A menopausa é um período delicado para a mulher. Com ela vêm diversos sintomas que podem acabar causando profundo desconforto. Um dos mais conhecidos é o “fogacho”, ou as ondas de calor, que podem ser bem desagradáveis, principalmente os suores noturnos.
Se você está começando a apresentar esses sintomas, veja sete dicas para reduzir suores noturnos durante a menopausa:
Consuma produtos a base de soja
A soja, por conter isoflavona concentrada, é uma importante aliada para reduzir as sensações de suores noturnos. Essa substância atua no equilíbrio dos níveis hormonais femininos de forma natural. Desta forma, a maioria dos sintomas da menopausa, entre eles o fogacho, acabam diminuindo de acordo com o consumo de produtos a base de soja.
O consumo da soja pode ser realizado de inúmeras formas, pois ela é completamente versátil, você encontra ela na versão em farinha, leite, grãos, óleo, texturizada e até mesmo como tofu. O que não faltam são maneiras de aproveitar os benefícios da soja e combater os suores noturnos.
Você pode acrescentar na sua dieta também a linhaça e o peixe! Você verá como os sintomas da menopausa irão reduzir. O peixe é rico em ômega-3 e a linhaça possui fitoesteroide.
Beba água com gelo
Durante as ondas de calor, você pode amenizá-las bebendo algo refrescante – principalmente porque é importantíssimo se manter hidratada nessa fase da vida. A melhor opção é beber água com gelo, pois a bebida gelada irá amenizar a sensação de calor interno imediatamente, sem trazer outras sensações de ressecamento (no caso de bebidas cítricas, por exemplo). Por isto, deixe sempre gelo preparado para colocar no seu copo de água quando as crises de suores noturnos começarem.
Beber água gelada, além de combater os fogachos noturnos, também ajudará você a perder peso. Isto por que, quando bebemos a água com gelo a nossa temperatura corporal cai. O nosso organismo precisa reequilibrar essa alteração e, com isso, gasta calorias para deixar tudo como estava antes.
Evite estimulantes
Estimulantes como chocolate, café, pimenta, gengibre e outros tipos de alimento dão sensação de calor e elevação de temperatura interna ao serem ingeridos. Se consumidos principalmente a noite, causam sensação de calor interno que pode contribuir para aumentar o fogacho e também ocasionarem dificuldades no sono e insônia. Por isso, evite comer estes alimentos, principalmente próximo ao horário de dormir, para evitar os suores noturnos.
Em contra partida, existem alguns alimentos que colaboram com a baixa da temperatura corporal, são eles: pepino, água de coco, melancia, abobrinha, espinafre, tomate e brócolis. Isso por que, eles ofertam uma abundância incomparável de água que ajudará o seu organismo a restabelecer a temperatura.
Cuidado com atividades físicas
As atividades físicas são recomendadas para amenizar todos os sintomas da menopausa. Porém, se você sente suores noturnos, o ideal é que você se exercite até, no máximo, três horas antes de você ir descansar. Isto porque ao praticar estas atividades, você aumenta a ação do seu metabolismo, o que faz com que ele produza mais calor. Mas não deixe de fazer exercícios! Apenas faça-os preferencialmente mais cedo, ou então evite-os próximo do horário de dormir.
Use roupas de algodão
Roupas de algodão permitem uma maior circulação de ar na sua pele, o que causa uma sensação de frescor. Roupas de tecido sintético dificultam a transpiração, aumentando a retenção de calor no tecido cutâneo. Se possível, na hora de dormir, deite-se com o mínimo de roupa possível, de preferência com tecidos leves e que não apertem o corpo, para tentar minimizar os suores noturnos.
As camisolas de algodão são ótimas, pois além de serem mais arejadas, elas sãos frescas e permitem uma maior ventilação.
Opte também por lençóis e colchas de materiais que possam colaborar com a circulação do ar, deixando a sua pele mais livre para transpirar e, com isso refrigerar a pele, abaixando a temperatura.
Deixe uma esponja ao seu lado
Para aliviar rapidamente os sintomas dos suores noturnos, principalmente enquanto estiver dormindo, deixe uma esponja com água fresca ao seu lado. Assim que as ondas de calor começarem, molhe a esponja e bata levemente em sua testa, colo e nuca. A água ajudará a refrescar a pele, diminuindo o desconforto.
Caso você não tenha uma esponja, você pode usar um pedaço de pano. Molhe-o na água torça-o para tirar o excesso de líquido e aproxime-o de algumas regiões do seu corpo a fim de diminuir a sensação de calor, batendo-o suavemente sobre a pele.
Opte por usar água gelada com a esponja ou com o pano, pois irá aumentar a sensação de frescor e de alívio.
Mantenha a calma, suores noturnos tem tratamento
Durante as crises de ondas de calor, muitas mulheres acabam se estressando com as sensações incômodas e incontroláveis do “fogacho”. Afinal, ser acordada com ondas de calor passageiras que vão e voltam não é uma situação nada agradável. Porém, quanto mais estressada você ficar, piores serão as sensações de calor. Isto porque, ao elevar o nível de estresse, o seu corpo se agita e acaba aumentando também sua temperatura corporal.
Por isso, a dica para ajudar a controlar os suores noturnos é manter a calma. Dessa maneira o desconforto irá passar. Não fique agitada, pois só aumentará a sensação térmica. Respire fundo! Tenha como recurso de combate aos calorões, as nossas dicas apresentadas na matéria e fique bem.
Dica extra: Active Woman Plus
Essa dica extra é para os casos em que os suores noturnos estão afetando o seu bem-estar, bem como, a sua saúde. É quando até mesmo os recursos caseiros apresentados aqui, já não ajudam mais aliviar os incômodos.
O produto Active Woman Plus, conhecido pelas mulheres como AW plus, é um produto completamente natural que contém prímula, ômega-3 e 6, gérmen de soja e linhaça, juntos esses ativos promovem o alívio dos sintomas da menopausa, principalmente dos suores noturnos.
Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!