Para a mulher, praticar atividades físicas não significa apenas a busca por um corpo melhor, mas também para a prevenção de muitas doenças e uma melhor qualidade de vida. A desculpa de não gostar de praticar atividades já não existe mais, pois cada dia descobrimos uma nova modalidade de atividades para todos os gostos.
Qual o exercício ideal para cada fase da vida da mulher?
12 aos 19 anos
Nessa fase as melhores atividades físicas são jogos coletivos (basquete, handebol, vôlei, futebol etc.), danças e atividades aeróbicas como caminhada ou corrida, pois essas ajudam no melhor autoconhecimento corporal, melhoram a autoestima e a sensação de bem-estar da mulher, além de incentivar a socialização.
“O tipo de atividade física vai depender da faixa etária, porém, como regra geral, recomenda-se a natação, o atletismo e esportes não competitivos enquanto existe imaturidade esquelética, isto é, até os 15 anos.”
— ortopedista Dr. Pil Sun Choi
20 aos 29 anos
A mulher nessa idade tem maior preocupação em ter o corpo em forma, além disso também precisa de mais disposição para trabalhar e fazer suas atividades diárias. Assim as atividades mais recomendadas nesses anos são: musculação, corrida, pedalada, natação, pilates, ioga, tênis, circuito e ginástica.
30 aos 39 anos
Hoje em dia as mulheres estão tendo filhos mais tarde e a menopausa também tem sido mais tardia, para elas são recomendadas atividades como ginástica, lutas, tênis, musculação, atividades aeróbicas e ginásticas para a mamãe com bebês (para as que já são mães).
40 aos 49 anos
Nessa idade o organismo já começa a passar por uma desaceleração metabólica e as atividades físicas ajudam a manter a disposição no dia a dia, além de melhorar a autoestima. Caminhada, musculação e pilates são as atividades mais indicadas para essa fase da mulher, ambas devem ser feitas em intensidade moderada, pelo menos 30 minutos por dia, de 3 a 5 dias por semana.
“a saúde só tem a agradecer quando se começa a praticar um exercício físico, mesmo se você nunca praticou nada. Ele explica que, nessa fase da vida, é comum que exista perda de massa muscular e óssea, tanto para homens quanto para mulheres.”
— fisiologista Raul Santo de Oliveira.
Acima dos 50
A partir dos 50 o organismo se torna mais frágil, mas atividades físicas ajudam a regular principalmente a desaceleração metabólica, a perda de massa muscular, auxilia na qualidade dos movimentos e também ajuda a evitar lesões.
Além disso, nessa idade a menopausa aparece e impacta a mulher, mais ou menos desta forma:
“A menopausa feminina ocorre por volta dos 50 anos, geralmente dentro de um desvio padrão de 5 anos para mais ou para menos. A mulher entende que passou pela menopausa depois de 1 ano de sua última menstruação, sendo assim muitas vezes difícil precisar com exatidão quando ela ocorreu. Há períodos em que a regularidade fica totalmente caótica, seguidos de fases onde a regularidade se restabelece, além disso, terapias de reposição hormonal, dietas, cirurgias e tratamentos quimioterápicos podem levar à suspensão da menstruação de forma artificial.”
— IJEP – Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa.
As melhores atividades nessa faixa são as feitas na água, como hidroginástica e natação, mas também musculação, treinamento funcional, específico para a faixa etária, e dança de salão.
Exames recomendados nessa idade
- Exame médico geral;
- dentes;
- tireoide;
- medição de cintura;
- IMC (Índice de Massa Corporal);
- pressão;
- eletrocardiograma;
- exame pélvico;
- exame de sangue (hemograma e proteína C-reativa);
- gorduras e lipídeos;
- densidade óssea;
- mamografia;
- exame de câncer de colo do útero;
- vista;
- pele.
Ponto de vista profissional
O educador físico do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo, Marcus Vinicius Grecco, aponta como benefícios da atividade física, para qualquer idade ou esporte:
- aumenta a força muscular;
- aumenta a capacidade de consumir O2 (oxigênio);
- melhora a flexibilidade;
- maior interação social quando se pratica um esporte;
- melhora a memória;
- melhora o perfil lipídico e glicêmico.
O Dr. Marcus ainda alega que 20 minutos de atividade física por dia já são suficientes, e se você não possuir este tempo, o mesmo recomenda deixar o carro em casa, andar de bicicleta, deixar o elevador pra lá e descer ou subir de escada e exercitar-se no trabalho com alongamentos.
Agora que você já sabe qual atividade física é melhor a para cada fase, que tal colocar em prática? Compartilhe para nós o que você achou, envie um comentário.