Menstruação irregular é normal?

Compartilhe
menstruacao-irregular
Você sofre de menstruação irregular? Saiba a causa que pode estar intrínseca a essa disfunção.

O desconforto e a preocupação de uma menstruação irregular é algo bastante presente na vida de algumas mulheres, principalmente durante a adolescência que é quando o organismo ainda não tem as funções bem definidas e sofre com as alterações hormonais, podendo causar mudanças no ciclo menstrual.

Apesar das adolescentes sofrerem mais com esse problema, ele não é exclusividade delas, afinal qualquer mulher em qualquer idade pode passar por isso pelo menos uma vez na vida. As falhas no ciclo menstrual são normais, entretanto, algumas vezes podem estar alertando algum tipo de problema, por isso é importante que a mulher fique atenta a sua menstruação. Fluxo sanguíneo superior a 80 ML, com intervalo maior que 35 dias ou menor que 21 e perda intensa de sangue, podem ser alguns dos sinais característicos de doenças.

A função menstrual normal é realizada quando as funções dos ovários, de hipófise, do hipotálamo e do sistema nervoso central estão alinhadas. As irregularidades menstruais têm aumentado nas últimas décadas, devido a mudanças na rotina das mulheres, que estão expostas a situação de estresse, exercícios físicos intensos, distúrbios alimentares e etc.

Características do ciclo menstrual normal

menstruacao-irregular
Infográfico do ciclo menstrual normal.

Estou grávida?

Às vezes, a menstruação irregular pode estar vinculada à uma gravidez, portanto, o exame de gravidez é de grande valia para tirar o teima, bem como, uma consulta com o ginecologista também é fundamental, pois o profissional poderá identificar a causa por traz da irregularidade do ciclo menstrual.

“Atrasos eventuais e de poucos dias são muito comuns e não necessariamente indicam gravidez, nós médicos apenas consideramos para indicativo de uma possível gravidez atrasos realmente consistentes, ou seja, 15 dias ou mais de atraso é um bom indício de que algo está acontecendo e é prudente fazer o exame de gravidez.” 

-Dr. Charles Schwambach, médico.

Sangramento uterino orgânico

Denominamos a classificação “sangramento uterino orgânico”, quando a menstruação irregular está atrelada com alguma doença orgânica genital e/ou extragenital.

As possíveis causas podem estar ligadas a disfunções da tireoide, como também a problemas no útero como miomas (tumores benignos e malignos), endometriose (quando os pedaços do tecido que revestem o útero se espalham pela região pélvica
causando irritação nos órgãos) e pólipos (pequenos tumores no endométrio).

Distúrbios emocionais e a menstruação irregular

Além da classificação “sangramento uterino orgânico”, também existe a “sangramento uterino disfuncional, nesses casos a menstruação irregular está intrínseca a distúrbios emocionais como estresse e ansiedade, bem como, mudanças na dieta ou excesso de atividades físicas, aumentando a prolactina que é o hormônio que prepara a mulher para a amamentação, provocando assim algumas falhas na menstruação.

As mudanças sócio-culturais que as mulheres vêm passando nas últimas décadas, é uma das causas que colaboram com a menstruação irregular, quando essa irregularidade se torna um problema constante, em muitos casos o médico poderá indicar a reposição da progesterona na segunda fase do ciclo menstrual, o uso de pílulas anticoncepcionais também são eficientes, mas no caso de miomas ou endometriose a forma de resolver pode ser através de cirurgias.

tpm-sem-limites

Tratamento naturais

Para os casos em que a menstruação irregular está ligada a disfunção do sangramento uterino resultado de uma rotina exaustiva e estressante, faz-se necessário introduzir aos longos dos dias momentos que possam despressurizar a tensão, talvez ler um livro, assistir um filme, escutar uma música, quem sabe fazer uma caminhada?

Indicamos também, que você inicie um tratamento natural para que o seu desequilíbrio hormonal seja estabilizado, com isso, você notará uma melhora significativa nos sinais, principalmente se você sofre com cólicas menstruais.

Entretanto, para os casos em que há um sangramento uterino orgânico, é de suma importância que você procure um médico. Você deve estar pensando, e como saber qual é o tipo de sangramento? É simples! Procurando um ginecologista! Esse profissional poderá identificar o que está gerando a disfunção do seu ciclo menstrual.

Identificando a normalidade, em minha diferença

Os nossos corpos possuem os mesmos órgãos, somos seres humanos, entretanto, somos impares no que tange a nossa subjetividade! Portanto, é fundamental que cada mulher consiga identificar como se desenvolve o seu ciclo menstrual, conhecendo o seu corpo e suas características que o diferenciam dos outros.

Essa expedição em busca do conhecimento de sua singularidade, irá colaborar muito para que você possa identificar as possíveis disfunções que podem vir a ocorrer em seu corpo, bem como, conseguir discernir o que está para você. dentro da sua normalidade ou está discrepante do comum. Conheça-te a ti mesmo. Você possui a menstruação irregular? Deixe o seu comentário. Participe!

 

 

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email