Vitaminas para menopausa

Compartilhe
vitaminas para menopausa
Conheças 8 vitaminas que são indispensáveis para o corpo da mulher que entrou na menopausa.

Você conhece a lista das vitaminas para menopausa? Sim, isso mesmo! Se pudéssemos eleger os nutrientes extremamente necessários para a saúde das mulheres que encerraram definitivamente os seus ciclos menstruais, quais seriam essas vitaminas? Não precisa quebrar a cabeça! O blog mais saudável já fez esse favorzinho. Veja a seguir mais detalhadamente.

Sabemos que você está muito curiosa, mas, antes de divagarmos sobre as vitaminas para menopausa, é importante esclarecermos alguns pontos. Todos os nutrientes: vitaminas, sais minerais, proteínas, aminoácidos, carboidratos, fibras e gorduras são importantíssimos para a saúde e sobrevivência dos seres humanos. Nesse texto separamos alguns elementos vitamínicos, que podem ajudar ainda mais as mulheres a driblarem os sintomas e os incômodos dessa fase.

reposicao-hormonal

Lista de vitaminas para menopausa

Na nossa lista constam oito vitaminas que de maneira direta, estão vinculadas aos sinais desencadeados no período de oscilação hormonal, portanto, fique atenta! Prepara-se para tomar nota dos alimentos que ofertam esses nutrientes e partiu feira (ou supermercado)!

Vitamina A

A vitamina com a primeira letra do alfabeto, é muito atrelada à saúde e prevenção da visão, mas nem de longe os seus benefícios param por aí. Mas, mesmo que ela garantisse apenas a boa acuidade visual, as mulheres menopausadas já deveriam colocá-la em suas listas de vitaminas para menopausa.

A catarata é uma das doenças que pode aparecer nesse estágio do organismo, isso porque, o estrogênio hormônio que sofre uma queda na produção está inerente à prevenção da mazela ocular. Ele impede que as células dos olhos se conectem com proteínas que em excesso causam a doença. Mas, como já havíamos dito, não é apenas essa grande ação que coloca a vitamina A na lista de vitaminas para menopausa, veja o por quê.

Esse nutriente garante a manutenção das mucosas e da cútis garantindo a produção do colágeno, e proporcionando a hidratação. Não precisamos nem citar que o sexo feminino sofre com o ressecamento cutâneo, aparecimento de linhas de expressão e enrugamento da pele justamente quando adentram o portal menopáusico. Precisamos?

Os tecidos também são beneficiados com a presença da vitamina A, portanto, útero, bexiga e os músculos da vagina receberão a sua parcela do nutriente. Esse poderoso nutriente colabora também com o fortalecimento dos dentes, unhas e cabelos. Está emocionada? Não fique! Coma uma cenoura.

Em quais alimentos encontro a maravilha da vitamina A?

Ficou surpresa com os benefícios da vitamina A para as mulheres que estão na menopausa? Isso não foi nem um terço do poder do nutriente, existem outras prerrogativas. Pesquise!

A vitamina A possui duas fontes naturais, o retinol que é encontrado nos alimentos de origem animal, e o famosinho betacaroteno que é procedente dos vegetais, ou seja, você tem dois caminhos para garantir o abastecimento do nutriente. É para agradar carnívoros e veganos!

Bem, agora a pergunta famigerada, e que não quer calar: em quais alimentos eu encontro a maravilha da vitamina A? Adoramos listas, portanto, segue a listinha dos alimentos ricos em vitamina A:

vitaminas-na-menopausa
Alimentos ricos em vitamina A – Saudável e Feliz.

Vitamina B1

Não estamos fazendo uma referência ao programa bananas de pijama! A vitamina B1, também conhecida como tiamina, ela faz parte da família de vitaminas do complexo B, e de todas as irmãs, se destaca como o nutriente que irá ajudá-la contra os sinais psicológicos da menopausa. Sim, aqueles sintomas que deixa o sexo feminino de cabelos em pé e desnorteadas.

Logo de cara precisamos citar, a importância da vitamina B1 para o funcionamento do sistema nervoso. O que é de grande valia para quem está sofrendo com os infortúnios do climatério. Como uma boa Maria Auxiliadora, a vitamina B1 “auxilia” em casos de:

Assustada com a lista acima? Você já foi assolada por um desses sintomas citados? A vitamina B1 merece estar entre as vitaminas para menopausa. Não é?

Cadê a lista com os alimentos ricos em vitamina B1 Saudável e Feliz?

Calma não se desespere! Nós separamos 7 alimentos ricos na irmã mais velha do complexo B. Veja a seguir:

vitaminas-para-menopausa
Alimentos ricos em vitamina B1 – Saudável e Feliz.

Vitamina B3

A terceira integrante da família do complexo B, também conhecida como niacina, é quase uma “UBER” dos carboidratos, proteínas e gorduras, isso porque, a B3 transporta esses nutrientes pelo nosso organismo. Mas, ela não está na lista de vitaminas para menopausa só porque é uma vitamina proletariada, o que a faz merecedora de qualquer lista de nutrientes.

A vitamina B3 está intrínseca ao processo de produção de hormônios sexuais. Sim, isso mesmo! Ela colabora na fabricação das hormonas: estrógeno e progesterona. Chocada? Não fique! Inclua na sua dieta alimentos ricos na B3.

Já que estamos falando de consumo de alimentos, é importante relatar que, a vitamina B3 pode ser produzida em nosso corpo, todavia, isso só é possível quando o estoque das outras vitaminas do complexo B estejam em alta. É aquela irmã que só vai, se as outras forem! É uma Maria vai com as outras dos nutrientes vitamínicos.

Quero agora a lista com os alimentos que ofertam a B3!

O seu pedido é uma ordem! E vai em caráter de urgência, pois sabemos que todos os sintomas, bem como disfunções físicas e mentais na menopausa são recorrentes do desalinhamento da balança hormonal. Veja a lista:

vitaminas-para-menopausa
Alimentos ricos em vitamina B3 – Saudável e Feliz.

Vitamina B8

Essa Maria não quer seguir as outras! É aquela irmã que quer ser “diferentona”, mas ama a família. A biotina, antes conhecida como B8, que um dia já foi vitamina H, está nessa lista de vitaminas para menopausa, pois é uma aliada da irmã mais velha, a vitamina B1 no combate a depressão.

Você está com muita sonolência? A biotina pode te ajudar! Bem como combate eczemas e dermatites, o que é muito bom, pois a pele sofre um afinamento pós-menopausa, o que a deixa a mercê dessas mazelas na pele. Ela ainda alivia dores musculares. Fala a verdade: é o não é, aquela ovelhinha desgarrada, que dá gosto de ver retornar para o rebanho? É o retorna da irmã pródiga (ou não).

Saudável? Cadê a lista?

Sem delongas! Segue a lista com os alimentos ricos em vitamina B8, ou biotina, ou vitamina H. Como você preferir! Apenas não deixe de consumir os alimentos a seguir:

vitaminas-para-menopausa
Alimentos ricos na vitamina B8 – Saudável e Feliz

Vitamina B12

A cobalamina (conhecida na família como B12), não é a última das Marias. Não, ela não é a caçula. Ela está vinculada a processos fundamentais para o nosso sangue e DNA, todavia, o que a colocou nessa lista foi a capacidade de aliviar a irritabilidade, melhorar a concentração e a memória.

A B12 pode até não ser a mais poderosa quando o assunto é os sintomas psicológicos, mas ela é imbatível no ramo celular. Não é pouca coisa. Terminamos aqui a apresentação das Marias (vitaminas do complexo B), que podem ajudar as mulheres menopausadas. Conheça as outras irmãs!

Vitamina C

Atchim! Gripe? Vitamina C! Todo mundo já conhece a fama do nutriente quando o assunto é doença respiratória. Entretanto, não é por essa ação que ela está no grupo de vitaminas para menopausa.

A vitamina C é um excelente antioxidante, assim como colabora com a regeneração celular. Por isso, cada vez mais é encontrada nos produtos de cosméticos voltados para o rejuvenescimento da pele. Para quem não quer aparentar a idade que tem, ou para quem deseja revelar através das linhas faciais sua história, porém com saúde precisam consumir esse nutriente.

O colágeno que tantos pedimos ao universo, é produzido pela vitamina C, e não pense você que ele apenas combate o enrugamento da pele. Essa proteína chamada colágeno está envolvido na firmeza e elasticidade de todos os tecidos do organismo, até mesmo os ossos.

Garantir os níveis adequados dele no organismo é proporcionar um melhor aspecto para os órgãos, e outros elementos de nosso corpo. O colágeno durante um bom tempo é produzido internamente, todavia, a produção diminui conforme avançamos o período senil, e a vitamina C colabora para a manutenção do nível.

A vitamina com a terceira letra do alfabeto ainda reduz os níveis do colesterol, ajuda na prevenção do câncer, fortalece as defesas orgânicas, colabora na absorção do ferro e tem efeito cicatrizante.

Além da laranja quais produtos fornecem a vitamina C?

Se você acha que apenas a fruta laranja fornece a vitamina C, você se enganou meu bem (Citando Roberto e Erasmo Carlos), todas as frutas cítricas são ricas nesse nutriente, bem como os vegetais que possuem a cor verde.

sucos-para-menopausa

Lista das que não receberam foco, mais também merecem a sua atenção!

Conforme já mencionamos, todas as vitaminas são importantes para o corpo da mulher na menopausa, é claro que existe alguns nutrientes que possuem relação com alguns dos sintomas, portanto, focamos neles. Mas, não poderíamos finalizar essa lista de vitaminas para menopausa sem citar as vitaminas abaixo:

Gostou da nossa lista com as vitaminas para menopausa? Então deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui