Os benefícios da babosa para o cabelo

Compartilhe
os-beneficios-da-babosa
Quando o assunto é hidratação é renovação capilar a babosa é a planta mais requisitada.

Desde que éramos pequenas crianças, a gente já escutava o conselho de que coisa boa para o cabelo era a babosa. Em nossos quintais existiam mudas da planta e quase sempre víamos as nossas mães e tias recorrendo à ajuda dela para deixar os cabelos mais saudáveis. Nós crescemos e passamos a comprar inúmeros produtos de aloe vera nos supermercados, até que um dia você descobre que os seus produtos com essa substância, nada mais são do que produtos em que em suas fórmulas contém babosa. Mudam-se os hábitos, todavia, permanece a tradição, não é mesmo?! Já que continuamos repetindo alguns comportamentos de cuidado para com os fios de nossos antepassados, vamos descobrir os benefícios da babosa para o cabelo?

A babosa ou aloe vera é uma planta de cerca de 90 cm de tamanho. Suas folhas verdes são grossas, carnudas e espinhosas. Ela pode proporcionar inúmeros benefícios para o cabelo: hidratação profunda, crescimento dos frios, combate à queda dos cabelos e até mesmo tratamento de seborreias no bulbo capilar.

tinos-mulher-pocahontas

A babosa oferta as vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B12 e B13, além de vinte minerais e dezoito aminoácidos. Pesquisadores constataram que a babosa possui outras substâncias benéficas que auxiliam na saúde dos cabelos. Ela possui mais de 200 componentes vegetais ativos, conhecidos como fitos nutrientes. Para você ter uma noção do poder da planta, o terpeno um desses nutrientes, tem por funcionalidade apenas reduzir o nível de açúcar no sangue! Não é pouca coisa.

Qual é a melhor forma de usar a babosa no cabelo?

os-beneficios-da-babosa
O gel extraído das folhas da babosa é muito requisitado quando o assunto é cabelo.

Isso dependerá muito do problema a ser combatido. De maneira geral as pessoas retiram o gel da folha da babosa – conhecido popularmente como a “baba da planta” – e passam diretamente no cabelo. Algumas pessoas optam por incrementar em seus produtos industriais  o gel da planta. Não há uma forma correta, até porque ela não traz efeitos colaterais diretamente para o cabelo. Todavia, o nosso couro cabeludo é uma pele e o uso excessivo ou inadequado da babosa pode acarretar em uma irritação. Por mais que não haja relatos negativos é preciso ter cautela e atenção caso apresente alguma reação adversa.

A babosa para o cabelo na ajuda da limpeza dos fios

Por ter uma grande concentração de aminoácidos e polissacarídeos, a planta realiza uma limpeza profunda dos poros do couro cabeludo eliminando todas aquelas impurezas indesejadas e os resíduos em excesso que deixam os nossos cabelos com o aspecto sujo. Veja baixo como utilizar a babosa no auxílio da limpeza capilar.

Receita de ativação de xampu com babosa

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) do gel da babosa;
  • 3 colheres (sopa) de xampu neutro.

Modo de preparo

Em um pequeno recipiente misture as três colheres do gel da babosa, com as três colheres do xampu neutro. Se os seus cabelos são longos ou volumosos aumente a quantidade de xampu para o tanto que você está habituada a usar.

Modo de aplicação

Com os cabelos umidificados aplique a mistura em seu cabelo e massageio todo o couro cabelo. Deixe o composto agir no seu cabelo por cinco minutos, aproveite para ensaboar e esfregar o corpo. Não desperdice água. Lembre-se, o consumo consciente sempre! Após os cincos minutos lave a cabeça e aplique o condicionador. Caso você queira, é possível potencializar o efeito condicionante dos fios com a babosa também, basta você acrescentar no condicionador que você está acostumada passar nas madeixas, duas colheres do gel da babosa.

os-beneficios-da-babosa-para-o-cabelo
A babosa é muito usada para hidratar os fios e melhorar o aspecto capilar.

A babosa para o cabelo no combate do ressecamento

A plantinha que lembra tentáculos de um polvo quimicamente modificado em laboratório é completamente eficaz na hidratação dos cabelos. Pois, ela age com a sua gama de nutrientes na luta contra o ressecamento. Para os cabelos secos e opacos, ela pode proporcionar brilho, maciez e prevenir o efeito frizz. Veja a receita de hidratação para os cabelos com babosa.

Receita de hidratação de babosa

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de babosa;
  • Máscara de hidratação.

Modo de preparo

Misture o gel da babosa com a quantidade da máscara que você está habituada a usar em suas hidratações. Cuidado! Não misture a babosa em todo o produto que está no pote, pois ela é uma planta sem conservantes e pode comprometer a validade. Conserva o preparo em temperatura ambiente.

Modo de aplicação

Com os cabelos lavados, aplique o preparo de babosa e máscara no cabelo. Evite passá-lo na raiz, comece a passar quatro dedos abaixo do couro cabeludo. Potencialize a hidratação com uma touca plástica. Deixe agir por 30 minutos. Após a conclusão do tempo, enxágue os fios, removendo todo o resíduo.

A babosa para o cabelo como proteção contra os raios ultravioletas

A babosa pode ser o seu protetor solar capilar! Isso é possível, pois os seus fitos nutrientes criam uma barreira de proteção contra a luz (os raios UV). Ela ainda protege contra o clima seco, o vento e a chuva. Veja a receita do protetor solar natural de babosa.

Receita de protetor solar de babosa para o cabelo

Ingredientes

  • ½ xícara de babosa;
  • ½ xícara de água pura;
  • 1 frasco de spray novo.

Modo de preparo

Misture os ingredientes em um frasco de spray e agite bem. Atenção! Opte por uma água mineral de boa qualidade.

Modo de aplicação

Borrife o spray de babosa em seu cabelo após penteá-lo e sempre que achar necessário. Dica: Você pode aplicar pela manhã e no meio do dia. Você pode dobrar a proteção capilar também, acrescentando o gel da babosa em seu creme de pentear ou em seu living. Lembre-se, misture somente na quantidade que será aplicada no seu cabelo, jamais no pote todo.

A babosa é utilizada há muito tempo pelas pessoas, seja nos cuidados dos cabelos ou da pele. Os seus benefícios são tão evidentes que inúmeras empresas colocaram a planta como matéria-prima em suas fabricações. Mais uma vez o conhecimento popular se tornou comprovação científica.

E a nossa babosa que por muitas vezes foi alimento (comidinha) de nossas bonecas, continua sendo propagada de geração em geração, graças aos seus benefícios. Você gostou das receitas com a babosa? Então deixe o seu comentário! Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui