Descubra 13 dicas para fazer o cabelo crescer

Compartilhe
fazer-o-cabelo-crescer

O cabelo, além de ser a moldura do rosto, é muito importante para o bem estar e autoestima de homens e mulheres. Por diversos fatores, os fios podem começar a cair mais do que o normal ou desacelerar seu ritmo de crescimento. Ambos motivos fazem com que muita gente esteja sempre procurando maneiras de fazer o cabelo crescer.

Até certo ponto, é normal perdermos alguns fios de cabelo diariamente. Porém, é muito importante saber diferenciar a queda normal da queda que pode representar algum problema.

Se você quer fazer seu cabelo crescer, seja para evitar a calvície ou apenas porque gosta de cabelos bem compridos, anote todas as dicas e informações a seguir:

O ciclo de crescimento e queda dos cabelos

Antes de começar a falar sobre o crescimento, é importante saber algumas informações sobre os cabelos e seu ciclo de vida. No geral, entre os 20 e 30 anos, temos aproximadamente 615 fios de cabelo por centímetro quadrado do couro cabeludo. Após os 30 anos, esse número fica abaixo de 500 fios. Em média, temos 150 mil fios de cabelo na cabeça.

O crescimento normal dos fios é de aproximadamente 1,5 centímetros por mês. Geralmente, cada fio cresce durante 4 a 6 anos, até que seu crescimento é interrompido e cerca de 20 dias depois ele cai. Ou seja, as quedas fazem parte da natureza do cabelo, e é comum perdermos até 100 fios por dia.

Mas, quando um fio cai, o bulbo capilar continua trabalhando e, naturalmente, um novo fio começa a crescer depois de algum tempo.

É importante frisar que todas essas informações são sobre o ciclo “normal” dos cabelos, mas essa não é a realidade de todo mundo. Como cada organismo é bem diferente dos outros, algumas pessoas vão ter mais fios, assim como o ritmo de crescimento e de queda podem ser diferentes.

A queda capilar

A queda de cabelo pode ser causada por diversos fatores. Genética, estresse, má alimentação, falta de nutrientes no organismo, doenças autoimunes, substâncias químicas e muitos outros motivos podem influenciar a calvície ou o crescimento muito lento dos fios.

Tabagismo, problemas hormonais, procedimentos químicos e altas temperaturas nos fios também são fatores muito comuns, que aumentam as chances de quedas. Outro fator que colabora para esse processo na vida das mulheres é a menopausa. Nesse período, os fios podem cair com muito mais frequência, além de sofrer algumas outras mudanças.

Se você perceber que seu cabelo está caindo mais do que o normal, é importante rever seus hábitos e ver o que você faz no dia a dia para influenciar nessa queda, além de descobrir o que fazer para mudar. Caso você acredite que a queda não está relacionada aos seus hábitos diários e que pode ser algum problema mais sério, não deixe de procurar um dermatologista!

fazer-o-cabelo-crescer

Dicas para fazer o cabelo crescer

1. Cortar o cabelo a cada 2 meses

Cortar o cabelo frequentemente não faz com que ele cresça mais rápido. Infelizmente, essa história que ouvimos desde a infância é um grande mito. Porém, cortar as pontinhas do cabelo — que é a parte mais fraca do fio — faz com que ele fique mais forte e saudável.

Dessa forma, as chances de queda e de pontas duplas são menores, e isso dá a impressão de que seus cabelos estão maiores ou mais volumosos, além de ficarem muito mais bonitos. Então, cortar o cabelo não faz com que ele cresça mais rápido, mas dá mais condições para que o crescimento aconteça de forma saudável!

2. Pentear os cabelos diariamente

Pentear os cabelos ou massagear o couro cabeludo é um ótimo estimulante para a circulação sanguínea, o que faz com que os fios sejam “irrigados” e se fortaleçam. Isso também estimula o crescimento de novos fios.

O sangue leva os nutrientes necessários para os fios, por isso é importante estimular o fluxo sanguíneo no couro cabeludo. Você pode massagear durante a lavagem dos cabelos — somente com as pontas dos dedos, sem usar as unhas! — ou pentear por alguns minutos de maneira leve, com um pente ou escova delicados.

3. Lavar os cabelos frequentemente

Lavar os fios com frequência é ótimo para reduzir a oleosidade, uma das causadoras da seborreia — que, por sua vez, enfraquece a raiz dos fios, aumentando as chances de quedas. Além disso, um couro cabeludo sempre limpo resulta em fios mais saudáveis e muito mais estimulados ao crescimento.

No entanto, o indicado é dar pelo menos um dia de pausa e não lavar os fios diariamente. Também é importante evitar água muito quente, pois ela pode enfraquecer e ressecar muito seus cabelos.

4. Manter a alimentação saudável

Pode parecer chato ou clichê, mas não há nada mais importante que sua alimentação para que seu corpo funcione bem. Uma alimentação saudável influencia em sua saúde e na beleza de sua pele, unhas e cabelos. Se você quer cabelos fortes brilhantes e compridos, é importantíssimo ingerir todas as vitaminas e nutrientes importantes para o ser humano.

Alguns alimentos agem diretamente nos fios e fazem com que o cabelo fique mais saudável e cresça mais rápido:

Vitaminas saudáveis para o corpo e cabelo

  • Ômega 3: Nossos fios são compostos em 3% por ômega 3. Como o organismo não é capaz de produzir esse nutriente, é imprescindível consumi-lo através de alimentos ou cápsulas. Salmão e nozes são excelentes fontes de ômega 3.
  • Proteína: O cabelo é composto basicamente por proteínas e parte da matriz capilar, que forma os fios dos cabelos, é formada por elas, por isso é muito importante consumir diariamente alimentos como carnes, ovos e leite.
  • Zinco: O zinco é extremamente importante para o organismo e para os cabelos. A falta desse nutriente pode resultar em anemia, desnutrição, além da queda e enfraquecimento dos cabelos e das unhas. Em quantidades adequadas no organismo, o zinco estimula a renovação das células do couro cabeludo, evita o ressecamento enquanto ajuda a controlar a oleosidade. Arroz integral e carnes são fontes de zinco.
  •  Vitamina A: A insuficiência de vitamina A pode causar ressecamento dos fios e seborreia, e ambos podem causar a queda de cabelos. Cenoura, batata doce e manga são alguns alimentos ricos nessa vitamina.
  • Colágeno: o colágeno é uma proteína, mas é uma das mais importantes para a beleza da pele e dos cabelos. Ele é responsável por dar estrutura e fortalecer (ou dar firmeza) para a pele, as unhas e os cabelos e ajuda muito no crescimento capilar. Ovos, gelatina e frutas cítricas devem ser incluídos em sua dieta.
  • Biotina: Essa é uma vitamina do complexo B, também conhecida como vitamina B7. Ela tem relação com a produção da queratina, uma das proteínas que compõe os fios. Por isso, ela ajuda a evitar quedas e fortalece os fios. Você pode encontrar biotina em amendoins, frutas, carnes vermelhas, leites, gema de ovo, entre outros alimentos.

omega-3-fazer-o-cabelo-crescer

Qual tem mais resultados?

Lembre-se que receitas caseiras com alimentos e ampolas de vitaminas podem trazer ótimos resultados para os fios, mas nada será tão efetivo como consumir esses mesmos alimentos e vitaminas. Ao serem consumidos, os benefícios serão aproveitados por todo o seu corpo e, a longo prazo os resultados serão muito melhores.

Também é imprescindível ingerir pelo menos 2 litros de água diariamente, para que o organismo funcione perfeitamente e para que os fios fiquem mais saudáveis e hidratados!

Tratamentos para crescer cabelo

5. Laserterapia

Esse é o tratamento queridinho das famosas, e seu objetivo é acelerar o crescimento capilar e estimular o crescimento de novos fios, além de diminuir a queda e controlar a oleosidade do couro cabeludo.

As sessões duram de 10 a 15 minutos e são feitas com um laser que tem pequenos ferrinhos que dão leves choques no couro cabeludo e estimulam a circulação sanguínea, que é extremamente importante para o crescimento capilar, como já citamos acima.

6. Intradermoterapia

A intradermoterapia é um procedimento que consiste na aplicação de vitaminas no folículo piloso, local onde os fios nascem. A aplicação é feita com pequenas agulhas e, como as vitaminas são aplicadas diretamente na raiz dos fios, elas são melhor absorvidas pelo cabelo.

Nesse caso, a concentração de vitaminas absorvidas pelos cabelos é muito melhor do que seria se elas fossem consumidas ou aplicadas através de máscaras capilares.

Esse procedimento faz com que o cabelo cresça, se fortaleça e os fios mais finos acabam engrossando e dando a impressão de um volume maior. Cada sessão dura cerca de 10 minutos e o tratamento dura aproximadamente um ano, já que são necessárias 5 sessões quinzenais e depois 10 mensais.

Produtos para fazer o cabelo crescer

7. Tino’s Hair

O Tino’s Hair é um tônico capilar que auxilia o fortalecimento dos fios, combate a queda de cabelo e estimula o crescimento de novos fios, além de deixar o couro cabeludo mais saudável. É o único produto do mercado que promove o crescimento de novos fios, registrado na Anvisa.

Ele aumenta a densidade dos fios em até 675% em 45 dias, além de sessar a queda capilar em até 3 dias.

tinos-hair

8. Shampoo anti-queda

Apesar de colaborar para isso, o objetivo do shampoo anti-quedas não é fazer com que os cabelos cresçam mais rápido mas, como o próprio nome diz, ele evita que os fios caiam precocemente. Esse tipo de shampoo é muito indicado, principalmente, para quem tem problemas de calvície, já que evitar a queda é mais fácil que estimular o crescimento de novos fios.

O ideal é utilizá-lo em todas as lavagens ou em lavagens alternadas, combinando com shampoos estimulantes. Não se esqueça de comprar produtos específicos para o seu tipo de cabelo, seja ele oleoso, misto ou seco.

9. Shampoos estimulantes

Os shampoos estimulantes estão se tornando cada vez mais populares e várias marcas já possuem o seu. Eles nada mais são que produtos compostos de vitaminas e nutrientes que estimulam o crescimento.

Mas, obviamente, esses produtos não fazem milagres e não vão fazer com que seus fios cresçam muitos centímetros por mês. Eles apenas auxiliam para que o crescimento seja mais um pouco mais rápido que o normal.

Portanto, antes de escolher o seu shampoo, verifique sua composição e escolha aquele que possuir mais ingredientes realmente estimulantes.

10. Óleos essenciais

Existem diversos óleos essenciais com propriedades que auxiliam o crescimento dos cabelos. Entre eles estão o óleo de alecrim, de lavanda, de hortelã e de canela. Eles podem ser aplicados diretamente nos fios ou você pode misturá-los no seu condicionador ou em óleos vegetais, como o de coco.

fazer-o-cabelo-crescer

Receitas caseiras para auxiliar o crescimento capilar

Como já foi dito anteriormente, uma boa alimentação traz melhores benefícios para os cabelos do que as máscaras caseiras feitas com alimentos e vitaminas. Mas, isso não significa que as máscaras não possam ser usadas para ajudar a potencializar os efeitos da alimentação.

Veja algumas receitas simples que podem auxiliar o crescimento dos seus fios:

11. Água de cebola

Ferva 2 ou 3 cebolas em 1 litro de água por dez minutos. Deixe esfriar e aplique a água nos fios após a lavagem, deixando agir por alguns minutos.

12. Vinagre de maçã

Além de limpar o couro cabeludo, o vinagre estimula os folículos capilares. Misture 5 colheres de sopa de vinagre em 1 litro de água fria e aplique nos cabelos após a lavagem com shampoo. Deixe alguns minutos, enxague e aplique o condicionador em seguida.

13. Ovos

O ovo é fonte de queratina e, por isso, auxilia muito no crescimento capilar. Bata um ovo inteiro, aplique nos cabelos e deixe agir por aproximadamente 20 minutos. Depois enxague e lave o cabelo normalmente.

Essas são apenas algumas das principais dicas para fazer o cabelo crescer. Existem ainda diversos outros hábitos do dia a dia que podem ser adotados para colaborar com esse crescimento, vários alimentos, receitas caseiras, tratamentos e produtos.

O mais importante é sempre buscar informações e produtos de confiança, com eficácia comprovada! E, caso acredite que sua queda de cabelo possa estar indicando algum problema de saúde, procure um profissional o quanto antes. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado, mais rápido e fácil será para resolvê-lo.

Se essas dicas foram úteis e vão ajudar a fazer o cabelo crescer, assine nossa newsletter para ficar sempre por dentro das novidades e para sempre receber mais dicas e informações importantes como essas!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

2 COMENTÁRIOS

    • Obrigado Murilo pelo carinho! Continue nos acompanhando e compartilhe com seus amigos também.
      Abraços – Equipe Saudável e Feliz

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui