Benefícios da Maca Peruana

Compartilhe
Maca peruana

Antes de conhecer os benefícios da maca peruana, veja a origem desta planta e como ela era utilizada desde os primórdios.

A maca peruana, conhecida também como ginseng peruano é uma planta da mesma família do nabo, repolho, couve e mostarda. Originaria da região central do Peru, a planta é cultivada há mais de 3000 mil anos pelos povos da região da cordilheira dos Andes.

Seu formato é parecido com o de um rabanete, e o uso medicinal é feito das raízes da planta.

A maca peruana se popularizou no mundo devido a promessa de aumentar a libido e a fertilidade, onde recebeu o apelido de “viagra dos íncas”. Porém, existem comprovações científicas de que, a planta possa proporcionar vários outros benefícios a saúde.

Vaja a seguir quais são os benefícios da maca peruana, qual a finalidade, efeitos colaterais, bem como a dosagem a ser tomada.

Para que serve a Maca Peruana?

A maca peruana possuí um grande valor energético e nutritivo como a presença de fitoquímicos que trazem benefícios a saúde.

Há muitos anos a maca peruana é vista como um grande agente na produção da fertilidade, no aumento do desejo sexual, clareza mental e vitalidade. Ela é rica em minerais como o potássio, ferro, cálcio, zinco, fósforo e magnésio. Além de conter fibras, carboidratos, proteínas e ácidos graxos essenciais.

Estudos demonstraram que a planta possuí atividades antioxidantes e auxilia na produção natural de hormônios.

Benefícios da Maca Peruana

Benefícios da Maca Peruana
Benefícios da Maca Peruana

O maior destaque do benefício da maca peruana se atribui a libido e a fertilidade, porém existem uma série de benefícios proporcionados pela maca peruana, que talvez você não conheça e seria muito importante você saber.

Controle do diabetes

Devido a grande quantidade de fibras em sua composição a maca peruana diminui a absorção de glicose no organismo. Sem contar que, o uso regular inibe a ação da enzima que atua no processo de digestão, evitando a liberação de grandes quantidades de insulina de uma vez só. Que ao contrário favoreceria o diabetes.

Ajuda no controle dos sintomas da menopausa

A estabilidade hormonal é responsável por inúmeras funções biológicas, e por este motivo devem manter sempre o seu equilíbrio. Algumas vezes, os mecanismos de controle hormonal do corpo podem falhar, levando a excessos ou a faltas hormonais, resultando em doenças.

A maca peruana auxilia no controle da estimulação da produção hormonal, devolvendo o equilíbrio ao a organismo.

No geral mulheres sofrem muito mais com a desregulação do sistema hormonal, principalmente, quando entram na fase do climatério e menopausa. Neste período há uma grande perda natural de estrogênio, ocasionando uma série de sintomas como os fogachos, a irritabilidade, a insônia, a falta de libido, fadiga e secura vaginal.

Para amenizar estes sintomas a maca peruana age no estímulo da produção do estrogênio trazendo naturalmente o equilíbrio hormonal e assim diminuindo a sensação dos incômodos causados pela menopausa. Além disso auxilia nos sintomas da TPM em mulheres que se encontram em idade fértil.

Ajuda no emagrecimento

Um dos benefícios da maca peruana é auxiliar programas de emagrecimento, porque possui muitas fibras em sua composição, provocando o efeito de saciedade, reduzindo o apetite. Além de auxiliar no bom funcionamento do intestino, diminuir os inchaços abdominais e desconfortos.

Mesmo sendo uma grande fonte de carboidratos a maca peruana é eficaz nos programas de controle de peso. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os carboidratos não são os principais vilões do ganho de peso, o que deve ser feito para emagrecer de forma saudável é preocupar-se com a quantidade de calorias ingeridas e montar um plano de dieta que combine exercícios físicos.

Portanto, o uso único do alimento sem a prática de exercícios, ou uma mudança de hábitos não trará resultados esperados.

Melhora o humor

Por conter compostos vegetais chamados flavonoides, que provocam uma maior disposição e ânimo, a maca peruana reduz a ansiedade, melhora alguns distúrbios de humor, estresse, melhora a disposição e alivia os sintomas da depressão.

Protetor do coração

Por controlar os níveis de colesterol ruins (LDL) e aumentar as taxas do bom colesterol, a maca peruana pode ser considerada uma aliada do coração, isto porque ela contém em sua composição o ômega 9.

Além disso, ela apresenta um efeito de vasodilatador e diminui a hipertensão devido a presença de ômega 3. Por fim, os aminoácidos encontrados na planta estão diretamente envolvidos no controle de gorduras no sangue.

Fortalece o sistema imunológico

A maca peruana é uma fonte de energia e conhecida como uma planta adaptógena, que se adequa a condições adversas do ambiente, aumentando a força e a resistência muscular.

Isto ocorre porque o alimento aumenta os níveis de antioxidantes essenciais no organismo, como o superóxido dismutase e a glutationa.

Contudo a resistência do sistema imunológico se dá, porque o alimento contém vitamina C, vitaminas do complexo B, magnésio e zinco.

Aumenta a libido

A maca peruana auxilia no aumento da libido.

Estudos nas universidades peruanas comprovaram o efeito do alimento no aumento do desejo sexual e na fertilidade.

Em homens a maca peruana atua no aumento da quantidade de sêmen, na contagem de espermatozoides e na mortalidade espermática. Além disso, acredita-se que o alimento aja sobre as glândulas suprarrenais e no hipotálamo, conferindo efeitos estimulantes.

Em mulheres o alimento proporciona a regulação das funções sexuais, isto porque, ele possui fitoquímicos como os alcaloides, que possuem características parecidas com o estrogênio e às prostaglandinas.

Em alguns estudos, a combinação da vitamina E, vitaminas do complexo B e o zinco, estejam relacionados com a formação de hormônios sexuais do organismo, proporcionando a melhora de problemas de falta de libido e fertilidade.

Este é um dos benefícios da maca peruana mais conhecido e popular entre o mundo.

Efeitos colaterais

Já ouvimos uma série de benefícios da maca peruana e agora vamos conhecer um pouco mais sobre os cuidados ao ingerir o alimento.

Até o momento não existem comprovações científicas de que a maca peruana possua efeitos colaterais. Mas é recomendado por especialistas que mulheres grávidas ou lactantes não consumam o alimento, por não haver dados que comprovem a sua segurança para essas pessoas.

Registra-se também, por precaução, que pessoas consideradas hormônio sensíveis, ou seja, que possuem problemas hormonais como pacientes com quadros de câncer de mama, útero, ovário e endometriose, busquem por orientação médica antes de decidir por consumir o alimento.

Pessoas com distúrbio gastrointestinais podem apresentar problemas de saúde ao consumir a maca peruana sem consultar um especialista, isto porque o alimento possui uma grande quantidade de fibras.

Caso você consuma o alimento e apresente qualquer reação, busque por orientação médica o mais breve possível.

Dosagem a ser consumida

A maca peruana possui duas versões, em cápsulas e em pó. Recomenda-se a dose de 400 a 1000mg/dia.

É possível consumir a maca peruana em diversas formas, inclusive in natura. Confira alguns modos de consumo:

Cápsula

A vantagem da maca em cápsulas é que a quantidade a ser consumida diariamente será exata. O uso também é muito simples, basta ingerir com água ou qualquer outra bebida que desejar.

Em pó

Não existem regras para o consumo da maca peruana em pó, isto porque ela pode ser consumida de diversas maneiras, como dissolver em líquidos em geral, como também em alimentos sólidos, pratos quentes, saladas.

A maca peruana pode ser tomada a qualquer hora do dia e não possui conflitos com nenhum outro remédio.

Após ver todos os benefícios da maca peruana, que tal conhecer algumas receitinhas com este alimento e incrementar ainda mais o uso.

Shake afrodisíaco com Maca Peruana

Receitas: Shake afrodisíaco com Maca Peruana

Ingredientes 

  • 1 banana grande
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó
  • 1/2 colher (sopa) de maca peruana
  • 1 copo de leite desnatado
  • 1 colher (sopa) de amêndoas
  • 1/2 colher (sopa) de canela
  • Gelo a gosto (opcional)

Modo de Preparo

É muito fácil de fazer. Junte todos os ingredientes listados acima em um liquidificador e bata até que fique homogêneo. Pronto, agora é só servir.

Suco energizante

Receitas: Suco Energizante com Maca Peruana.

Ingredientes

  • água de 1 coco verde
  • suco de 1 limão
  • 1 maço de couve
  • 2 cenouras picadas
  • 3 maçãs vermelhas picadas (ou 1 abacaxi picado)
  • ½ gengibre picado
  • ½ maço de hortelã
  • ½ maço de salsinha
  • 1 copo de uvas passas hidratadas
  • 1 copo de castanha-do-Pará hidratadas
  • 2 colheres (sopa) de maca peruana

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes listado em um liquidificador até que fique homogêneo. Logo após peneire e já pode ser consumido.

Bolo de Maca peruana

Receitas: Bolo de Maca Peruana.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de maca peruana em pó
  • ½ xícara de farinha de amêndoas
  •  ½ xícara de açúcar demerara
  •  200 gramas de chocolate amargo
  •  7 colheres de sopa de manteiga amolecida
  •  1 colher de sopa de cacau em pó (para polvilhar a forma)
  •  1 colher de sopa de óleo (para untar a forma)
  •  6 ovos
  •  1 colher de café de extrato de baunilha
  •  1 pitada de sal

Modo de preparo

1. Primeiramente ligue o forno a 160ºC. Unte uma forma de bolo redonda de 20-22 cm com óleo e polvilhe o cacau em pó. Reserve.

2. Corte o chocolate em pedaços e derreta no microondas ou em banho-maria aos poucos até que derreta por completo.

3. Separe as gemas da clara.

4. Bata as claras de ovo com a pitada de sal até ficarem consistentes, reserve.

5. Num processador de cozinha, processe o açúcar até ficar mais fino.

6. Bata o açúcar processado com a manteiga por 4 minutos, ou até virar um creme macio.

7. Adicione uma gema de ovo de cada vez, batendo bem entre cada adição.

8. No final coloque também o extrato de baunilha e o chocolate derretido.

9. Junte a farinha de amêndoas e a maca peruana em pó.

10. Adicione 1/3 das claras batidas e envolva delicadamente, para não perder o ar. Adicione o restante das claras e volte a envolver com cuidado.

11. Coloque a massa do bolo na forma previamente preparada e alise o topo com uma espátula.

12. Asse no forno a 160ºC por aproximadamente 35-40 minutos ou até passar no teste do palito.

13. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos sem desenformar.

14. Desenforme o bolo de maca peruana após os 15 minutos e deixe esfriar por completo em uma grelha, para evitar que quebre e desmanche na hora de cortar. Desfrute deste bolo de chocolate e maca peruana. Bom apetite!

Gostou da matéria sobre os benefícios da maca peruana? Deixe nos comentários suas dúvidas e aguarde que logo menos teremos muito mais novidades em nosso blog.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui