Astigmatismo e miopia como tratar?

Compartilhe
astigmatismo-e-a-miopia

Astigmatismo e miopia têm cura? Como tratar esses dois erros oculares? Astigmatismo e miopia são duas doenças da visão muito comuns em nosso país e, dependendo do grau dessas doenças os profissionais podem recorrer aos óculos, lentes de contato ou até mesmo uma cirurgia para efetuar a correção (tratamento).

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é um erro refrativo num determinado eixo, em que a imagem na retina surge desfocada. O astigmatismo está entre os problemas de visão mais frequentes e que pode estar associada a outros erros refrativos ou mazelas nos olhos.

astigmatismo-e-a-miopia
A diferença entre uma boa acuidade e uma visão com astigmatismo.

“No olho com astigmatismo, os objetivos são focadas em mais do que um ponto, distorcendo desta forma a visão, isto é, as imagens sofrem uma distorção ao passarem pela córnea e, como tal, surgem desfocadas quando projetadas na retina. Consequentemente na visão com astigmatismo, as imagens transmitidas ao cérebro estão desfocadas ou distorcidas provocando visão turva ou visão “embaçada”.”

– Manuel Monteiro Pereira, Professor e Doutor em Oftalmologia.

Sintomas do astigmatismo

Causas

Quase sempre esse erro refrativo está presente, desde o nascimento da criança. Algumas doenças como, o ceratocone e a pterígio podem ocasionar o astigmatismo.

O que é miopia?

A miopia é um erro refrativo do globo ocular no qual a imagem dos objetos no olho é focada incorretamente, isto é, os objetos são focados à frente da retina, fazendo com que a visão dos objetos distantes pareçam turvas.

astigmatismo-e-a-miopia
A diferença entre uma boa acuidade e uma visão com miopia.

A miopia vai piorando com a idade. Os míopes necessitam de trocar de óculo ou lentes de contato com frequência. Normalmente, a miopia estabiliza aos 20 anos de idade.

“O míope é o individuo que padece de miopia e que apresenta dificuldade em ver ao longe. Um doente míope pode ler facilmente a tabela de Jaeger (leitura de perto), mas possui dificuldades para ler a tabela de Snellen (leitura de longe). Por se tratar de um problema de visão muito comum (ver mal), por vezes, o significado de míope é também utilizado noutros contextos.”

– Manuel Monteiro Pereira, Professor e Doutor em Oftalmologia.

Sintomas da miopia

  • Visão turva (embaçada) de longe;
  • Dores de cabeça;
  • Vista cansada;
  • Semicerrar dos olhos para ver melhor.

Causas

  • Histórico familiar;
  • Alteração da curvatura da córnea;
  • Axial;
  • Maturação ocular.

Astigmatismo miópico

A junção dessas duas mazelas é muito comum em nossa população. Os dois erros refrativos existem paralelamente, e podem impactar socialmente na vida das pessoas, gerando muito incomodo e dificuldade de identificação visual.
quer-saber-como-seu-corpo-funciona

O astigmatismo e miopia têm cura?

Esses dois erros oculares não têm cura, todavia, é possível realizar a correção do desvio, ocasionando mais qualidade de vida para a pessoa afetada. A boa acuidade visual é suplantada através de objetos corretores auxiliares (óculos e lentes de contato) ou pela cirurgia ocular.

Diagnóstico para o astigmatismo e para a miopia

Alguns exames oftalmológicos podem ser realizados com o intuito detectar o erro ocular, são eles:

  • Pentacam (mapas topográficos e paquimetria);
  • Teste de visão de cores;
  • Tonometria (medição da pressão ocular);
  • Exame da retina, mácula e disco ótico;
  • Análise da acuidade visual de longe (Snellen) e de perto (Jaeger);
  • Exame na lâmpada de fenda do segmento anterior ocular;
  • Testes dos movimentos oculares.
astigmatismo-e-a-miopia
Exame de Snellen (apurar a acuidade da visão de longe).

A correção dos erros oculares em prol da boa acuidade visual

Conforme foi mencionado na matéria, a correção desses erros é possível! Todavia, a idade será o fator que determinará qual tratamento (correção) será mais adequada.

Até os quinze anos do paciente, o especialista pode recorrer aos objetos corretores auxiliares (óculos e lentes de contatos), após os vinte anos quando provavelmente o grau do erro já se estabilizou é possível realizar uma cirurgia ocular.

A cirurgia de astigmatismo e da miopia

Quando existe miopia e astigmatismo, a cirurgia permite a correção nos dois erros refrativos. O método utilizado pode ser através do laser LASIK ou do PRK. O especialista é quem irá avaliar as condições e os possíveis riscos da operação, podendo, recorrer a outro procedimento se for necessário. Quando não é possível realizar a cirurgia, é muito comum recorrer às lentes intraoculares.

Astigmatismo e miopia podem ser corrigidos, portanto, procure um especialista de sua confiança e trate da sua acuidade visual! Cuide-se!

Catarata-na-menopausa

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui