Hortelã para os cabelos: você sabe o que essa planta faz com os fios?

Compartilhe
hortela-para-os-cabelos
hortelã para os cabelos

Que essa planta traz é muito boa quando o assunto é resfriado todo mundo já sabe, mas você conhece os benefícios da hortelã para os cabelos? Veja tudo aqui!

Óleo de Hortelã

O tipo de hortelã mais usado para fins cosméticos é a hortelã-pimenta (Mentha piperita), sendo um resultado híbrido da Mentha aquatica e Mentha spicata. Desta espécie se extrai o óleo essencial através de destilação a vapor, que é muito poderoso.

Existem muitos meios de desfrutar dos benefícios da hortelã-pimenta, mas é muito melhor utilizá-la na forma natural em vez de industrializada. É importante ressaltar também que sua forma não diluída não é recomentada, já que é muito potente e pode causar sensibilidade.

O óleo essencial da hortelã possui vitaminas A e C, cobre, ferro, manganês, folato, magnésio, potássio, cálcio e ômega 3.

Os componentes de destaque da hortelã são o mentol e a cânfora, pois são os elementos que trazem o cheiro forte e o aspecto quente e depois fresco. Isso faz com que a folha seja usada em vários tipos de cosméticos e produtos no geral, como: shampoos, condicionadores, hidratantes, cremes dentais, sabonetes, aromatizantes, amaciantes, chicletes, balas, antissépticos bucais, etc.

O que são exatamente óleos essenciais?

“Eles são compostos pelas essências de uma estrutura orgânica de qualquer parte de uma planta – folhas, fruto ou sementes. Podem ser usados nos cabelos, pele, em banhos, aromaterapia e até na alimentação.”

— Cabeleireiro Marcos Proença.

E as madeixas?

O óleo de hortelã tem propriedades anti-microbianas e anti-sépticas, o que limpa o couro cabeludo, equilibra o PH capilar, elimina a caspa e auxilia na redução da oleosidade, prevenindo irritação e piolhos.

Além das propriedades citadas acima, esta plantinha ainda pode aliviar o couro cabeludo seco, estimular o crescimento dos fios e dar brilho aos cabelos de forma saudável e natural.

Esse crescimento dos cabelos ocorre por causa do aumento da circulação sanguínea na região, quando aplicado e massageado na cabeça.

“O óleo essencial de Hortelã-Pimenta tem propriedades estimulantes. Ele penetra através da superfície do couro cabeludo e estimula os folículos do cabelo. Ele promove uma circulação sanguínea e o crescimento do cabelo. Proporciona raízes de cabelo mais forte, fornecendo uma nutrição adequada.”

— Terapeuta capilar Dagem Azevedo, da Academia Brasileira de Tricologia (ABT).

Você pode tranquilamente acrescentar o óleo em seu shampoo ou condicionador, assim, ele passará as propriedades para seu produto, mas dê preferência à cosméticos naturais.

Receitinhas simples de hortelã para os cabelos

Para fios brilhantes

Ingredientes

  • Aipo;
  • hortelã;
  • água.

Modo de preparo

Ferva o aipo e as folhas de hortelã na água por 20 minutos. Estique as folhas e use a água para enxaguar o cabelo. Este líquido irá limpar e fortalecer seu cabelo, além de propiciar o crescimento.

Para eliminar a caspa

Ingredientes

  • Hortelã;
  • limão;
  • argila Terra de Fuller.

Modo de preparo

Misture um pacote de folhas de hortelã, suco de limão e Terra de Fuller (Multani mitti), aplique-os em seu cabelo, deixe por 15 min. e depois retire, você poderá ver a redução da caspa!

Para hidratar os cabelos

hortelã para os cabelos
como usar a hortelã para os cabelos na hidratação?

Ingredientes

  • Hortelã;
  • creme neutro de base vegetal.

Modo de preparo

A hortelã é um condicionador natural e perfumado. Você pode adicionar à uma base neutra de creme. Pressione a folha, misture com o creme e coloque em seu cabelo, aumentando a maciez e deixando os fios mais lisos.

Para matar os piolhos

Ingredientes

  • Hortelã.

Modo de preparo

Lave as folhas de hortelã, pressione-as até obter seu óleo e extraia. Aplique óleo de hortelã no cabelo três ou quatro vezes por semana. A fragrância forte da hortelã afasta os piolhos naturalmente.

Para refrescar

Ingredientes

  • 100 ml de shampoo neutro (base de shampoo);
  • 15 gotinhas de óleo essencial de hortelã;
  • 5 gotinhas de óleo de lavanda;
  • 5 gotinhas de óleo de melaleuca;
  • 1 limão;
  • 1 cápsula de vitamina E.

Modo de preparo

Misture os ingredientes e despeje num frasco escuro, evitando assim que os óleos se oxidem. Se você possui fios secos, esse xampu pode ressecá-los um pouco mais, então neste caso,  adicione 1 colher de sopa de óleo vegetal (oliva, abacate, coco, amêndoas ou trigo).

Já usou a hortelã para os cabelos alguma vez? Quais foram os resultados? Tem mais alguma receita para indicar? Conte-nos aqui no Saudável e Feliz. Deixe seu comentário!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui