Artrite reumatoide: Cuide da dor com 8 tratamentos naturais

Compartilhe
artrite reumatoide tratamentos naturais chá
tratamentos naturais para artrite reumatoide

Artrite reumatoide é uma condição que causa sintomas desagradáveis e que, infelizmente, não pode ser curada. Mas o tratamento correto costuma ajudar a aliviar bem o desconforto (dor, inchaço e inflamação) que a doença traz.

Continue lendo e confira 8 tratamentos naturais para a artrite reumatoide:

1. Plantas medicinais e fitoterápicos

Chás e sucos

As plantas com propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e analgésicas podem ser usadas em forma de suco, chás ou compressas. Exemplos:

  • Chá de erva-doce com cavalinha, sucupira e bardana: efeito anti-inflamatório;
  • Chá de cavalinha, salsaparrilha, dente-de-leão e chapéu-de-couro: efeito nos inchaços;
  • Beber suco de abacaxi todos os dias;
  • Beber suco de berinjela com limão em jejum, ao acordar.

Fitoterápicos

Os fitoterápicos (medicamentos à base de plantas medicinais) também podem ser uma alternativa para quem não gosta de chá ou não o tem a disposição para tomar a qualquer hora do dia.

A Boswellia serrata, uma árvore originária da Índia e Arábia, tem efeitos positivos em doenças crônicas como a artrite, agindo como anti-inflamatório.

2. Vinagre de maçã

Feito a partir do suco de maçã fermentado, tem enzimas que dissolvem o cálcio das articulações. Use-o em saladas ou mesmo misturado à água na proporção de uma colher de chá para um copo de 200 ml.

3. Fisioterapia

Alivia a inflamação, a dor e melhora os movimentos na articulação atingida. Mantém o fortalecimento muscular e evita ou diminui as deformidades nas articulações. Usar bolsas de água quente é um complemento à fisioterapia, que você pode fazer em casa.

artrite-tratamento

4. Terapia Ocupacional

Funciona como auxiliar à fisioterapia, protegendo as articulações, fortalecendo musculatura melhorando a flexibilidade dos movimentos.

5. Exercícios físicos

Os exercícios aeróbicos, melhores atividades físicas para a meia idade!, natação e hidroginástica também são importantes.

6. Acupuntura

Traz alívio da dor e diminui a rigidez da articulação.

7. Quiropraxia

É responsável por alinhar o corpo, que se moverá melhor. Também ajuda na prevenção da artrite.

8. Alimentação

Antioxidantes Flavonoides

Os flavonoides reduzem a ação de células inflamatórias. Veja uma lista com o nome do flavonoide e seus respectivos alimentos:

  • EGCG: chá verde;
  • Apigenina: aipo, salsa;
  • Genisteína: soja;
  • Kaempferol: cebolinha, brócolis, chá verde, alcaparras e própolis;
  • Cianidina: cereja, uva, amora, morango, açaí, cacau e repolho roxo.

artrite-alimentos-do-bem

Açafrão e curry

O componente que dá a cor amarelo-escuro ao açafrão da terra e ao curry, chamado curcumina, reduz a dor e o edema (inchaço).

Alimentos anti-inflamatórios

Ômega-3

O Ômega-3 tem efeito anti-inflamatório e analgésico nas articulações. Alimentos como sardinha, salmão, linhaça, azeite e suplementos de Ômega-3 diminuem a necessidade de usar anti-inflamatórios e analgésicos.

Mas atenção: o Ômega-3 atua como anti-inflamatório, mas o Ômega 6 não, por desencadear a liberação de substâncias inflamatórias.

Abacaxi

O abacaxi é um ótimo remédio caseiro para artrite por ser rica em bromelina, substância com ação anti-inflamatória. Faça um suco com 1 abacaxi e 1 litro de água e vá bebendo ao longo do dia.

“De acordo com o médico americano, Dr. Andrew Weil, a bromelina é muito eficaz no tratamento de contusões, entorses e distensões, reduzindo o inchaço, sensibilidade e dor. Este potente efeito anti-inflamatório também pode ajudar a aliviar os sintomas da artrite reumatoide e reduz o inchaço pós-operatório.” 

-João Batista Picinini Teixeira, Professor doutor.

Gengibre

O gengibre tem a propriedade de inibir enzimas ativas na inflamação.

Chá verde

O chá verde tem efeito protetor contra doenças autoimunes por combater agentes inflamatórios, diminuindo a resposta imunológica, ajudando a conter o avanço da doença.

Lactobacillus

Os Lactobacillus casei diminuem a liberação de substâncias inflamatórias no sangue, amenizando a inflamação na artrite reumatoide.

Vitamina D

Tem efeitos anti-inflamatórios. Além disso, ao ajustar a concentração de vitamina D e de cálcio em pacientes medicados com corticoides, há redução da perda óssea.

CTA-persona-racional

Nutrientes antioxidantes

Por terem níveis mais baixos de antioxidantes no organismo, pessoas com artrite reumatoide se beneficiam dos nutrientes presentes em frutas e outros vegetais tais como: vitaminas E e C, betacaroteno, selênio, ácido lipoico, licopeno e coenzima Q10.

Outros alimentos funcionais

Outros alimentos que devem ser incluídos na dieta de pacientes com artrite são: alface, pepino, melancia, maçã, melão e limão.

Alimentos inflamatórios

Alimentos como leite, soja, farinha de trigo (por causa do glúten), aveia, peixe e carne de porco podem ser agentes inflamatórios das articulações. Evite-os!

Não abandone o acompanhamento médico, informando-o que você usa tratamentos naturais para artrite para ele avaliar se há interação com medicamentos.

E você, o que faz para combater a artrite reumatoide? Conte para nós!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui