8 benefícios da hidroginástica para a saúde

Compartilhe

Diferente do que muita gente pensa, a hidroginástica não é uma atividade somente para a terceira idade, sendo assim, diversas pessoas de diferentes faixas etárias podem praticar esse esporte. Esse exercício aeróbico é capaz de queimar calorias de um modo muito divertido. Na maioria das vezes as aulas ocorrem em grupos, podendo contar com músicas agitadas e grande interação entre os praticantes. Trata-se de um esporte completo, refrescante e totalmente revigorante, confira a seguir seus principais benefícios.

1.Tonificação da musculatura

Para realizar qualquer tipo de movimento durantes as aulas de hidroginástica é preciso superar a densidade da água, e isso não é uma tarefa das mais simples. Os movimentos dentro da piscina se tornam mais difíceis de serem realizados, pois requerem mais esforços, sendo assim a musculatura é tonificada e a flacidez diminui.

2. Protege as articulações

Pessoas que caminham, correm e até mesmo andam de bicicleta sofrem com dor e desconforto após a realização desses exercícios físicos. Na hidroginástica esse tipo de problema não acontece, pois não há qualquer tipo de impacto perante as articulações. Quem prática, não possui dores provenientes da prática esportiva.

3. Aumento da flexibilidade

Dentro da água, as articulações se movem mais livremente, o que aumenta a gama de movimentos realizados pelos alunos de hidroginástica e consequentemente promove um ganho de flexibilidade. Essa elasticidade recém adquirida tem o poder de amenizar diversos tipos de dores e também ajustar a postura da coluna dos alunos.

beneficios-da-hidroginástica

4. Auxilio contra as doenças crônicas

Por ser um exercício que protege as articulações e não ter impactos durante sua prática, a hidroginástica tem o poder de trazer maior qualidade de vida a pessoas que sofram as dores de doenças como artrite reumatoide, osteoporose e osteoartite.

5. Melhora do sistema cardiovascular

A hidroginástica é totalmente benéfica ao sistema cardiovascular. Os exercícios realizados na piscina mantêm uma frequência cardíaca constante, porém inferior quando comparados a esportes como corrida ou ciclismo. Essa manutenção da frequência cardíaca durante a hidroginástica fortalece o musculo cardíaco de forma positiva.

6. Queima de calorias

É do conhecimento de todos que exercícios físicos são as melhores opções para perdermos aqueles quilinhos extras, e a hidroginástica não faz feio quando o quesito é queimar calorias. Uma hora de hidroginástica queima em torno de 500 a 700 calorias, podendo ser considerada uma ótima opção para quem quer derreter aquela gordurinha indesejada.

7. Relaxamento

As atividades realizadas na hidroginástica exigem calma, concentração e controle. Ao se dedicar a realizar os exercícios propostos pelo professor, o aluno se desliga dos problemas do cotidiano, o que causa um relaxamento e renovação de energia para enfrentar novos desafios do dia-a-dia.

8. Hidroginástica promove a saúde mental

Por ser um esporte realizado em grupo, a hidroginástica tem o poder de melhorar o humor, potencializar o convício social, reduzir a ansiedade, afastar a depressão e combater o estresse. Além disso, é necessário que o aluno se esforce cognitivamente para realizar determinados movimentos e essa é uma forma muito eficaz de prevenir e combater doenças neurológicas como Fibromialgia, Parkinson, Alzheimer e muitas outras.

Os benefícios da hidroginástica são diversos, o esporte é perfeito tanto para saúde mental quanto para saúde corporal. Você pratica ou já praticou hidroginástica? Quais foram os pontos positivos e negativos pra você? Conta pra gente nos comentários!

Baixe o nosso material exclusivo sobre Saúde e Bem-Estar! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

climaterio-sintomas

Deixe um comentário
Print Friendly