Esporão de calcanhar

Compartilhe
esporao-de-calcanhar

Esporão de calcanhar – Como se livrar das dores intensas? Após um dia puxado e exaustivo, o que você mais deseja é chegar na sua casa e descansar, entretanto, o seu pé insiste em te alertar que não será fácil a ida para o seu lar! Isso porque, o esporão de calcanhar está causando dores intensas na região. Ninguém merece!

Como se livrar desse infortúnio? Muitas mulheres relatam que a dor é tão insana, que mais parece com a sensação de ter uma faca adentrando a carne do pé. O fato é que, às vezes está tão inflamado, que é quase impossível apoiar o pé no chão.

As mulheres são as mais impactadas pelo esporão de calcanhar, pois alguns hábitos e costumes favorecem a desestabilização, má-postura, sobrecarga e pressão extrema nos calcanhares.

O que é essa moléstia?

É muito comum acreditarem que é apenas uma inflamação no músculo, todavia, o esporão é uma formação óssea que cresce no osso do calcanhar. É o crescimento de uma estrutura anormal.

“No esporão de calcâneo, o desenvolvimento ósseo anormal acontece geralmente por uma atração exacerbada da fáscia no calcâneo, que leva o corpo a depositar cálcio no local formando a espícula. Dentro da população, estima-se que uma em cada dez pessoas apresenta essa patologia, mas somente 5% apresentam sintomas. Isso significa que, na maioria dos casos, o esporão não é a causa da dor e não dói. A dor pode vir de uma doença vascular, nervosa, reumática ou da inflamação que o esporão causa nos tecidos adjacentes, como a fáscia por exemplo.”

-Site dos pés.

Precisamos alertar, pois é muito recorrente o diagnóstico de esporão de calcanhar, todavia, nem toda a dor que ocorre na região é proveniente da formação óssea discrepante. Para se ter a certeza é necessário que se faça um exame de imagem da área para detectar o crescimento de espícula.

As causas que desencadeiam o esporão de calcanhar

As causas que contribuem para a calcificação podem ser naturais, ou mecânicas. Veja a seguir as possíveis causas que levam ao surgimento da mazela:

  • Estar acima do peso;
  • Uso excessivo de salto alto;
  • Uso de sapatos muito apertados;
  • O hábito de fazer esporte que causam forte impacto para os pés;
  • Pisar erroneamente no chão;
  • Excesso de peso;
  • Uso de calçado inadequado para a prática de esportes;
  • Pés cavos;
  • Idade;
  • Pés demasiadamente planos.

Sintomas

Conforme foi mencionado no texto, nem todo esporão de calcanhar irá apresentar sintomas, e os sinais que aparecem são resultantes do impacto que alguns tecidos próximos sofrem. Entretanto, é comum a presença de dor muito intensa, que quase sempre desaparece ao colocar o pé em repouso.

Em alguns casos mais graves a amenização da dor pode ser mais morosa, ou até mesmo tão aguda que não permite que a pessoa coloque o pé acometido no chão.

Tratamentos para o esporão de calcanhar

Os tratamentos para o problema são de duas naturezas: não invasivos ou invasivos. Dependendo das condições do quadro, os especialistas irão recorrer a técnica que mais beneficiará a pessoa.

Não invasivos

As técnicas não invasivas são constituídas por procedimentos que não recorrem as cirurgias clínicas. São eles:

Fisioterapia

A fisioterapia pode ser uma grande aliada contra o esporão de calcanhar, o fisioterapeuta irá estruturar um cronograma terapêutico, a fim de, buscar o aliviamento, bem como, a desinflamação dos tecidos.

reposicao-hormonal

Massagens

As massagens são benéficas para a mulher que está sofrendo com a dor. Quando são realizadas após um banho relaxante e quente, com o auxílio de um óleo de amêndoas, ou de cremes hidratantes para os pés é uma ótima ideia para aliviar a tensão na região.

Se for você mesma que irá aplicar a massagem, invista mais tempo na região do calcanhar. Por mais que o local esteja dolorido, a massagem ajudará na circulação sanguínea e como consequência a desinflamação dos tecidos.

Acupuntura

As agulhas da técnica chinesa podem colaborar muito com o alívio da dor. A acupuntura é um eficiente recurso caso você queira controlar a inflamação, bem como, amenizar o infortúnio.

Medicamentos

O médico pode prescrever alguns fármacos para colaborar na recuperação. Os anti-inflamatórios podem combater o quadro inflamativo, e como resultado gerar o alívio. Você pode também incluir na sua dieta alimentos que tenham um alto poder de substâncias que agem também como desinflamadoras. Ficou interessada? Veja a matéria então! basta clicar aqui.

Invasivos

Cirurgia

Para os casos mais críticos em que a terapêutica não invasiva não surtiu efeito, é indicada a cirurgia para remover o esporão, assim como, é importante desobstruir a região que foi impactada.

Vale ressaltar que como qualquer outro procedimento cirúrgico, o repouso é fundamental, bem como, incluir na rotina hábitos que não estimule o aparecimento de um novo esporão de calcanhar.

esporao-de-calcanhar

Aliviando a dor em casa

Você quer aliviar a dor? Então você precisa aprender o escalda pé com sais de Epsom. Ele é rico em magnésio que possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Após um dia lidando com o salto alto que não é muito confortável, e colabora muito com a pressão na área é de suma importância amenizar os impactos pós-trabalho.

E não há nada mais revigorante, relaxante e propagador do alívio do que um bom escalda pé morno. Veja a recita a seguir:

Ingredientes

  • 1 bacia com água morna;
  • 2 colheres de sopa de sais de Epsom.

Modo de preparo

Despeje na bacia com água morna, as 2 colheres de sopa de sais de Epsom, em seguida coloque os seus pés. Permaneça na água até perceber que a água já está fria. Aproveite o tempo em que os seus pés estarão emersos e coloque a leitura em dia, ou assista a aquele programa que te faz bem.

Alongando a região

O alongamento é importante, pois deixa os músculos e tendões mais preparados para lidarem com a carga no dia. Portanto, pelo menos 3 vezes no dia para as suas atividades para alongar os pés.

Um alongamento que é funcional para o esporão de calcanhar é aquele que trabalha a região da planta. Ficar sentada no chão, com as pernas esticadas e puxar os dedos do pé na sua direção, por 20 segundos é indicado.

Gostou? Esperamos ter colaborado um pouco mais com você nas suas dúvidas sobre o esporão de calcanhar. Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui