Veja 10 práticas para deixar os seus cabelos mais saudáveis

Compartilhe
cabelos-saudáveis

Ter cabelos saudáveis não significa deixá-los apenas com uma boa aparência. É preciso cuidar diariamente deles para que, nutridos da forma correta, possam transparecer saúde, repletas de brilho, maciez e leveza.

Porém, muita gente ainda tem dúvidas sobre o que fazer diariamente ou quais hábitos precisam ser adotados para que os fios tenham mais vida e fiquem mais nutridos. Para chegar a um resultado satisfatório, é preciso focar nos produtos certos e nunca se esquecer de dar toda a atenção às madeixas.

Para te ajudar a cuidar melhor dos seus cabelos, apresentamos no post de hoje uma série de práticas para deixá-los mais saudáveis, independentemente de sua cor, seu tipo ou seu corte. Vamos lá?

1. Alimente-se bem, isso tem tudo a ver com cabelos saudáveis

A alimentação ajuda a tratar seus cabelos de dentro para fora. O que você come certamente vai interferir na saúde da sua pele, dos órgãos e também dos seus fios. Por isso, incluir fibras, nutrientes e vitaminas variadas pode fazer toda a diferença no visual e no fortalecimento deles.

Invista nas oleaginosas, como castanhas, amêndoas e nozes, para dar corpo aos cabelos e deixá-los fortes e brilhantes. Se a intenção for reduzir a oleosidade, a cenoura é uma grande aliada, já que é rica em betacaroteno, que é fonte de vitamina A e grande regularizadora da produção sebácea.

2. Faça testes

Não é porque aquela máscara é o novo hit do momento que ela será milagrosa para seus fios. Cada pessoa tem um organismo, um metabolismo e um tipo de cabelo diferente. Portanto, cuidado com os produtos da moda que prometem fazer milagres.

A dica é testar muito quando o assunto é máscara capilar, shampoo, condicionador e óleos. Preste atenção em como seu cabelo reage a cada uma das fórmulas e veja com qual tipo de produto ele se dá melhor.

3. Invista em bons shampoos e condicionadores

Sempre compre shampoos e condicionadores feitos para o seu tipo de cabelo. Produtos para cabelos secos, se usados em fios oleosos, podem piorar a situação. O cheiro e a embalagem do produto são importantes, mas a fórmula especial para o seu tipo de cabelo é fundamental para ter um bom resultado.

cabelos-saudáveis

4. Cuidado com a água quente

A água muito quente pode deixar suas madeixas quebradiças, já que as altas temperaturas desidratam os fios. Em contrapartida, a água fria não retira a gordura acumulada durante o dia. Portanto, o ideal é lavar sempre com água morna.

5. Seque com cuidado

Assim como você deve ter cuidado na hora de lavar os cabelos, é preciso atenção também na hora de secá-los. Não friccione e nem passe a toalha em movimentos de vai e vem, já que isso pode resultar em frizz. O ideal é pressionar a toalha sobre a cabeça, pegando mecha por mecha em movimentos suaves e sem esfregar.

Atenção também ao secador e ao uso da prancha: se for possível, passe um leave-in, desembarace e deixe secar naturalmente. Se não, passe um bom protetor térmico antes de usar o ar quente e não coloque o secador muito perto do couro cabeludo, já que pode queimá-lo e ainda ativar as glândulas da produção de sebo.

6. Faça hidratação

Você já parou para pensar que os cabelos são submetidos a todos os fenômenos climáticos em grandes proporções? São eles que aguentam frio, calor extremo, sol e umidade da piscina e da água do mar. Então, se você hidrata o seu corpo, os fios merecem uma atenção especial também, certo?

Por isso, encontre uma máscara de hidratação para chamar de sua e adote o hábito de fazer hidratações semanalmente. E isso vale para homens e mulheres! Passe o produto nas madeiras sem encostar no couro cabeludo, deixe agir entre 10 e 15 minutos e enxágue. O resultado é surpreendente e os fios ficam melhores progressivamente, deixando assim os cabelos saudáveis.

7. Não subestime os cuidados do salão

Não é porque você hidrata os cabelos toda semana em casa que o salão de beleza deve ser visitado somente na hora de cortar as pontinhas a cada 3 ou 4 meses. Os profissionais têm acesso a marcas e produtos especiais e com fórmulas mais concentradas, que podem reparar, nutrir e resgatar os fios.

Portanto, tente visitar um salão mensalmente para fazer uma manutenção e pergunte ao seu cabeleireiro que tipo de tratamento profissional ele indica para os seus cabelos.

8. Relaxe

Você sabia que a ansiedade e o estresse são grandes inimigos de um cabelo bonito? Pois é, pode parecer que não, mas, por mais que você se alimente bem e cuide dos seus fios, passar raiva e ansiedade frequentemente pode colocar tudo a perder.

Um corpo estressado é afetado em seu todo, inclusive nos folículos pilosos, provocando queda de cabelo e quebra. A dica, então é realizar atividades físicas, dormir de 7 a 8 horas por dia para dar uma boa chance ao seu cérebro de se recuperar do dia e tentar não se importar tanto com adversidades do dia, que só servem para nos deixar literalmente de cabelo em pé!

9. Corte com frequência

A cada 3 ou 4 meses, vá ao cabeleireiro para que ele arrume o corte e retire as pontas duplas e ressecadas que acabam ficando durante o crescimento dos fios. Cortar 1 cm já é suficiente para deixá-los mais saudáveis e tirar a rebeldia das pontas que insistem em aparecer depois de algum tempo sem corte.

10. Invista em produtos específicos

Além de todos os cuidados que você já viu que são importantes para manter os cabelos saudáveis, investir em produtos específicos para dar viço e fortalecer os fios pode ser a dica que vai mudar o aspecto do seu cabelo.

O Tino’s Hair, por exemplo, é um fortalecedor capilar, que pode ser usado por qualquer pessoa. Sua função é auxiliar na saúde da estrutura capilar, combatendo a queda e ainda estimulando os fios novos a crescerem mais rápido e com saúde. Seu uso promove uma diminuição significativa da queda, além de ficar protegido dos efeitos do estresse que, como você viu, podem afetar muito a saúde dos fios.

cta-mulher-tinos

 

Como você pôde observar, existem uma série de cuidados que ajudam a ter cabelos saudáveis. Balanceando cuidados diretos com os fios, boa alimentação, prática de atividade física e o uso de um bom fortalecedor capilar, como o Tino’s, os cabelos começam a mudar estruturalmente, crescendo com mais força, brilho e maciez.

E então? Pronto para começar a cuidar dos seus cabelos ainda hoje? Compartilhe essas dicas em suas redes sociais para ajudar seus amigos a terem cabelos saudáveis!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui