Nó muscular: como se livrar das dores causadas por este problema?

Compartilhe
no-muscular
nó muscular

Já sentiu aquela dorzinha, ali perto das costas, no pescoço, ou nos ombros? Descubra se é um nó muscular e como dar um fim no problema!

O que é o nó muscular?

O nó muscular costuma aparecer no pescoço, na lombar, próximo aos ombros e no pescoço (principalmente no trapézio). Em teoria, este problema pode surgir em qualquer área do corpo, porém, é muito raro que este problema apareça nos braços e nas pernas.

O nódulo nos músculos podem acontecer tanto em pessoas sedentárias quanto ativas, tratando-se de uma contração das fibras musculares, formando algo semelhante a um nó debaixo da pele. Isso pode ocorrer por conta da má postura, o fato de se sentar curvado em frente ao computador, o stress, etc.

Além dos fatores apontados acima, a falta de potássio também pode desencadear os nós musculares, pois ele é essencial para o perfeito funcionamento dos nervos.

Prevenção

Beba água ou isotônicos e se alimente bem

Alimentos processados, álcool, bebidas com cafeína açucaradas ​​e fast-food, desempenham um papel na desidratação. Se você for cuidadoso com o que entra em seu corpo, é menos provável que você se machuque;

Faça pausas

Muitas pessoas passam uma boa parte do dia sentadas em frente ao computador ou olhando para o celular. O corpo não é feito para suportas estas posições por um longo período de tempo. A cada hora de trabalho, procure levantar-se a caminhar por aí.

Mesmo em sua própria mesa, busque esticar as costas, girar o pescoço de um lado para o outro, descruzar as pernas e mover-se o máximo que puder.

Exercício

Como mostrado anteriormente, nossos músculos foram projetados para serem “desafiados”. Somos feitos para nos mover, logo, se não estivermos nos alongando ou levantando por exemplo, estamos comprometendo a saúde muscular.

Estilo de vida

Uma vida cheia de estresse e falta de sono é um caminho perfeito para a lesão. Desacelere, durma mais e respire. Até mesmo 15 minutos por dia de tempo de relaxamento concentrado podem fazer um mundo de diferença.

Como tirar o nó muscular?

no-muscular
nó muscular

“Normalmente, o próprio organismo se encarrega de reparar as fibras musculares que se romperam, absorver o coágulo e controlar a inflamação. Lesões mais graves exigem avaliação médica imediata para excluir a presença de fraturas e evitar sequelas que limitem os movimentos.”

— Dr. Drauzio Varella

Descanse

Se você está com dor, é a maneira como o corpo diz que precisa de um descanso. Talvez você fique alguns dias longe do computador ou de outra atividade que possa ser mais intensa. É necessária uma pausa do que está causando a dor.

Massagem

Estamos aos poucos começando a notar que a massagem não é apenas um luxo ocasional para férias. Esta modalidade terapêutica pode ajudar a manter os músculos saudáveis, flexíveis e oxigenados. Além de ser excelente para tirar os nós e eliminar o stress, tão frequente na vida das pessoas.

Fisioterapia

Se você estiver com dor por um tempo, a fisioterapia pode realmente ajudar. Não só o tratamento consiste em terapia manual (como massagem e alongamento), mas o terapeuta pode ajudar a identificar as causas subjacentes e dar-lhe um programa de exercícios em casa para mantê-lo saudável.

Alongamento

Movimentos suaves passando por toda a sua amplitude podem ser muito úteis. Não force muito os alongamentos sem antes discutir com um fisioterapeuta, um massagista ou um treinador esportivo. Você pode esticar demais, e só porque um músculo está doendo, não significa que precisa ser alongado. Às vezes o oposto é verdadeiro. No entanto, o movimento suave do corpo inteiro é geralmente uma boa ideia, desde que seja indolor.

reposicao-hormonal

Usa alguma outra técnica para tirar o nó muscular? Gostou de saber mais sobre este problema? Conte-nos! Deixe seu comentário aqui no Saudável e Feliz.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu tive avc e afetou meu lado esquerdo sinto muita dor na perna e no pé o que eu faço meu médico fala que é normal fico revoltada porque não é nele né

    • Olá Maria! Você deve fazer fisioterapia sob orientação médica. Os remédios e tratamento correto deverão ser definidos através de exames regulares. Procure uma segunda opinião e leve todo seu histórico médico para facilitar a compreensão. Desejamos muita saúde para você. Beijos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui