você sabe mais sobre os benefícios do azeite de oliva, que tal incluir ele no seu cardápio diário? Faz bem para a saúde e ainda é super saboroso. Desfrute!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui