Glóbulos brancos: como eles atuam no sistema imunológico?

Compartilhe
globulos-brancos
glóbulos brancos

O termo “contagem de glóbulos brancos” é usado de forma mais geral, para se referir ao número de leucócitos em seu corpo. Existem vários tipos e seu sangue geralmente contém uma porcentagem de cada tipo. Às vezes, no entanto, a contagem de glóbulos brancos pode cair ou passar do alcance saudável.

Essas células ajudam a combater as infecções atacando bactérias, vírus e germes que invadem o corpo. Os glóbulos brancos se originam na medula óssea, mas circulam pela corrente sanguínea. Existem cinco principais tipos de glóbulos brancos:

  • neutrófilos;
  • linfócitos;
  • eosinófilos;
  • monócitos;
  • basófilos.

Ter um número maior ou menor de leucócitos do que o normal pode ser uma indicação de uma condição prejudicial. Uma contagem de glóbulos pode detectar infecções ocultas em seu corpo e alertar os médicos sobre condições não diagnosticadas, como doenças autoimunes, deficiências imunológicas e distúrbios do sangue. Este teste também ajuda os médicos a monitorar a eficácia da quimioterapia ou do tratamento de radiação em pessoas com câncer.

O que é uma contagem normal de glóbulos brancos?

Um alcance normal médio é entre 3.500 e 10.500 glóbulos brancos por microlitro de sangue (mcL). Os bebês geralmente nascem com um número muito maior de glóbulos brancos, que gradualmente se equilibram à medida que envelhecem. De acordo com especistas, estas são as gamas normais de glóbulos por microlitro de sangue, por idade:

Esses intervalos normais podem variar de acordo com o laboratório. Outra medida comum para o volume de sangue é milímetro cúbico (mm3). Um microlitro e um milímetro cúbico são a mesma quantidade.

Os tipos de células que compõem os glóbulos vermelhos geralmente caem dentro de uma porcentagem normal de sua contagem geral de glóbulos brancos.

As porcentagens normais dos tipos de glóbulos brancos em sua contagem geral geralmente estão nesses padrões:

Tabelas de glóbulos brancos por idade - Saudável e Feliz

Sintomas de uma contagem de glóbulos brancos anormal

No caso de baixa nos glóbulos brancos, os sintomas costumam englobar:

As altas contagens de leucócitos geralmente não causam sintomas.

É normal que os médicos solicitem uma contagem sanguínea completa e verifique a quantidade de glóbulos brancos durante um exame físico anual.

O que esperar de uma contagem de leucócitos?

Um fornecedor de cuidados de saúde ou técnico de laboratório irá extrair sangue para verificar o número de leucócitos. Esta amostra de sangue é feita através de uma veia no braço ou de uma veia no dorso da mão. Leva apenas alguns minutos para tirar o sangue e você pode sofrer um pequeno desconforto. O profissional de saúde irá limpar o local da agulha para matar os germes e, em seguida, irá amarrar uma faixa elástica em torno da parte superior do braço. Esta banda elástica ajuda o sangue a encher sua veia, tornando mais fácil a extração.

Feito isso, o sangue é inserido em um tubo. O enfermeiro então remove a banda elástica do seu braço, retirando lentamente a agulha. Após este processo, o responsável irá aplicar a gaze no local da agulha, para parar o sangramento.

Os prestadores de cuidados de saúde usam uma técnica diferente ao extrair sangue de crianças e bebês. Com eles, os provedores primeiro perfuram a pele com uma lanceta (uma agulha pontiaguda) e depois usam uma tira de teste ou um pequeno frasco para coletar o sangue. Os resultados são enviados para um laboratório para revisão.

Ter seu sangue extraído é um procedimento simples, e as complicações são extremamente raras. Pode ser difícil tirar sangue de pessoas com pequenas veias. O técnico de laboratório pode ser incapaz de localiza-las, ou uma vez que a agulha dentro do braço ou da mão, eles podem ter de mover ao redor para tirar sangue. Isso pode causar uma dor aguda ou uma sensação de picada.

As complicações raras incluem:

  • infecção no local da agulha;
  • sangramento excessivo;
  • tonturas ou desmaios;
  • sangramento debaixo da pele (hematoma).

reposicao-hormonal

Como se preparar para uma contagem de glóbulos brancos?

A marcação do exame é simples, de modo que basta agendar no laboratório, com a indicação de seu médico. Certos medicamentos podem interferir com os resultados e diminuir ou aumentar a contagem de glóbulos.

As drogas que podem afetar os resultados do teste incluem:

  • corticosteroides;
  • quinidina;
  • heparina;
  • clozapina;
  • antibióticos;
  • anti-histamínicos;
  • diuréticos;
  • anticonvulsivantes;
  • sulfonamidas;
  • medicação de quimioterapia.

Antes de tirar o sangue, informe o seu médico sobre todos os medicamentos prescritos e não prescritos que você está tomando atualmente.

Compreendendo os resultados do teste de contagem de leucócitos

Os resultados anormais do teste são classificados por números que são maiores ou menores do que o normal para sua idade. Essas alterações podem apontar desordem no sangue ou outra condição médica. Seu médico terá em consideração vários fatores, como sua lista atual de medicamentos, sintomas e histórico médico.

A leucopenia é o termo médico usado para descrever a baixa contagem de glóbulos brancos. Podendo ser causada pelos seguintes motivos:

Já em contrapartida, a leucocitose é o termo médico utilizado para descrever a alta contagem de glóbulos brancos. Isso pode ser desencadeado por:

Gostou de saber mais sobre a ação dos glóbulos brancos? Conte-nos! Deixe seu comentário.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui