Veja 6 alimentos para fortalecer os ossos!

Compartilhe
alimentos-para-fortalecer-os-ossos
Para evitar a osteoporose, o consumo de alguns alimento ricos em cálcio e vitamina D é necessário. Você sabe quais são os alimentos benéficos para os ossos?

A perda de massa óssea é um problema que acomete cada vez mais pessoas no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Osteoporose, cerca de 5,5 milhões de brasileiros sofrem com a doença e, desses, a maioria são mulheres com mais de 50 anos e na menopausa. A doença diminui a densidade óssea, deixando as pessoas mais suscetíveis a fraturas, por isso, é necessária a ingestão de alimentos benéficos para os ossos.

A vitamina D e o cálcio são os nutrientes mais importantes quando o assunto é manutenção ou formação de ossos saudáveis. Enquanto o cálcio dá suporte e estrutura ao crescimento de ossos e dentes, a vitamina D potencializa a absorção desse mineral pelo organismo. Por isso, a dieta é grande aliada para obtenção desses dois nutrientes. Confira a seguir alimentos ótimos para a saúde dos ossos!

reposicao-hormonal

Lácteos

Os alimentos lácteos são aqueles derivados do leite, como iogurte e queijos, por exemplo. Esses alimentos possuem grande quantidade de cálcio quando comparados com outras fontes. Além disso, o cálcio presente no leite e em seus derivados é mais facilmente absorvido pelo organismo.

Os alimentos lácteos ajudam ainda na manutenção da pressão arterial, gerando energia, melhorando o sistema imunológico e a pele também.

Salmão

O salmão é considerado um alimento mais do que completo, afinal é rico em cálcio, ácidos graxos (ômega 3) e proteínas. Ingerir salmão é uma ótima opção para quem busca saúde óssea. Além de trazer inúmeros benefícios ao sistema nervoso, esse peixe é uma ótima alternativa para quem não come carne vermelha.

O salmão também oferta a vitamina D, portanto, merece estar na lista dos alimentos para fortalecer os ossos, esse tipo de peixe também possui, as vitaminas A e B, bem como, selênio.

Sardinha

A sardinha é um peixe riquíssimo em cálcio. Dois grandes pedaços de sardinha contêm aproximadamente 300 mg de cálcio, ou seja, cerca de 30% da recomendação diária. Além disso, possui ômega-3, excelente no combate a doenças cardíacas, artrite, câncer e também auxilia na memória.

Porém, cuidado na hora de escolher a sardinha! As enlatadas geralmente contêm muito sódio e conservantes nada saudáveis para o organismo.

Cereais

alimentos-para-fortalecer-os-ossos

Atualmente os cereais vêm sendo fortificados com cálcio e muitos outros nutrientes. Além de ajudar na saúde óssea e dentária, os cereais são importantes fontes de fibras que ajudam a prevenir diabetes e também a controlar o peso.

Os cereais estão entre os seis alimentos para fortalecer os ossos, mas também, poderia estar em diversas outras listas do bem! Pois, possuem zinco, fósforo e magnésio minerais fundamentais para a saúde do corpo.

Tofu

Também conhecido como queijo de soja, o tofu é um alimento rico em cálcio. Uma xícara desse alimento pode proporcionar cerca de 300 mg de cálcio junto a poucas calorias. Por não ser de origem láctea, o tofu é uma excelente opção para quem é vegano ou então vegetariano. Além de prevenir osteoporose, o tofu também é de grande auxilio na prevenção do câncer de mama e de doenças cardiovasculares.

“Considerado um alimento altamente nutricional, o tofu fornece 44% das necessidades diárias de cálcio, 9% de magnésio, e 40% de ferro e também contém pequenas quantidades de vitamina K, riboflavina, niacina, vitamina B-6, ácido fólico, colina, fósforo e selênio.”

-Revista Digital, Japão em foco.  

O tofu também colabora com a estabilização dos níveis de estrogênio nas mulheres que estão passando pela menopausa, com isso, ocorre a amenização dos sintomas.

Tahine

A tahine nada mais é do que uma pasta feita a partir sementes de gergelim torradas. Duas colheres da pasta oferecem cerca de 130 mg de cálcio, quase a mesma quantia encontrada em meio copo de leite.

“O cálcio é o principal alimento, do conjunto dos alimentos para fortalecer os ossos. E uma porção de sementes de gergelim possui mais desse nutriente do que um copo de leite, logo, o tahine também. Outros minerais essenciais para regenerar o tecido dos ossos são o zinco e o fósforo, também presentes em grande quantidade no gergelim. Além disso, o magnésio também é importante, já que regula a entrada e saída de cálcio e participa da ativação da vitamina D, importante para a absorção desse mineral pelos ossos. Por tudo isso, o consumo desses nutrientes pode prevenir a osteoporose.” 

  • Blog Jasmine, Vida leve e natural.

A saúde dos ossos é totalmente dependente de uma alimentação equilibrada e balanceada. E você, caro leitor? Conhecia algum desses alimentos para fortalecer os ossos? Gostou do texto? Compartilhe! Informações corretas e de qualidade devem chegar ao maior número de pessoas possível.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui