Como lidar com a queda de cabelo na menopausa

Compartilhe
lidar-com-a-queda-de-cabelo-na-menopausa
A menopausa traz vários sintomas que pode abaixar a autoestima feminina. Um desses sintomas é a queda de cabelo. Saiba como é possível evitá-la.

Como lidar com a queda de cabelo na menopausa? Quando a mulher chega no período de baixa hormonal (climatério), o corpo passa por inúmeras transformações, e o cabelo não fica livre dessas mudanças. Eles ficam mais ralos e quebradiços, isso acontece devido à diminuição de estrogênio, pelo ovário, que provoca o caimento nos níveis de colágeno, responsável por manter os fios saudáveis.

Para algumas mulheres a saída para solucionar o problema são os tratamentos para menopausa que ajudam a amenizar os sintomas dessa fase, inclusive a queda do cabelo. No entanto recorrer a métodos naturais é sempre a melhor opção, pois alguns alimentos podem ser eficazes quando consumidos regularmente.

reposicao-hormonal

A alimentação balanceada pode ser uma grande aliada das mulheres que desejam lidar com a queda de cabelo na menopausa, isso porque ela é capaz de repor os nutrientes que estão em abaixa no organismo, bem como ajudar o corpo a fabricar elementos para se tornar forte, pois a saúde do organismo reflete no cabelo. Veja a seguir os alimentos que podem auxiliar a lidar com a queda de cabelo na menopausa:

  • Grãos: Arroz, feijão e lentilha contém aminoácidos que dão origem as proteínas do colágeno e queratina, fortalecedora dos fios.
  • Soja: Melhora a circulação do couro cabeludo, por isso evita a queda.
  • Vinagre de maçã: Auxilia na digestão das proteínas, fazendo com que elas sejam melhores aproveitadas pelo organismo.
  • Frutos do mar: Ricos em magnésio, substância essencial para a formação das proteínas que protegem os fios.
  • Leite e derivados: O cálcio presente no leite e nos seus derivados evita que os cabelos fiquem opacos e quebradiços.
    Além dos cuidados com a alimentação, usar shampoos e condicionadores específicos para queda de cabelo ou vitaminas podem ser muito útil para cessar o problema. Outra dica importante é evitar banhos muito quentes e o uso constante de secador de cabelos e chapinha, o ideal é deixar os cabelos secarem naturalmente.

Investindo em hidratações para lidar com a queda de cabelo na menopausa

Investir em uma alimentação saudável já refletirá bastante no aspecto do cabelo, entretanto, você pode potencializar ainda mais o efeito de beleza e fortalecimento capilar. Não deixe de fazer uma hidratação por semana, para que os fios possam se blindar contra as adversidades externas ou internas.

Indicamos as hidratações com babosa, maionese e com óleos essenciais, pois esses nutrientes irão buscar o fortalecimento capilar, bem como irá deixá-los com brilho e sedosos. Nós temos inúmeras dicas de como usar os alimentos como elementos para propor a hidratação dos cabelos, portanto, não deixe de ler outras matérias de cabelo.

Repondo o colágeno

Com a queda do estrogênio, a produção de colágeno fica comprometida, mas é possível repor essa proteína. As mulheres perdem muito colágeno quando entraram na menopausa, portanto, buscar inúmeras maneiras de reverter essa matemática é essencial para quem buscar lidar com a queda de cabelo na menopausa.

Existem diversas maneiras de buscar a reposição do colágeno, indicamos que ela seja por intermédio de duas frentes: alimentação e suplementação. Alguns alimentos podem te ajudar na reposição do colágeno, as gelatinas são ótimas, que tal comer um potinho por dia? Você pode fazer do sabor que mais lhe agrada, que tal fazer com frutas naturais? Não se esqueça de acrescentar a gelatina incolor.

A segunda frente é através do consumo de suplementos enriquecidos com colágeno. Eles são ótimos, e são comercializados em cápsulas. Tomando duas cápsulas ao dia após algum tempo irá notar como os seus cabelos estarão mais fortes e belos.

Reduza os tratamentos químicos agressivos!

No climatério o cabelo fica muito fragilizado, conforme já alertamos no começo do texto, com isso é recomendável que se diminua as intervenções químicas muito agressivas, pois o seu cabelo resistirá menos ao impacto, o pode cair em demasia. Caso não consiga reduzir os tratamentos, não deixe de investir em muita reconstrução e hidratações. Para que o seu cabelo possa se regenerar e não ficar ainda mais fraco.

Não deixe de ter o cabelo dos seus sonhos devido a menopausa!

É muito recorrente as mulheres ao entrarem no climatério cortarem os cabelos bem curtos para evitarem o padecimento com a queda dos frios. E deixam muitas vezes de ostentarem os cabelos que desejam, pois não sabem lidar com a queda de cabelo na menopausa. Não deixe de ter o cabelo que sempre gostou de ter! Cuide deles! Invista na recuperação e fortalecimento, você verá como valerá a pena. Nem todas as mulheres maduras obrigatoriamente devem manter os cabelos curtos.

Faça a sua moda! Seu cabelo deve expressar aquilo que você quer transmitir, ou não! Portanto, não deixe de cuidar deles. É possível reduzir a queda, bem como promover a beleza dos cabelos em qualquer fase da vida.

sucos-para-menopausa

Gostou das dicas de como lidar com a queda de cabelo na menopausa? Você já toma alguma atitude? Compartilhe conosco! Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui