Sinais para procurar um ginecologista

Compartilhe
sinais-para-procurar-um-ginecologista

Os sinais para procurar um ginecologista. É sabido que, para nós mulheres os encontros com essa especialidade deverão ser frequentes ao longo de nossas vidas, todavia, nem todas levam ao pé da letra essa máxima. Há pessoas, que ficam anos sem ir ao consultório desse especialista, o que é uma pena, bem como uma negligência para com a saúde.

Inúmeras doenças poderiam ser prevenidas e/ou detectadas em seus estágios iniciais, se nós mulheres fossemos em um ginecologista pelo menos um vez por ano. Sim, existe um grande tabu devido toda questão envolvendo a sexualidade, todavia, precisamos seguir em frente e colocar o bem-estar do nosso organismo em primeiro lugar.

Alguns exames podem ser constrangedores sim, mas pense o quão são importantes para a saúde, e que nem toda vergonha que passamos será capaz de sobressair à prevenção e manutenção de uma vida saudável. Sejamos proativas! Agora, se você está em busca de sinais para procurar um ginecologista, veja os alertas a seguir.

reposicao-hormonal

Os sinais para procurar um ginecologista

O nosso corpo nos sinaliza, sobre como estão as coisas, ao notar a presença de qualquer sintoma abaixo, procure o seu médico (ginecologista), pois algo pode não estar funcionando muito bem, ou alguma anomalia está presente:

  • Dor;
  • Ardor;
  • Inchaço;
  • Coceira;
  • Irritação;
  • Vermelhidão;
  • Corrimento;
  • Sangramento;
  • Incômodos.

É evidente que esses sintomas indicam inúmeras moléstias, portanto somente o parecer de um médico poderá diagnosticar o que está passando com o seu corpo. Existem também outros sinais para procurar um ginecologista, eles são mais específicos, e estão muito atrelados aos autoexames, assim como dependem de sua percepção corporal.

Caroços na mama

Os caroços na mama são cistos, e podem ser benignos, ou podem representar algo mais grave. O autoexame é a melhor maneira de detectá-los em fases iniciais. Sempre que possível faça a sondagem de suas mamas, e caso encontre qualquer alteração procure o ginecologista. Quanto mais cedo for diagnosticado, melhor será o prognóstico.

Sangramento fora da menstruação

O sangramento fora do período menstrual pode sinalizar que há pólipos no útero, mas também pode ser apenas um reflexo após ter realizado o papanicolau. O fato é que para algumas mulheres o sangramento fora da menstruação é a indicação de uma gravidez.

Dor ao urinar

É o principal sintoma para uma infecção urinária, portanto, não hesite em procurar um ginecologista, para que seja administrado o medicamento correto para o combate dos micro-organismos. Outros sinais para procurar um ginecologista nos casos de infecção urinária são:

  • Dor no abdômen;
  • Vontade excessiva de urinar;
  • Urina turva.

Dor durante a relaxação sexual

Não deixe a dor impedi-la de ter uma vida sexual ativa, é possível tratar do infortúnio. O seu ginecologista irá avaliar as condições do seu canal vaginal, e se for detectado um  ressecamento será indicado lubrificantes para potencializar a lubrificação da região no momento da relação sexual. A dor no ato do sexo pode ser também um alerta para vaginismo, ou uma infecção vaginal, que precisa ser tratada com os remédios corretos.

Corrimentos

Os corrimentos às vezes são apenas simples alterações no ph, entretanto pode ser algo grave, quem irá avaliar é o seu médico. Quando apresentam cores dantescas e odores fortes, é um alerta para procurar imediatamente um ginecologista. Pois, podem estar vinculados a:

  • Vaginose;
  • Gonorreia;
  • Clamídia;
  • Tricomoníase.

Sinais-para-procurar-um-ginecologista

Ferimentos

Se você notar alguma lesão em sua genitália, vá ao seu médico, pois pode ser sinal de doenças sexualmente transmissíveis. Não deixe de ir ao seu ginecologista, para evitar complicações. Existe uma grande atmosfera de preconceito com as DSTs, como há com tudo aquilo que está vinculado à sexualidade. O que é uma grande hipocrisia. Não se sinta rebaixada por ter contraído, procure tratamento e mantenha a sua dignidade.

“É muito importante que a mulher que mantém relações sexuais vá regularmente ao ginecologista: – em primeiro lugar, para prevenir qualquer alteração do sistema genital feminino e, – em segundo lugar, para esclarecer dúvidas sobre sexualidade e contracepção (métodos contraceptivos).”

-Autor desconhecido.  

Menopausa

Ela representa a última menstruação de nós mulheres, entretanto, nem sempre essa finalização da fertilidade do sexo feminino passa brandamente. Disfunções no corpo e na mente, resultantes da gangorra hormonal, podem desencadear sintomas de grande impacto, são sinais para procurar um ginecologista, para que não sofre grandes perdas sociais.

Esses foram alguns dos sinais para procurar um ginecologista, todavia, não espere o seu corpo apresentar uma anomalia para só então contatar os especialistas. Mantenha uma assiduidade em relação às idas ao seu médico, lembre-se a prevenção é a melhor saída, o melhor gesto de amor à vida.

sucos-para-menopausa

Com qual frequência você vai ao ginecologista? Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui