Vitaminas para menopausa

Compartilhe
vitaminas para menopausa
Conheças 8 vitaminas que são indispensáveis para o corpo da mulher que entrou na menopausa.

Você conhece a lista das vitaminas para menopausa? Sim, isso mesmo! Se pudéssemos eleger os nutrientes extremamente necessários para a saúde das mulheres que encerraram definitivamente os seus ciclos menstruais, quais seriam essas vitaminas? Não precisa quebrar a cabeça! O blog mais saudável já fez esse favorzinho. Veja a seguir mais detalhadamente.

Sabemos que você está muito curiosa, mas, antes de divagarmos sobre as vitaminas para menopausa, é importante esclarecermos alguns pontos. Todos os nutrientes: vitaminas, sais minerais, proteínas, aminoácidos, carboidratos, fibras e gorduras são importantíssimos para a saúde e sobrevivência dos seres humanos. Nesse texto separamos alguns elementos vitamínicos, que podem ajudar ainda mais as mulheres a driblarem os sintomas e os incômodos dessa fase.

Lista de vitaminas para menopausa

Na nossa lista constam oito vitaminas que de maneira direta, estão vinculadas aos sinais desencadeados no período de oscilação hormonal, portanto, fique atenta! Prepara-se para tomar nota dos alimentos que ofertam esses nutrientes e partiu feira (ou supermercado)!

Vitamina A

A vitamina com a primeira letra do alfabeto, é muito atrelada à saúde e prevenção da visão, mas nem de longe os seus benefícios param por aí. Mas, mesmo que ela garantisse apenas a boa acuidade visual, as mulheres menopausadas já deveriam colocá-la em suas listas de vitaminas para menopausa.

A catarata é uma das doenças que pode aparecer nesse estágio do organismo, isso porque, o estrogênio hormônio que sofre uma queda na produção está inerente à prevenção da mazela ocular. Ele impede que as células dos olhos se conectem com proteínas que em excesso causam a doença. Mas, como já havíamos dito, não é apenas essa grande ação que coloca a vitamina A na lista de vitaminas para menopausa, veja o por quê.

Esse nutriente garante a manutenção das mucosas e da cútis garantindo a produção do colágeno, e proporcionando a hidratação. Não precisamos nem citar que o sexo feminino sofre com o ressecamento cutâneo, aparecimento de linhas de expressão e enrugamento da pele justamente quando adentram o portal menopáusico. Precisamos?

Os tecidos também são beneficiados com a presença da vitamina A, portanto, útero, bexiga e os músculos da vagina receberão a sua parcela do nutriente. Esse poderoso nutriente colabora também com o fortalecimento dos dentes, unhas e cabelos. Está emocionada? Não fique! Coma uma cenoura.

Em quais alimentos encontro a maravilha da vitamina A?

Ficou surpresa com os benefícios da vitamina A para as mulheres que estão na menopausa? Isso não foi nem um terço do poder do nutriente, existem outras prerrogativas. Pesquise!

A vitamina A possui duas fontes naturais, o retinol que é encontrado nos alimentos de origem animal, e o famosinho betacaroteno que é procedente dos vegetais, ou seja, você tem dois caminhos para garantir o abastecimento do nutriente. É para agradar carnívoros e veganos!

Bem, agora a pergunta famigerada, e que não quer calar: em quais alimentos eu encontro a maravilha da vitamina A? Adoramos listas, portanto, segue a listinha dos alimentos ricos em vitamina A:

vitaminas-na-menopausa
Alimentos ricos em vitamina A – Saudável e Feliz.

Vitamina B1

Não estamos fazendo uma referência ao programa bananas de pijama! A vitamina B1, também conhecida como tiamina, ela faz parte da família de vitaminas do complexo B, e de todas as irmãs, se destaca como o nutriente que irá ajudá-la contra os sinais psicológicos da menopausa. Sim, aqueles sintomas que deixa o sexo feminino de cabelos em pé e desnorteadas.

Logo de cara precisamos citar, a importância da vitamina B1 para o funcionamento do sistema nervoso. O que é de grande valia para quem está sofrendo com os infortúnios do climatério. Como uma boa Maria Auxiliadora, a vitamina B1 “auxilia” em casos de:

Assustada com a lista acima? Você já foi assolada por um desses sintomas citados? A vitamina B1 merece estar entre as vitaminas para menopausa. Não é?

Cadê a lista com os alimentos ricos em vitamina B1 Saudável e Feliz?

Calma não se desespere! Nós separamos 7 alimentos ricos na irmã mais velha do complexo B. Veja a seguir:

vitaminas-para-menopausa
Alimentos ricos em vitamina B1 – Saudável e Feliz.

Vitamina B3

A terceira integrante da família do complexo B, também conhecida como niacina, é quase uma “UBER” dos carboidratos, proteínas e gorduras, isso porque, a B3 transporta esses nutrientes pelo nosso organismo. Mas, ela não está na lista de vitaminas para menopausa só porque é uma vitamina proletariada, o que a faz merecedora de qualquer lista de nutrientes.

A vitamina B3 está intrínseca ao processo de produção de hormônios sexuais. Sim, isso mesmo! Ela colabora na fabricação das hormonas: estrógeno e progesterona. Chocada? Não fique! Inclua na sua dieta alimentos ricos na B3.

Já que estamos falando de consumo de alimentos, é importante relatar que, a vitamina B3 pode ser produzida em nosso corpo, todavia, isso só é possível quando o estoque das outras vitaminas do complexo B estejam em alta. É aquela irmã que só vai, se as outras forem! É uma Maria vai com as outras dos nutrientes vitamínicos.

Quero agora a lista com os alimentos que ofertam a B3!

O seu pedido é uma ordem! E vai em caráter de urgência, pois sabemos que todos os sintomas, bem como disfunções físicas e mentais na menopausa são recorrentes do desalinhamento da balança hormonal. Veja a lista:

vitaminas-para-menopausa
Alimentos ricos em vitamina B3 – Saudável e Feliz.

Vitamina B8

Essa Maria não quer seguir as outras! É aquela irmã que quer ser “diferentona”, mas ama a família. A biotina, antes conhecida como B8, que um dia já foi vitamina H, está nessa lista de vitaminas para menopausa, pois é uma aliada da irmã mais velha, a vitamina B1 no combate a depressão.

Você está com muita sonolência? A biotina pode te ajudar! Bem como combate eczemas e dermatites, o que é muito bom, pois a pele sofre um afinamento pós-menopausa, o que a deixa a mercê dessas mazelas na pele. Ela ainda alivia dores musculares. Fala a verdade: é o não é, aquela ovelhinha desgarrada, que dá gosto de ver retornar para o rebanho? É o retorna da irmã pródiga (ou não).

Saudável? Cadê a lista?

Sem delongas! Segue a lista com os alimentos ricos em vitamina B8, ou biotina, ou vitamina H. Como você preferir! Apenas não deixe de consumir os alimentos a seguir:

vitaminas-para-menopausa
Alimentos ricos na vitamina B8 – Saudável e Feliz

Vitamina B12

A cobalamina (conhecida na família como B12), não é a última das Marias. Não, ela não é a caçula. Ela está vinculada a processos fundamentais para o nosso sangue e DNA, todavia, o que a colocou nessa lista foi a capacidade de aliviar a irritabilidade, melhorar a concentração e a memória.

A B12 pode até não ser a mais poderosa quando o assunto é os sintomas psicológicos, mas ela é imbatível no ramo celular. Não é pouca coisa. Terminamos aqui a apresentação das Marias (vitaminas do complexo B), que podem ajudar as mulheres menopausadas. Conheça as outras irmãs!

Vitamina C

Atchim! Gripe? Vitamina C! Todo mundo já conhece a fama do nutriente quando o assunto é doença respiratória. Entretanto, não é por essa ação que ela está no grupo de vitaminas para menopausa.

A vitamina C é um excelente antioxidante, assim como colabora com a regeneração celular. Por isso, cada vez mais é encontrada nos produtos de cosméticos voltados para o rejuvenescimento da pele. Para quem não quer aparentar a idade que tem, ou para quem deseja revelar através das linhas faciais sua história, porém com saúde precisam consumir esse nutriente.

O colágeno que tantos pedimos ao universo, é produzido pela vitamina C, e não pense você que ele apenas combate o enrugamento da pele. Essa proteína chamada colágeno está envolvido na firmeza e elasticidade de todos os tecidos do organismo, até mesmo os ossos.

Garantir os níveis adequados dele no organismo é proporcionar um melhor aspecto para os órgãos, e outros elementos de nosso corpo. O colágeno durante um bom tempo é produzido internamente, todavia, a produção diminui conforme avançamos o período senil, e a vitamina C colabora para a manutenção do nível.

A vitamina com a terceira letra do alfabeto ainda reduz os níveis do colesterol, ajuda na prevenção do câncer, fortalece as defesas orgânicas, colabora na absorção do ferro e tem efeito cicatrizante.

Além da laranja quais produtos fornecem a vitamina C?

Se você acha que apenas a fruta laranja fornece a vitamina C, você se enganou meu bem (Citando Roberto e Erasmo Carlos), todas as frutas cítricas são ricas nesse nutriente, bem como os vegetais que possuem a cor verde.

sucos-para-menopausa

Lista das que não receberam foco, mais também merecem a sua atenção!

Conforme já mencionamos, todas as vitaminas são importantes para o corpo da mulher na menopausa, é claro que existe alguns nutrientes que possuem relação com alguns dos sintomas, portanto, focamos neles. Mas, não poderíamos finalizar essa lista de vitaminas para menopausa sem citar as vitaminas abaixo:

Gostou da nossa lista com as vitaminas para menopausa? Então deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui