Mitos e verdades sobre a menopausa: tire as suas dúvidas agora mesmo!

Compartilhe
mitos-e-verdades-sobre-a-menopausa

Com tanta informação disponível, muitas vezes é difícil distinguir verdade e mitos acerca de quaisquer assuntos. Quando falamos sobre a menopausa esse cenário não é diferente. Pelo contrário! Por se tratar de uma transformação hormonal que possui como consequência reações que variam de mulher para mulher, existem muitas duvidas em relação aos mitos e verdades sobre a menopausa.

Pensando nisso, selecionamos alguns mitos e verdades muito questionados sobre o tema para que você consiga entender melhor sobre eles e, assim, consiga também se preparar melhor para lidar com a menopausa. Confira logo abaixo!

A menopausa causa diminuição da libido

Verdade! Devido a uma serie de fatores hormonais e dos impactos gerados pela menopausa, como a redução da lubrificação vaginal (também conhecida como secura vaginal), é comum a redução da libido às mulheres durante o período. A boa notícia é que alguns medicamentos com a finalidade de sanar este problema já estão em desenvolvimento e foram, inclusive, aprovados para comercialização nos Estados Unidos – sinal de que em breve também poderá ser possível lidar melhor com este sintoma por aqui também!

Quer mais informações sobre sexualidade na menopausa? Clique na foto abaixo e baixe nosso material exclusivo!

Banner Ebook3 (Falta de Libido)

É impossível engravidar na menopausa

Mito! É claro que o processo não é tão “simples” quanto a uma gravidez em idade mais jovem e em períodos mais férteis. Contudo, afirmar a impossibilidade de engravidar durante a menopausa é um equívoco.

A menopausa apenas chega aos 50 anos

Mito! Parece óbvio, mas isso é uma das maiores dúvidas entre os mitos e verdades sobre a menopausa. A menopausa é composta por fases pré e pós, que também resultam em consequências ao organismo feminino. Isso diz respeito ao climatério e à pós-menopausa, que têm efeitos, sintomas e necessidade de tratamento diferentes, porém existem e precisam ser tratados.

Cabelo, pele e unhas ficam enfraquecidos durante a menopausa

unha-fragil

Verdade! Devido à redução do estrogênio, hormônio feminino, a diminuição da produção de colágeno no corpo é comum a esta fase. Isso gera como consequência fatores como a aparição de rugas, dificuldades de cicatrização, a queda de cabelo, o enfraquecimento das unhas e a falta de hidratação da pele, gerando um aspecto não tão positivo.

Por isso, é preciso se precaver desses sintomas da menopausa com uma boa alimentação e até mesmo com suplementações naturais a fim de amenizar os efeitos. Procurar por especialistas para lidar melhor com o seu caso é uma sábia opção.

Quem não pode fazer reposição hormonal tem que sofrer com a menopausa

Mito! Apesar de ainda ser a alternativa mais utilizada pelas mulheres devido às indicações médicas, a reposição hormonal pode ser substituída pela a utilização de compostos naturais tão ou mais eficientes que o tratamento sintético. Afirmamos isso porque em muitos casos a reposição hormonal com hormônios sintéticos acaba por gerar inúmeros desconfortos devido aos efeitos colaterais da medicação.

Por isso, tanto para quem não pode – quanto para quem não quer – se dedicar ao tratamento de reposição hormonal artificial, a utilização de compostos naturais é uma excelente saída.

Mitos e verdades sobre a menopausa revelados

Com todas estas informações, certamente, ficou mais fácil entender sobre os mitos e verdades sobre a menopausa, não é?  Você possui alguma dúvida que não foi esclarecida neste texto? Então aproveite o espaço para comentários abaixo e compartilhe-as conosco!

reposicao-hormonal

Deixe um comentário
Print Friendly