O que é um cronograma capilar? – saiba como montar o seu!

Compartilhe
cronograma-capilar
Descubra o que é e como montar o seu cronograma capilar.

Com o passar dos dias nosso cabelo vai perdendo seus nutrientes por conta de fatores naturais da nossa rotina, como exposição ao sol, vento, chuva, calor e outros. Mas como fazer para repor os nutrientes que vão se perdendo com o tempo. A resposta está no cronograma capilar. Já ouviu falar sobre ele?

O cronograma capilar é uma agenda de cuidados com o cabelo. Um cronograma que informa exatamente o que será feito a cada semana. Ele é feito em 4 semanas, e normalmente os tratamentos são intercalados entre elas. Todos os tipos de cabelo podem fazer o cronograma, pois é uma forma de restaurar a hidratação e nutrição dos fios de forma intensa.

Como saber que preciso de um cronograma capilar?

Para descobrir se precisa do cronograma capilar, basta olhar para os seus fios de cabelo. Eles estão ressecados? Quebradiços? Opacos? Então sim eles precisam urgente desse tratamento. Porém algumas vezes a resposta não está tão nítida ao olhar para as madeixas. E outra forma de descobrir isso é através do teste de porosidade.

Teste de porosidade

O teste de porosidade pode ser feito por você mesma na sua casa. Basta ter um copo com água e um fio de cabelo seu. Coloque o fio na água e espere, o resultado que pode variar, como mostra a imagem abaixo:

teste-de-porosidade
Teste de porosidade
  • Baixa porosidade: Se o fio boiar, significa baixa porosidade quer dizer que você precisa de hidratação.
  • Média porosidade: Se o fio nem afundar e nem boiar, ficar na metade do copo como mostra o segundo copo, significa que seus fios precisam de nutrição.
  • Alta porosidade: Já se o seu cabelo chegar no fundo do copo quer dizer que ele precisa de reconstrução.

Como montar meu cronograma capilar?

O seu cronograma capilar vai depender do teste de porosidade. Então veja como montar como montar o seu variando com os resultados acima. Lembre-se que a cada semana o o processo deve ser feito em três dias diferentes, como mostram os informativos abaixo:

Hidratação – baixa porosidade

cronograma-capilar-hidratação
Cronograma capilar – Hidratação

Hidratação – O que pode ser usado?

Só de falar em hidratação pensamos em cremes para cabelo, mas não apenas isso. Alguns compostos são importantes para esse processo, são eles:

  • D-pantenol – contribui para o espessamento do fio, e proporciona hidratação de longa duração, além de dar maciez e brilho para o cabelo;
  • Óleo de Coco Extra Virgem – rico em vitamina E, o que ajuda no estimulo do crescimento dos fios;
  • Manteiga de oliva – hidrata os cabelos a longo prazo;
  • Babosa – Hidrata profundamente, regenera e combate a queda dos fios.

Nutrição – média porosidade

cronograma-capilar-nutrição
Cronograma Capilar – Nutrição

Nutrição – O que pode ser usado?

Esse processo serve como reposição daqueles nutrientes que os nossos fios vão perdendo com o passar das semanas. Por ser uma etapa onde diferentes tipos de óleos são usados, esse processo deve ser feito de formas diferentes dependendo do seu tipo de cabelo.

Por exemplo, se você tem cabelo oleoso você deverá fazer esse processo através da umectação com óleo vegetal ou máscara para nutrição. A umectação com óleo vegetal é um tratamento que seus cabelos devem ser molhados com óleo vegetal e deixae descansando por 30 minutos. Após isso o cabelo deve ser lavado normalmente. Ou pode ser feito como máscara para nutrição durante o banho, basta aplicar o óleo nos fios molhados e deixar agir em torno de 5 minutos. Depois, pode terminar o banho normalmente.

Mas se você possui cabelo ressecado a melhor opção para realizar esse procedimento é pela umectação noturna. Os óleos são aplicados nos fios sem estarem lavados, e deixa eles agirem durante a noite. No dia seguinte você poderá lavar os fios normalmente.

Veja abaixo as principais vitaminas que devem ser repostas nesse processo:

  • Óleo de Argan – ajuda a controlar o frizz e manter os fios saudáveis;
  • Óleo de Rícino – restaura, hidrata e estimula o crescimento dos fios. Ajuda no combate a caspa e a controlar a oleosidade excessiva;
  • Óleo de manga – rico em vitamina A esse óleo promove o brilho dos seus fios, e combate a caspa. Também é fonte de vitamina E, o que promove a circulação sanguínea e consequentemente o crescimento dos cabelos;
  • Proteína do Ovo – evita a quebra e queda dos fios e estimula o crescimento do fio;
  • Óleo de Amla – nutre os fios, combate o frizz e a caspa, torna o fio mais espesso e reduz a queda e quebra do cabelo.

Reconstrução – alta porosidade

cronograma-capilar-reconstrução
Cronograma Capilar – Reconstrução

Reconstrução – O que pode ser usado?

A fase da reconstrução serve principalmente para repor as proteínas do fio, por exemplo a queratina. Esse composto já está presente naturalmente nos fios, porém por conta das agressões externas como calor, vento, poluiçõ e química, com o passar do tempo nós perdemos a queratina, e é necessário repor. Essa proteína é responsável por dar força e elasticidade para o fio, pois ela é rica em aminoácidos. Confira abaixo quais os principais compostos que podem ajudar no processo de reconstrução:

  • Colágeno – estímula o crescimento do cabelo, mantém a forma dos fios e diminui a chance de quebra do fio;
  • Queratina – como foi dito acima, a queratina é responsável por dar força, elasticidade e resistência a fibra capilar;
  • Cisteína – alinhamento uniforme das cutículas, e auxilia na reestruturação e fortalecimento do fio. Além disso ela promove o brilho e o crescimento do cabelo;
  • Arginina – torna o fio mais espesso e ajuda na reconstrução da fibra capilar, pois a arginina penetra facilmente na estrura interna do fio;
  • Creatina – recupera a saúde dos fios e potencializa os tratamentos que acompanham esse composto.

O que achou do cronograma capilar? Você está precisando de um? Conte tudo pra gente nos comentários, queremos saber!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui