Benefícios do abraço: a demonstração de carinho que faz bem pra saúde!

Compartilhe
beneficios-do-abraco
Benefícios do abraço

Aquele carinho gostoso faz toda a diferença no dia a dia, podendo até mudar nosso humor! Veja os benefícios do abraço e descubra alguns tipos deles.

Alguns tipos de abraço

1. Abraço protetor

Neste tipo de abraço, a pessoa envolve seus braços em outra, que fica à sua frente. O abraço protetor traz sensação de segurança, responsabilidade e cuidado. A proteção traz sentimentos de segurança, apoio e estabilidade, trazendo energias positivas para quem recebe o abraço.

2. Abraço pelas costas

Neste abraço, uma pessoa fica virada de frente enquanto a outra a envolve pelas costas. Este abraço mostra o quanto as pessoas se importam umas com as outras e traz sensação de conforto.

3. Abraço camarada

As pessoas ficam frente a frente e costumam finalizar com aquele tapinha nas costas. Este é um tipo de abraço de amigos, passando alegria, parceria, amizade e afeto.

4. Abraço lento

Frente a frente, um parceiro envolve os braços na cintura do outro, enquanto o outro o abraça pelo pescoço. Trata-se de um abraço típico de amores jovens, que demonstra um grau de intimidade maior entre as pessoas. É uma poderosa forma de aproximação e combinação de sentimentos

5. Abraço parceiro

Este é o tipo de abraço dado lateralmente, aquele que costumamos ver nas poses dos jogadores de futebol ou na comemoração de amigos. Ele é considerado como um “meio abraço”, sem envolver completamente o corpo. Isso se trata de um sinal emocional, demonstrando parceria.

Benefícios do abraço

1. Protege contra o stress

beneficios-do-abraço

Estudos feitos pelo profº de psicologia da Universidade de Carnergie Mellon, nos EUA, Sheldon Cohen, conseguiram comprovar que o abraço é capaz de proteger do stress, ansiedade e depressão. Vai um abracinho aí?

2. “Colo de mamãe” reduz a ansiedade

beneficios-do-abraco

Estudos comprovaram que o abraço de mãe é capaz de diminuir a ansiedade. No ano de 2010, pesquisadores reuniram um grupo de 7 meninas, ambas com 12 anos de idade, e pediram a elas que solucionassem alguns problemas matemáticos, na frente de pessoas desconhecidas.

Ao participarem da atividade, seus batimentos cardíacos e os níveis de cortisol (hormônio do stress) foram medidos. 1/3 das meninas foi incentivada com um abraço de suas mães, o 2º grupo recebeu um telefonema e o 3º não teve interação.

O efeito foi muito positivo entre as adolescentes que receberam o abraço e o telefonema, pois seus níveis de ocitocina (hormônio do amor/felicidade) aumentaram consideravelmente, fazendo com que os grupos conseguissem completar os exercícios.

3. Ajuda quem tem dificuldade de expressar emoções

beneficios-do-abraco

Estudos feitos nos EUA, na Faculdade de Artes e Ciências da Universidade do Missouri, apontaram que indivíduos que sofrem de alexitimia (termo usado para pessoas que têm dificuldade de verbalizar emoções e descrever seus sentimentos) podem reduzir estes reflexos com o abraço.

Outras análises feitas por uma revista científica, a Personality and Individual Differences, mediram o afeto compartilhado em 921 pessoas diagnosticados com alexitimia.

Mesmo com problemas de relacionamento interpessoal, a comunicação e o afeto reduziu a aflição sentida por estas pessoas, e o abraço as fizeram liberar endorfina e serotonina (hormônio da felicidade).

4. Diminui a pressão arterial

beneficios-do-abraco

No ano de 2013, na Áustria, mais precisamente na Universidade Médica de Viena, uma pesquisa liderada por Jürgen Sandkühler (neurofisiologista) apontou que abraçar pessoas pode propiciar o bem-estar, diminuir a pressão nas artérias e melhorar a memória, entretanto, o efeito aliviador só aparece na quando em que o gesto é feito por alguém de confiança. Isso acontece porque a ocitocina é liberada na corrente sanguínea, trazendo sensação de relaxamento para o organismo.

5. Alivia a dor

A psicóloga da Universidade da Carolina do norte, Karen Grewn, também fez pesquisas sobre os benefícios do abraço e conseguiu mostrar que ele é capaz de aliviar dores. Karen e sua equipe reuniram mulheres que sofrem de enxaqueca, e na fase das análises, as voluntárias apresentaram uma melhora muito grande nas dores de cabeça. Chegou-se então à conclusão de que o cérebro recebe sinais de alívio da dor ao abraçar e ser abraçado por alguém.

6. Diminui o risco de infecções

benefícios-do-abraço-apaixonado

No período de estudos feitos sobre os benefícios do abraço, por Sheldon Cohen, 404 adultos foram selecionados e entrevistados por um período de 14 noites. Estas pessoas tiveram brigas e foram expostas ao vírus da gripe propositalmente pelo pesquisador. Nesta análise as pessoas que tiveram conflitos e receberam mais abraços não pegaram gripe e enfrentaram melhor as discussões.

“Chegamos à conclusão de que quem recebe um abraço de uma pessoa em quem confia transmite mais apoio e aumenta a própria frequência de abraços. Percebemos também que o abraço reduziu os efeitos nocivos do estresse.”

— Cohen

Agora que você sabe mais sobre os benefícios do abraço, que tal abraçar quem ama? Faz bem para a autoestima e também para a a saúde!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui