Os benefícios da Acupuntura

Compartilhe
os-beneficicios-da-acupuntura
Veja o quanto a acupuntura pode ser benéfica para a saúde do seu corpo e da sua mente.

Os benefícios da acupuntura são inúmeros, pesquisas e mais pesquisas estão a todo o momento fazendo novas descobertas e afirmações, sobre o quanto essa técnica chinesa é capaz de colaborar com a saúde do corpo e da mente das pessoas.

Os especialistas catalogaram mais de 200 benefícios da acupuntura, o Saudável e Feliz separou alguns para você ter apenas uma noção do poder dessa prática terapêutica.

A história da acupuntura

Os pesquisadores ainda não conseguiram identificar quando foi o momento exato do estopim da iniciação da acupuntura, todavia, eles entram em um consenso ao afirmar que os primeiros tratamentos ocorreram na China.

os-beneficios-da-acupuntura
A China foi o berço da técnica, em seguida, o conhecimento se espalhou por todo o oriente, com isso, a acupuntura ganhou novos aspectos de acordo com a cultura local.

“Para alguns historiadores, as agulhas de acupuntura seriam o resultado da evolução das lancetas usadas para perfurar bolhas ou pústulas. Para outros, a prática da acupuntura teria iniciado a partir da experiência corriqueira de massagearmos o local dolorido para fazer passar a dor. De qualquer maneira, as evidências arqueológicas não nos permitem ter certeza quanto ao processo de formação do corpo de conhecimentos da acupuntura. Da china, ela se espalhou por vários países da Ásia, adquirindo características peculiares à cultura da região onde se estabelecia. No Japão, por exemplo, as agulhas são mais finas, se dá mais atenção à palpação do abdômen, mas os princípios básicos de diagnóstico e tratamento são sempre os mesmos.”

-ABA, Associação Brasileira de Acupuntura.

O que é acupuntura?

Embasada na estimulação de locais anatômicos do corpo, a acupuntura é uma técnica milenar de tratamento médico do velho oriente. É constituída por um conglomerado de práticas terapêuticas que possuem por objetivo trabalhar os pontos de acupuntura.

Essa estimulação pode ocorrer através de massagem, inserção de agulhas na região da orelha (auricular), ou no resto do corpo (sistêmica). As agulhas podem também, receber estímulos elétricos, totalmente eficientes em casos mais severos.

 “De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de Yin e Yan. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o médico estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada aos  transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.”

-Portal da saúde, IG.

beneficios-da-acupuntura
Pontos de acupuntura no corpo humano.

Para quem ela é indicada?

A acupuntura é indica para qualquer pessoa que sofra de algum problema de ordem física ou mental, essa prática terapêutica pode ser realizada em paralelo ao tratamento médico de mazelas como artrite, bem como, em pessoas que sofreram um acidente vascular cerebral.

A inserção das agulhas deve ser um processo sem dor, todavia, o acupunturista pode atingir um nervo, caso ocorra desconforto após aplicação de uma agulha, comunique o especialista. Veja a seguir os problemas que podem ser tratados com acupuntura.

Problemas osteomusculares

  • Fibromialgia;
  • Dores lombares, desvios de coluna e hérnia de disco;
  • Artrose dos joelhos, coluna, pescoço e ombros;
  • Epicondilite;
  • Artrite e tendinites;
  • Esporão do calcâneo;
  • Traumas esportivos;
  • Problemas do nervo ciático;
  • Osteoporose.

Problemas psicológicos/ neurológicos

Problemas endocrinológicos

reposicao-hormonal

 

Problemas ginecológicos

Problemas respiratórios

  • Asma;
  • Rinite;
  • Sinusite;
  • Apneia do sono.

Problemas dermatológicos

Problemas gastrointestinais

Benefícios da Acupuntura nº 1: o combate da pressão alta

A acupuntura diminui o fluxo sanguíneo, amenizando a pressão alta e evitando com isso, os riscos de um AVC ou de um infarto. De acordo com um estudo realizado por estudantes do Centro para Medicina Integrativa Susan Samueli, da Universidade da Califórnia (EUA), publicado no periódico Medical Acupunture.

A pesquisa constatou que as pessoas tratadas com acupuntura obtiveram uma queda dos níveis da pressão arterial. O controle também foi positivo, mantendo a hipertensão regular durante um mês e meio. Essa pesquisa é o primeiro estudo concreto que afirma cientificamente os benefícios da acupuntura para a pressão alta.

ATIVIDADES-PARA-MULHERES-MAIS-VELHAS

Benefícios da Acupuntura nº 2: no tratamento da gastrite

De acordo com a visão do oriente, a gastrite não é apenas uma resposta corporal de inflamação no estômago, ela é o resultado de uma forte influência emocional também. Portanto, os especialistas em acupuntura acreditam que o tratamento da moléstia (gastrite) deve ser realizado de uma maneira holística, visando o orgânico e o emocional.

No tratamento do emocional, é feito em duas, ou até mesmo três técnicas, a acupuntura sistêmica, auricular e em alguns casos a sangria. É feito um direcionamento energético para a região do estômago. É constatado a mitigação da inflamação e o alívio das dores.

Benefícios da Acupuntura nº 3: na amenização das dores da enxaqueca

As enxaquecas assolam muitas mulheres em nosso país. E a melhora dos sintomas da enxaqueca faz parte de um dos benefícios da acupuntura. Os resultados são instantâneos, o alívio é possibilitado imediatamente e são de grande valia para as mulheres que estão em crise. É recomendado o tratamento periodicamente, não somente nos momentos de crises, pois com isso, diminui a probabilidade de ser impactada pelas dores.

Benefícios da Acupuntura nº 4: eliminando o sofrimento da fibromialgia

A fibromialgia pode ser tratada com acupuntura, aliviando as dores agudas no corpo. A mulher que sofre dessa doença e passa a receber semanalmente o tratamento da exploração dos pontos acupunturais, identifica em um curto período de tempo, a diminuição das dores e a possibilidade de viver bem – sem sofrimento.

Benefícios da Acupuntura nº 5: contra a amolação da bursite

A bursite é a inflamação das bursas que são responsáveis pela proteção dos tendões e dos músculos contra o atrito com os ossos. Os especialistas indicam para esse tipo de inflamação, a acupuntura auricular e a eletroacupuntura. Na soma dessas duas técnicas é constatado o alívio das dores nos ombros, bem como, a desinflamação das bursas.

Você é adepta a acupuntura? Conte-nos como os benefícios da acupuntura ajudaram na sua saúde.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui