8 cuidados que todas as mulheres precisam tomar com o corpo

Compartilhe
cuidados-com-o-corpo-feminino

Cuidados com o corpo feminino. O nosso organismo é o nosso bem maior! São como máquinas que necessitam de manutenção, reparos e lubrificação para performarem em alto nível e qualidade. Nós mulheres precisamos nos atentar com as necessidades corporais do nosso ser. Conheça 8 cuidados que todas as mulheres precisam tomar com o corpo.

Cuidados com o corpo feminino

O corpo feminino demanda alguns cuidados particulares, assim como o masculino possui as suas especificidades. É possível adentrar a maturidade com um organismo saudável e firme. E não pense você que estamos falando se ter ou não ter rugas no rosto. Colorir ou não os cabelos grisalhos. As escolhas de aparentar ou não a idade, não está em questão. É um posicionamento particular e individual, e saiba que optar por qualquer um dos caminhos é válido, e deve ser respeitado. Aqui o nosso intuito é voltado para os cuidados com o corpo feminino básicos que irão garantir uma saúde mais resistente. Eles podem até influenciar na estética, mas o foco é o outro! Estamos alertando para a necessidade em se buscar o bem-estar.

reposicao-hormonal

1. Visite regularmente seu médico

Ir no ginecologista no mínimo uma vez por ano é o ideal para saber se está tudo sob controle com o corpo e a saúde íntima, principalmente após o início da vida sexual. O papanicolau por exemplo, é um exame importante e que deve ser realizado anualmente.  Ele aponta se deve ser feito algum tratamento ou cuidado com o aparelho reprodutor e sexual. O quanto antes forem detectadas alterações, menores serão as chances de se tornar algo mais grave.

O ginecologista é uma das maiores ações preventivas que se pode tomar. Quando se tem o hábito de frequentar regularmente essa especialidade, as possibilidades de se ter uma doença em estágio avançado diminuem. É sem sombra de dúvida um dos grandes cuidados com o corpo feminino.

2. Cuidados com o ciclo menstrual

Fique atenta à sua menstruação! O corpo muitas vezes dá sinais de que algo está fora de ordem, por isso é importante prestar atenção no ciclo menstrual. Dores fortes, menstruação desregulada e problemas parecidos podem ser sinais de endometriose, por isso é importante estar sempre alerta.

A finalização da capacidade reprodutiva pode também, desencadear os sintomas do climatério, mulheres menopausadas precisam se atentar aos sinais no corpo, e caso estejam muito excessivos impactando o cotidiano, é de suma importância que busque alternativas para aliviar os infortúnios. Até mesmo, para manter a qualidade de vida, e não sofrer os impactos das alterações hormonais.

3. Faça o auto-exame

cuidados-com-o-corpo-feminino
O autoexame das mamas é um passo muito importante para cuidar da saúde da mulher. Aprenda como fazer esse exame com a ajuda do nosso artigo!

Fazer o auto-exame é importante para evitar a descoberta tardia de câncer de mama ou qualquer irregularidade nas mamas. Por isso, toque-se e se notar qualquer diferença procure um médico. A melhor pessoa para compreender o seu corpo, é você mesma! mantenha o hábito de se examinar diariamente, não é muito demorado, mas pode colaborar muito com a sua saúde. Cuidador do seu corpo, é ser grata por algo que há de mais precioso na terra – a sua vida.

4. Durma bem

Tenha noites de sono com no mínimo 7 horas por dia, pois dormir bem ajuda a evitar o estresse, ansiedade e outras doenças. Um corpo que não dorme as horas necessárias para se restaurar, não conseguirá obter um bom desempenho em vigília. A imunidade também é alterada, quando não se tem boas noites de sono. Os cuidados com o corpo feminino perpassam pela atenção para com a vida em repouso.

5. Protetor é indispensável

Se os pais soubessem o quão o protetor solar é importante para a saúde da pele, eles provavelmente passariam diariamente nos filhos. O fato é que não somos acostumados a passar filtro solar no corpo. O que é um grande erro! Pois, é a melhor maneira de combater o câncer, bem como, evitar outras moléstias na pele. É muito comum no Brasil, a presença de melasma, e o mesmo poderia ser evitado, ou amenizado, caso nós mulheres passássemos protetor solar todos os dia! Inclua em sua bolsa esse produto fundamental para a saúde. Cuide-se!

6. Beba bastante água

A água é um elemento básico para as funções em nosso corpo. Todas as células existentes em nossos corpos, necessitam dessa preciosidade. A água ajuda a eliminar as algumas doenças, a hidratar e expelir toxinas. É recomendado tomar em média 2 litros de água por dia. Você verá o quão o seu organismo será recompensado.

7. Alimentação + Exercícios

Mantenha uma alimentação saudável e pratique atividades físicas regularmente, ter os nutrientes em porções ideais no corpo ajudam a melhorar o funcionamento do organismo, evita o surgimento de doenças. Veja bem, não é para entrar em dietas mirabolantes! É para comer alimentos ricos em nutrientes que proporcione o seu bem-estar. Busque fazer uma atividade que lhe traga prazer, e que faça sentido para a sua vida. Divirta-se.

8. Relaxe

Evite o estresse! Ele é um dos principais inimigos da saúde. Faça, portanto, atividades que relaxem e deem prazer como meditação, yoga, caminhada, leitura, sair, encontrar amigos e etc, faz bem para o corpo e para a alma.

Gostou dos nosso 8 cuidados com o corpo feminino? Você conhece algum outro que não foi mencionado? Então compartilhe conosco! Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email