Como lidar com variações de humor na menopausa

Compartilhe
variacoes-de-humor-na-menopausa

As variações de humor na menopausa são apenas um dos sintomas que atingem as mulheres nesta fase da vida, mas são também um dos sinais mais percebidos por quem convive com elas. Às vezes, as oscilações de humor são severas e podem gerar quadros de ansiedade e/ou depressão, principalmente em quem já teve episódios depressivos ao longo da vida.

Conhecer essas variações é importante tanto para quem já sofre com os sintomas quanto para quem ainda não chegou à menopausa, mas quer se preparar para esta fase. Saber as causas, consequências e dicas para lidar com os sintomas é essencial também para quem convive com estas mulheres, para poder ajudá-las.

Causas das variações de humor na menopausa

Os sintomas da menopausa têm relação com hormônios femininos (estrogênio e progesterona). Nas mudanças de humor, a menor produção hormonal afeta negativamente a ação da serotonina, um neurotransmissor que regula o sono e as alterações do humor e que frequentemente está associado à depressão em várias fases da vida.

Tais sintomas já se iniciam na fase conhecida como climatério, período anterior à menopausa e que começa de 1 a até 10 anos antes da menopausa propriamente dia.

Consequências das alterações de humor na menopausa

mulher-triste

Sensações como tristeza, angústia, ansiedade, irritabilidade e desmotivação podem ocorrer com frequência diária ou em intervalos periódicos. Tais variações de humor são bruscas e constantes e podem ser agravadas por outros sintomas como os calorões e as tonturas da menopausa ou por problemas como divórcio, crises financeiras, saudade dos filhos que saíram de casa, etc.

Dicas para lidar com as variações de humor

Alimentação

Deficiências de certos nutrientes podem causar mudanças bruscas de humor. Nesse sentido, as vitaminas B6, B12 (presente na carne vermelha), e o ácido fólico são fundamentais na alimentação.

Procure consumir cereais integrais (como arroz e pão integral), leite e derivados, além de carne e peixe, ricos nos aminoácidos triptofano e fenilalanina, fundamentais no equilíbrio dos neurotransmissores citados.

Alimentos ricos em selênio, como nozes e em zinco, como ovos, abóbora, atuam positivamente no humor. A levedura de cerveja ajuda na compulsão por doces. Por fim, a soja, que contém fitoestrógenos, análogos ao estrogênio, e o Ômega 3, presente em peixes como sardinha e salmão, também aliviam vários sintomas da menopausa.

Exercícios físicos

Nesta fase, é de vital importância manter o corpo ativo, praticando atividades físicas. Exercitar-se faz o corpo liberar endorfina, outro neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar. Caminhadas diárias de 30 minutos já ajudam muito, não sendo necessário se tornar uma atleta para sentir efeitos positivos no humor.

Além da caminhada, fazer aulas de Yoga, Pilates, hidroginástica ou pedalar ao ar livre fazem muito bem. Pratique atividades pelo menos 3 vezes por semana e prefira horários com sol menos intenso.reposicao-hormonal

Meditação

A meditação é um remédio muito eficaz. Para praticar, sente-se confortavelmente e silenciosamente, depois concentre-se numa frase, imagem, ou mesmo na respiração. Permaneça assim durante alguns minutos, pensando positivamente e deixando canalizar apenas as boas energias.

Além da meditação, se possível, caminhe descalça pela grama, areia da praia, ou mesmo na terra. Essa relação com a natureza também faz a energia circular entre corpo e solo.

Passatempo

jogos

Há algo de que goste muito de fazer? Passatempos como jardinagem, pintura, tocar um instrumento, brincar com netos, cozinhar coisas novas, dançar, entre outras atividades fazem bem à mente que, se ocupando com atividades agradáveis, ajuda o corpo a se sentir bem.

Ajuda profissional

Se os sintomas forem muito graves ou você já tiver tentado de tudo e não se sentir melhor, é fundamental procurar ajuda especializada. Converse com seu ginecologista e conte o que está sentindo. Ele poderá prescrever medicamentos com hormônios sintéticos ou naturais como os encontrados na soja, ou mesmo antidepressivos e ansiolíticos (medicamentos para ansiedade).

A ajuda de um profissional é muito importante, pois a recomposição hormonal pode ser muito benéfica mas, se não for acompanhada por um especialista, pode trazer riscos à saúde.

Busque ainda um psicoterapeuta, que irá proporcionar apoio emocional para te ajudar a enfrentar esta fase que pode ser muito difícil, a depender de cada mulher.

Esperamos que estas dicas para aliviar as variações de humor na menopausa tenham ajudado e, se ainda restarem dúvidas, deixe seu comentário. Participe!

Baixe o nosso material exclusivo sobre Saúde e Bem-Estar na Menopausa! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Banner Ebook2 (Bem Estar na Menopausa)

Deixe um comentário
Print Friendly